Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Antibiótico Vencido

Law RJ

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/10/2005
60
69
Falaê, galera! Bom dia pra todos!

Então... Mais uma vez, estou postando no fórum de cultivos avançados as minhas dúvidas sobre meu primeiro cultivo! hehehehe

Vou tentar resumir, ok?

Durante minha afobação no preparo e esterilização dos meus copos de bolo PF, que foram 6 (de whisk: ao todo, não encontrei nenhum antibiótico dentro da validade que eu pudesse utilizar na mistura, só Ampicilina 500mg, a qual eu acabei utilizando uma cápsula inteira na mistura porque estava querendo compensar a validade vencida, que era válido somente até Fevereiro de 2005, sei lá! :eek: :p:
(afinal, aquilo iria para o lixo mesmo :cool: :):

De acordo com um post do @calimba (https://teonanacatl.org/threads/substrato-a-base-de-milho-de-pipoca-e-utilização-de-dextrose-e-antibióticos.373/) sobre o uso de antibióticos em culturas, uma dosagem para um copo deve ser de aproximadamente 30mg.

psilocibec disse:
Bom, eu usei 50mg para potes grandes de vidro, creio que para cultivo em bolos pf, com medidas baseadas (os hehe) em copos de uisque a dosagem ideal nao passe dos 30mg, é importante nao exagerar no antibiotico pois em altas doses ele pode atrapalhar o desenvolvimento da colonia.

Paz!
Estou achando curioso o desenvolvimento do meu micélio, pois mesmo para copos que receberam doses tão altas quanto 80mg de antibiótico cada (±165% a mais da dosagem citada), estão aparentemente normais.

Infelizmente, só fui ler o tópico que falava sobre a quantidade de antibiótico aplicada por copo depois da cagada feita. :eek:

Como este é o meu primeiro cultivo, a minha referência sobre o desenvolvimento do micélio vem dos cultivos da galera do fórum, que já leio há meses.

Os copos estão com 11 dias de inoculação (30/01/06), e já tenho uns 75% ou mais colonizados em 5 dos 6 copos. :D

- Será que a validade e/ou quantidade desse antibiótico afetou em alguma coisa o meu micélio? :confused:
- Essa Ampicilina "velha", ainda funciona? :confused:
- E a quantidade de antibiótico excedido, realmente prejudica em algo ou altera a química do micélio?
- Alguém aqui tem experiência com esse tipo de situação?

Até agora, não tive nenhum problema com contaminações. :D
A única coisa que tive foi um leve/suave amarelamento do micélio em áreas mais antigas por estarem em contato com a parede "suada" do copo (já havia lido sobre isso em algum ebook e também comparei com um vídeo que baixei da internet depois), pois o calor que têm feito aqui no Rio tá phodda® e provoca mesmo essas gotículas no vidro do lado de dentro dos copos. :mad:
Sei que isso também causa um certo ressecamento do substrato, se não me engano, atrasando a colonização.

Gostaria de postar fotos para mostrar o cultivo para alguém dar uma opinião melhor sobre o desenvolvimento das "crianças", mas estou sem nenhuma câmera aqui. As únicas fotos que tenho foram tiradas de uma câmera de celular e não estão boas, na maioria desfocadas.

Qualquer ajuda ou opinião, será bem vinda. Comentários sobre a minha burrada de afogar o micélio em antibiótico também! :p: :D hehehehehe


Abraços a todos e obrigado pelo espaço. ;)
 
Última edição por um moderador:
A quantidade nao foi tao alta assim nao, eu disse no maximo 30mg pra nao ter neguinho colocando 200mg por copo hehe, mas tá beirando a dosagem mortal, creio que pelo tempo de colonizaçao e % colonizado nao desacelerou os padroes de crescimento.

Quanto a validade creio que nao esteja tambem tao velha assim, a eficacia é quase a mesma, creio que apenas as associaçoes (coisas que vem a mais tipo glicose, o material da capsula e etc) poderiam ter perdido potencia mas tudo dentro do aceitavel.

