Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentação e dúvidas

aracandrade

Esporo
Cadastrado
04/07/2022
2
3
77
Saudações a todos. Há seis meses finalmente tive a coragem de começar a estudar os cogumelos. Mergulhei na internet e um dos primeiros achados foi esse fórum. Logo me inscrevi pelo fantástico conteúdo e pela paciência e gentileza dos membros.
Colocando a mão na massa, comecei comprando seringas de micélio, frascos de 500ml, tampinhas de borracha (não me dei bem com a técnica do silicone - é difícil acertar o furo de primeira), panela de pressão grande e alguns cereais para fazer spawn.
Testei milho de pipoca, trigo, cevadinha e painço. O melhor resultado foi com painço.
Também fiz uma experiência injetando da seringa em um frasco para cultura líquida (água e glucose de milho - o Karo), sucesso total - agora posso fazer minhas próprias seringas.
Fiz uma S.A.B. como a ensinada pelo @Rico e injetei os micélios. De 10 potes, dois não colonizaram nada, dois contaminaram perto do fundo com uma mancha verde e seis ficaram perfeitos. Fiquei muito feliz, 60% de acerto na primeira!
Comprei uns baldes de 3,6 litros transparentes no mercado livre seguindo a orientação de um vídeo que vi no Shroomery, fiz os furos e tapei com microporo.
Achei inúmeras receitas de substrato mas preferi seguir as do livro da Dra. Arailde Fontes (Produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada), utilizando palha de braquiaria, farelo de trigo e gesso. Pasteurizei a mistura por uma hora a 70-75 graus, deixei escorrer uma noite inteira e misturei o spawn.
Coloquei um frasco de spawn em cada balde e levei para um lugar escuro para colonizar. Depois de dez dias não tinha aquele aspecto branco que a gente vê nos vídeos do Youtube.
Já tinha brotado, crescido com uns caules compridos e muitos já secando. Se alguém já viu isso e sabe onde errei, ficarei muuuito agradecido.
Gente, vocês nem imaginam a decepção.
Vejam algumas fotos das experiências. Não estão muito boas, o celular é meia-boca.
WhatsApp Image 2023-01-16 at 18.41.53.jpeg WhatsApp Image 2023-01-16 at 18.43.26.jpeg WhatsApp Image 2023-01-16 at 18.42.45.jpeg
------------ spawn --------------------------------cultura liquida -------------------- resultado desastroso
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-01-16 at 18.43.26.jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-16 at 18.43.26.jpeg
    64.7 KB · Visualizações: 19
Seja bem vindo @aracandrade!
Muito interessante a sua jornada atrás de conhecimento, é isso aí mesmo, a gente tem que experimentar de tudo e vasculhar cada canto da internet pra aprender.

E caramba, nunca vi um cogumelo criando "raízes" como essas da foto kkkkk, qual espécie deveria ser?
 
Saudações a todos. Há seis meses finalmente tive a coragem de começar a estudar os cogumelos. Mergulhei na internet e um dos primeiros achados foi esse fórum. Logo me inscrevi pelo fantástico conteúdo e pela paciência e gentileza dos membros.
Colocando a mão na massa, comecei comprando seringas de micélio, frascos de 500ml, tampinhas de borracha (não me dei bem com a técnica do silicone - é difícil acertar o furo de primeira), panela de pressão grande e alguns cereais para fazer spawn.
Testei milho de pipoca, trigo, cevadinha e painço. O melhor resultado foi com painço.
Também fiz uma experiência injetando da seringa em um frasco para cultura líquida (água e glucose de milho - o Karo), sucesso total - agora posso fazer minhas próprias seringas.
Fiz uma S.A.B. como a ensinada pelo @Rico e injetei os micélios. De 10 potes, dois não colonizaram nada, dois contaminaram perto do fundo com uma mancha verde e seis ficaram perfeitos. Fiquei muito feliz, 60% de acerto na primeira!
Comprei uns baldes de 3,6 litros transparentes no mercado livre seguindo a orientação de um vídeo que vi no Shroomery, fiz os furos e tapei com microporo.
Achei inúmeras receitas de substrato mas preferi seguir as do livro da Dra. Arailde Fontes (Produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada), utilizando palha de braquiaria, farelo de trigo e gesso. Pasteurizei a mistura por uma hora a 70-75 graus, deixei escorrer uma noite inteira e misturei o spawn.
Coloquei um frasco de spawn em cada balde e levei para um lugar escuro para colonizar. Depois de dez dias não tinha aquele aspecto branco que a gente vê nos vídeos do Youtube.
Já tinha brotado, crescido com uns caules compridos e muitos já secando. Se alguém já viu isso e sabe onde errei, ficarei muuuito agradecido.
Gente, vocês nem imaginam a decepção.
Vejam algumas fotos das experiências. Não estão muito boas, o celular é meia-boca.
View attachment 208052 View attachment 208055 View attachment 208054
------------ spawn --------------------------------cultura liquida -------------------- resultado desastroso
Salve salve @aracandrade que legal que fez sua SAB , bom saber que usou o tutorial!

Bonita sua CL , acredito que os cogus ficaram com esse aspecto e crescendo na lateral , pelo fato de você não colocar um saco preto ou um balde escuro para o substrato não receber luz ali , apenas encima dele , onde os cogu devam nascer

Gostei do seu spawn de painço , estou testando ele também.
 
Concordo @Rico, o balde está muito cheio e não há espaço para a troca de gases.
O fato dele ser translúcida e não ter sido pintada ou coberto nas laterais também atrapalhou, confundindo o micélio quanto a direção de crescimento.

Mas tô curioso pra saber a espécie pra gente ver se o substrato escolhido é compatível.
 
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Os baldes ficaram desse jeito durante o tempo de colonização do substrato! Os baldes foram colocados dentro de uma geladeira velha com controle de temperatura, mantidos no escuro a 25 graus. Eu esperava que depois de 7 a 10 dias o micelio estivesse formado para serem levados para um espaço de frutificação. Então, eles ficaram no escuro. O espanto foi quando abri a geladeira e estavam todos desse jeito. A espécie é o shimeji salmão e o substrato é o indicado pela Dra. Arailde - receita 8.
Acho que entendi errado a parte da troca de gases. Furei o fundo da geladeira em cima e em baixo, coloquei dois coolers de computador, um soprando pra dentro e outro soprando pra fora, parece que não foi suficiente. Mas não ví nenhuma referencia a troca de gases nessa fase da incubação.
 
É uma situação atípica @aracandrade, ao que parece o micélio não conseguiu colonizar o substrato e frutificou direto dos grãos!

O que dissemos sobre a luz e troca de ar se referem a etapa de frutificação e só explica o formato dos "caules", mas o motivo pra rejeição da palha permanece um mistério 🤔
 
Back
Top