Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apenas o Cubensis fica "azul"?

jxpx

Cogumelo maduro
Cadastrado
27/03/2006
13
68
Olá amigos do forum,

Não tenho foto dos cogumelos que fiquei em dúvida, mas vou descrever a situação para ver se alguém pode me ajudar!

Nas redondezas da UFRPE (não em seu pasto no interior), Recife-PE, numa várzea com poças fundas e mato grande, ainda não muito distante da área urbana, encontrei nascendo na bosta depois de uma chuva de 4 dias no esterco que tenho muita certeza serem bovinos (penso saber identificar a bosta do cavalo, pois é um pouco diferente), apesar de saber que cavalos poderiam ruminar na área. Enfim, tinham muitos cogumelos ali, acho que deveriam ter mais de 100 (!) se a pessoa procurasse mesmo por todo o local embaixo dos matos que estavam grandes. Em cada "bolo" ativo tinha no minimo uns 4, eu pela minha experiencia e segundo algumas instruções do forum poderia achar tranquilamente que era o "cogumelo branco", errado, já que os cubensis autenticos que já vi eram um pouco diferentes. PORÉM: o que me deixou em dúvida foi que ele também reagiu com o ar quando eu os arranhei e eram levemente marrons! Ficou muito escuro, roxo intenso quase preto da cor da sua lamela.

Descrição: O micélio era branco, talo esbranquiçado, textura fibrosa, a maior amostra não chegava a 10 cm, eram um pouco marrons na ponteira do chapéu e esbranquecendo nas bordas, lamelas escuras quase pretas, alguns com anel, bem pequenos no geral.

Havia também outro cogumelo no mesmo pasto, mas localizadas em áreas um pouco diferentes, alguns, é verdade que encontrei os dois diferentes na mesma bosta, mas eram um pouco diferentes apesar de no geral bem parecidos, deveria ser "seguramente" o branco pois era bem branco e acinzentado, lamelas pretas, chapéu meio "morcego dormindo", textura "isopor", e num geral maior que o da outra variedade. Estes não arrisquei, apesar de serem até parecidos com o outro.

MAS, coletei uns 20 (pois estavam mto pequenos) dos que reagiram e mudaram de cor e preparei, mas não chegou o efeito, não passei mal também.

Qual cogumelo será este? Cogumelos não psico-ativos também ficam "azuis"?

Olá amigos do forum!

Acho que resolvi o problema de identificação! E respeitando a seriedade do forum vou relatar como resolvi a identificação.

Fui de novo hoje nas mesmas redondezas (UFPE - Recife - PE), e encontrei de novo este "pseudo-cubensis", tive a certeza que não era cubensis porque o que me iludiu foi que ficou "azul", mas depois de coletar de novo e reparar bem, vi que quando arranhei o chapeu este ficou meio translucido e eu vi a lamela! Não ficou azul, no sentido de reagir. Continuou da mesma cor, o que aconteceu foi que eu vi a lamela preta do outro lado.

Sendo que hoje fui de novo, e encontrei 04 cogumelos (branco, marrom, acinzentado, um de lamela rosa) diferentes em 04 pastos diferentes com 03 tipos de bois diferentes (bufalo, nelore e holandes).

Tenho certeza que não eram cubensis, agora fica uma dúvida: Em recife PE, cidade cheia de rios e alta umidade, não teria cogumelos proximos da area urbana ou apenas é possível encontrar no interiorzão? BR-101? PE-018? Alguém sabe de algo?

Insistindo,

É possível encontrar cubensis em Várzeas úmidas e lamacentas com poucos bois como bufalos, nelore e holandesas ainda na área urbana?

Encontrei 05 variedades de cogumelos nestas várzeas na última chuva, será que se eu persistir encontrarei o cubensis no mesmo pasto.

jxpx,

Onde há estrume de bovinos, incluindo búfalos, e mesmo de equinos há chance de ter cubensis. Mas pode também não ter.

Se é uma área acessível para você pode ser bom dar uma olhada de vez em quando.

Mas identifique com cuidado. Não deixe a ansiedade te levar a consumir cogumelos duvidosos.

pq demoram tanto a responder e ninguem respondeu a questao inicial? SO OS CUBENSIS FICAM AZUL???

pq demoram tanto a responder e ninguem respondeu a questao inicial? SO OS CUBENSIS FICAM AZUL???

Porquê estamos estudando e procurando informações, ao invez de ficar esperando respostas cairem do céu!
(relaxa, porque eu também estou relaxado)

A resposta para o título do tópico é NÃO.

Nossa hermano vc parece memso esse avatar hhehe ta bravo memso hein?
aproveitando entaum... todos os q tem, psilocibina ficam azul?

Nossa hermano vc parece memso esse avatar hhehe ta bravo memso hein?

A questão não é essa, primeiro pesquise... depois pergunte, em menos de 1 dia aqui no forum eu ja sabia esta resposta, e entrei aqui sem saber absolutamente NADA de cogus ;)

naum hermanito, eu pesquisei sim, e naum ficou claro me parece q alguns naum ficam azul uns paneoulus e tal, mas queria saber quais ficam e quais naum.. e se tudo mandam ir pesquisar naum serve de nada o site entaum correto?

Alguns sim, outros não, na maioria provavelmente SIM.
As espécies que contém psilocibina mais comuns no Brasil são: Psi. cubensis e Pan. subbalteatus.
sendo que os subbalteatus são abundantes em algumas regiões também, mas são mais complicadinhos de serem identificados(seguindo a linha de todos os outros Pans ativos).

Alguns links que pode ser de seu interesse:
:teo_seta_direita:Maiores informações sobre Paneoulus https://teonanacatl.org/threads/maiores-informações-sobre-paneoulus.541/
:teo_seta_direita:Parecem, mas, será que são? https://teonanacatl.org/threads/parecem-mas-será-que-são.2065/
:teo_seta_direita:Guia de caçada para Panaeolus subbalteatus https://teonanacatl.org/threads/guia-de-caçada-para-panaeolus-subbalteatus.596/
:teo_seta_direita:Os sagrados Panaeolus Subbalteatus https://teonanacatl.org/threads/os-sagrados-panaeolus-subbalteatus.2109/

concordo tbm... CHAVESFOP

nao to falando do amigo aí em cima nao

mas tem jente q entra hoje no forum, nem ler a biblioteca,nao pesquisa nada.

e ja vem com um monte de perguntas q ja estao descritas aqui,é so

proucurar, que vao axar com certeza!! :cool:

paz a todos :pos:

Back