Muito boa essa sua experiencia, aos poucos vamos montando um banco de dados formado por antibioticos que permitem o desenvolvimentro do micelio, se tudo der certo já vamos adicionando ampicilina a ele!

Parabens e boa sorte!

Paz, amor e muita poesia!
 
Nao tenho certeza mas creio que seja gentamicina, vou dar mais uma pesquisada.
 
NeuroFX disse:
No site do Sporeworks eles vendem uns potes com um tal antibiótico que também auxilia o crescimento. Seria uma boa descobrir qual é e qual a quantidade.
Falando nisso, eu reparei que o meu micélio, na verdade, está se desenvolvendo (ou, se desenvolveu até o momento) mais rápido do que o esperado... Tenho essa ligeira impressão! :D

Realmente gostaria ter uma câmera para fazer um diário de cultivo, porque os copos (novamente, 5 de 6, pq tem 1 mais lerdinho) já estão praticamente 90% concluídos :pos: (ao menos a parte de fora do vidro) e como falei no post anteior, foram inoculados no dia 30/01... Porém, como nem tudo são flores, acho que o calor conseguiu atrapalhar alguma coisa, pois o substrato está com uma aparência um pouco mais seca (não muito), consequência provável da formação de gotículas do lado de dentro do copo (água em estado gasoso migrando do substrato e condensando no vidro mais frio) por causa do calor excessivo que fez estes últimos dias aqui no Rio. Provavelmente ele vai desacelerar o crescimento agora. :(

Acho que vou tentar postar uma das fotos desfocadas mesmo para vocês terem uma idéia de quanto ele cresceu da inoculação até ontem, que foi quando eu tirei as fotos.

psilocibec disse:
A quantidade nao foi tao alta assim nao, eu disse no maximo 30mg pra nao ter neguinho colocando 200mg por copo hehe, mas tá beirando a dosagem mortal, creio que pelo tempo de colonizaçao e % colonizado nao desacelerou os padroes de crescimento.

Quanto a validade creio que nao esteja tambem tao velha assim, a eficacia é quase a mesma, creio que apenas as associaçoes (coisas que vem a mais tipo glicose, o material da capsula e etc) poderiam ter perdido potencia mas tudo dentro do aceitavel.

Muito boa essa sua experiencia, aos poucos vamos montando um banco de dados formado por antibioticos que permitem o desenvolvimentro do micelio, se tudo der certo já vamos adicionando ampicilina a ele!

Parabens e boa sorte!

Paz, amor e muita poesia!
Então, se a eficácia do antibiótico permanece quase a mesma, mesmo ele já vencido por 1 ano, vale a pena pegar "aquele" pacotinho de antibióticos que passou da validade e iria pro lixo de qualquer forma, e utilizá-lo feliz da vida!! :D :D

Eu gostaria de saber se você tem, ou se exite alguma tabela ou livro em específico, o qual possamos nos basear quanto à dosagem de antibióticos para não chegarmos (nós mesmos e os usuários mais novos do fórum) num caso acidental de superdosagem de antibióticos no pobre do micélio. :p:

E o que eu falei para o NeuroFX sobre a velocidade de crescimento do micélio é bem interessante mesmo, pois o crescimento não está apenas normal. Eu não estava querendo dizer que o antibiótico realmente "acelerou" o crescimento do micélio (como eu havia notado nos primeiros dias) no primeiro post desse thread, porque achei que iria acabar falando uma besteira qualquer e preferi ficar calado!! hehehe
Sou da política que quem fala demais, acaba falando besteira. :p:

Vou procurar as fotos aqui no meu computador e depois eu edito o post colocando elas em anexo pra vocês verem o que falei, mesmo elas feias. ;)


Obrigado pelas respostas. Abraços! :D
 
Eu me baseio nas dosagens para crianças, e diminuo bem a dosagem, vejo o quanto seria ideal para um bebe e coloco um pouco menos, como nao achei muita literatura sobre esses antibioticos em açao nos cubensis to indo na base do teste mesmo, tentando desenmvolver uma dosagemn segura, mas isso ainda precisa de bastante pesquisa e experimentos, aos poucos a gente chega lah ehhe.

