Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Aquecedor termostático dispensa a argila expandida?

Mangano

Primórdia
Cadastrado
21/07/2011
49
31
39
Boa noite pessoal do CM... faz tempo que não posto mas vamos lá!

Tenho um terrário pequeno aqui em casa.... consiste basicamente de:

Organizador (topware) de 29 litros
Aquecedor termostático de 25Watts
Argila expandida
Borbulhador de aquário

Bem pessoal... a fórmula é a básica.... aquecedor dentro de uma garrafa 600ml dentro do terrário...

Constatei que não estava chegando a faixa ideal de temperatura.... então resolvi mandar o meu aquecedor diretamente dentro da água no fundo do terrário (já que meu aquecedor é totalmente submersível)... e funcionou! ganhei mais uns bons 2 a 3 graus....

Agora a situação é a seguinte.... tive que colocar mais água dentro do terrário para submergir totalmente o aquecedor.... como não tenho muito argila expandida, tive que colocar meus bolos mais no alto (em cima de xícaras) já que a argila era insuficiente para colocar os bolos (em cima de pires claro) diretamente em cima da argila....

A minha dúvida é.... já que estou com o aquecedor diretamente dentro da água do terrário, o que gera bastante evaporação e consequentemente umidade, não seria a argila expandida dispensável?
Será que eu perderia muita umidade deixando só o aquecedor dentro do espelho d'água? Alguém com esse tipo de experiência poderia me relatar os resultados?

Desde já agradeço as opiniões de todos!

Você pode deixar só a água, sim.

Mas pode dificultar um pouco o manejo. Quanto ao sistema, funciona normalmente! :)

Tem algo errado aí. Para que você quer um aquecedor no terrário? P. cubensis não precisa de calor para frutificar, a menos que você viva num lugar muito frio. Temperatura ambiente é mais do que suficiente.
No máximo você pode usar esse aquecedor para a colonização.

Shroower ai depende mto, eu como outras pessoas aqui do fórum moramos no RS , e aqui no inverno é impossivel frutificar algo sem um sistema de aquecimento. Agora no verão não é necessário mas no inverno é indispensável.
VLW

Shroower, nem preciso ir tão longe quanto o José... moro em São Paulo e só agora que as temperaturas atingiram uma faixa confortável para os chapeludos....

Shroower, nem preciso ir tão longe quanto o José... moro em São Paulo e só agora que as temperaturas atingiram uma faixa confortável para os chapeludos....

Por aí está abaixo de 18 graus o dia todo? o_O Por aqui, no hemisfério norte, dentro de casa está 18 a 23 graus, e meus cultivo estão indo muito bem sem aquecedor. :)

Back