Paz!
 
psilocibec disse:
Nao tenho certeza mas creio que seja gentamicina, vou dar mais uma pesquisada.

É bem provável que seja mesmo. Andei pesquisando sobre o assunto e no site do Cogumelo Hobby tem uma receita de BDA que leva sulfato de gentamicina para o controle de bactérias.

Segundo o Stamets, o uso de antibióticos só é recomendado quando se quer purificar uma cultura em agar, por exemplo.

Nessas duas fontes o uso é recomendado apenas se houver problemas, mas eles não dizem o porquê disso e tb não informam uma outra função além de eliminar bactérias.

Mas taí a fonte do Sporeworks que diz que auxilia no desenvolvimento do micélio e a possibilidade do cultivo do Law RJ estar sendo beneficiado com antibióticos.

A questão está lançada :p:
 
Bem, aqui vão três fotos só pra vocês terem uma idéia. As fotos foram tiradas dia 07 de Janeiro (8 dias de inoculação). O copo da direita da foto que tem os 6, é o mais fraquinho que eu falo. :D

Desculpem, mas como eu falei, foram fotos tiradas de um celular, e também não reparem, pois eu não fiz quantidade de furos muito regulares não... Em alguns copos foram 4 furos equidistantes e um central, outros com 3, 4 furos, outro com 2, etc.

Agora, todos os pontos de micélio dos copos já se tocam ou se misturam formando uma mancha grande só, faltando apenas partes muito pequenas para colonizar.

psilocibec, será que você não poderia fazer um cultivo paralelo ao seu atual (mesmo que fosse só 1 copo) com um substrato que tenha levado Ampicilina? Ou então, alguém do fórum mesmo que já tenha uma certa prática e experiência e que tenha Ampicilina em casa... :rolleyes:

Dúvida:
- Esse desenvolvimento micelial está normal ou está realmente acelerado? :confused:

Ahh! O isqueiro da foto foi idéia do meu primo (ele que tirou as fotos), mas tentei explicar que não se fazia necessário, pois copos de whisky costumam ter tamanho padrão. :p:

Desculpem a demora, mas eu tive que sair de casa e resolver uns problemas o dia inteiro.


Abraços!
07-02-06_0351.jpg07-02-06_0349.jpg07-02-06_0353.jpg
 
Cara posso até tentar achar ampicilina mas conversei com um medico e ele disse que o espectro de açao é o mesmo, mas a amoxicilina eh um pouco mais forte, talvez explique porque a superdosagem nao atrapalhou em nada usando a ampicilina, bela colonizaçao.

Paz!
 
Só pra reforçar o que eu havia falado sobre a possibilidade de realmente acelerar a colonização, resolvi postar mais uma foto um pouco mais recente.

Se passaram apenas 12 dias da inoculação e acho que já tenho praticamente 100%.

Tá acima da média de desenvolvimento, não tá?

(foto tirada do celular de um amigo)


Abraços.
Imagem_3.jpg
 
Fica difícil dizer sem testes comparativos. Uma colonização total de 12 dias não é assim tão anormal, várias variáveis podem estar contribuindo para que a colonização se dê nesse tempo.

A idéia que eu te dou pra vc ser capaz de concluir tal prerrogativa é fazer testes comparativos entre bolos com e sem antibióticos. Mesmo fazendo isso ainda não poderemos deixar de apenas especular sobre uma possível influência do antibiótico na colonização, já que essas variáveis podem chegar até ao nível inicial da formação do micélio.

Por exemplo, num bolo os esporos se ligaram de uma forma compatível que produzirá micélio rizormófico e num outro bolo, onde foram usados esporos do mesmo carimbo, o micélio será algodoado, o que na maioria das vezes reflete em colonizações mais lentas...
 
Back
Top