Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Angústia e incompreensão.

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
São os dois principais sentimentos que me devoram enquanto tento me enquadrar, me comunicar, me socializar com o "mundo la fora".

Ser incompreendido é desesperador.

Se ja não me bastasse ser incompreendido no meio em que diferenças são vistas com estranheza, ainda tenho que manter represado uma enchorrada de sinais até pro mundo dos loucos: pra não ser dragado pelo "senso de justiça" deturpado dos fracos.

É frustrante, angustiante ter de admitir que nem aqui como em outro lugar, por todo espectro de operacionalidade da consciência, consiga me sentir compreendido.

Mas ha também o outro lado da moeda!

Parece haver uma razão perfeita que cobre esse buraco de ser incompreendido: parece haver uma linguagem por excelência, que brota inversamente da incompreensão de TODOS, sinais extra-temporais que foram jogados pelo tempo, por grandes pensadores, basta-nos concentrar-nos e aprender esses sinais, esses simbolos, letras, imagens...

Aspiremos mais que essa miséria de ser só mais um normal, compreendido por metade, incompreendido pela outra, e contente com o mediano...
 
Brunão... só tenho uma coisa a dizer. Não me leve a mal.

Você precisa cultivar cogumelos irmão!:D

Paz e Luz!
 
eu mesmo faço minha propria historia, e vou seguindo feliz...
sem ao menos me apoiar em conceitos que os outros possam tirar de min , afinal
se eu cagar ralinho ninguém vai querer limpar minha bunda , se eu não fizer ninguém o fará...

sempre tem alguém que lançara pedras em meu caminho só para ver eu cair,
eu tenho a plena certeza do que sou e onde posso chegar
prefiro olhar por cima ....e nunca esquecer de sempre procurar renovar meu conceitos
porque não nasci sabendo de nada...

É frustrante, angustiante ter de admitir que nem aqui como em outro lugar, por todo espectro de operacionalidade da consciência, consiga me sentir compreendido.

o .
vai ser aqui, vai ser na igreja ,vai ser no centro de macunba ,e todo lugar sempre a mesma coisa
primeiramente na vida devemos descobrir quem somos, para depois saber por onde podemos ir
sempre vai ter uma maioria que discorda da gente e uns poucos que talvez concordem
isso não muda afinal somos seres altamente diferentes...
se todo mundo pesasse igual ia ser uma suruba só de tanta afinidade que teríamos uns entre os outros...
:pos::D
paz e luz
 
Última edição por um moderador:
...
primeiramente na vida devemos descobrir quem somos, para depois saber por onde podemos ir
sempre vai ter uma maioria que discorda da gente e uns poucos que talvez concordem
isso não muda afinal somos seres altamente diferentes...
...
Somos macacos querendo ser diferentes!
Coube aqui também! hehehe
 
Acho que li aqui, em algum lugar um texto mais ou menos assim:

Um Monge e seu discipulo andavam juntos. Quando um homem deu uma cacetada no monge, tao violenta que ele caiu no chão. O Monge levantou e continuou andando como se nada tive-se acontecido. O discipulo inconformado perguntou: Mestre nao vai fazer nada? .. alguem pode se machucar assim. O mestre respondeu: Eu nao tenho nada para fazer, eu nao tenho nenhum problema, quem tem um problema eh aquele homem, ele que deve cuidar de seus problemas.

Talvez todos pensem q nao sao compreendidos, todos somos unicos ... entao isso deve ser normal.
E dando uma de S. Francisco: "antes compreender do q ser compreendido."
 
é.. essa "sociedade" não é facil..

mas tente evoluir seu lado só, mais cedo ou mais tarde, vc vai perceber que só vc se entende e mais ninguem..

estou aprendendo a me sentir 100% bem estando 100% solitário..
 
Já entrei e ainda entro numas dessas de não ser compreendido e vc tem uma vantagem sobre mim, sabe se expressar eu não consigo nem falar o que eu quero!
Mas o caminho do auto-conhecimento e da evolução do proprio ser e só.....solidão é necessaria poi só assim conseguirá se ouvir e deixar as opniões dos outros de lado, pois cada um com seu caminho e assim como existem infinitas pessoas nascendo e morrendo nesse intante existe infinitos caminhos para cada uma delas e assim como nossas digitais são únicas acredito que nossos caminhos tambem sejam!
Individualidade é necessaria para o crescimento do individuo, mas o amor ao proximo e a responsabilidade social são nescessarios para o crescimento da sociedade!
Um por todos, todos por um e cada um por si!!
Abraço a todos
 
Ser incompreendido é desesperador.

Fala Brunão...
Gostaria de fazer algumas considerações pois vivo nesse tipo de conflito, e estou sempre refletindo sobre o "Viver bem".

"Ser incompreendido é desesperador."
Isso só é verdade quando você leva muito a serio a opnião das outras pessoas, você se sente o "patinho feio" pois tem: Medo de ser julgado.

Não estou te tachando e gostaria de ouvir sua opnião.

98% das pessoas do mundo tem medo de ser julgado, essa é a "patologia" psicologica que faz o mundo ser a merda que é. Deixamos que o nosso medo de frustrar as pessoas, ou o medo de não ser aceito, ou o medo de ficar sozinho, tomar nosso juizo e agimos, querendo agradar os outros em vez de ouvir nossos proprios sentimentos, fazemos coisas (experimentamos, cigarros, drogas, alcool, etc) para ser aceito nos grupos que escolhemos muitas vezes por medo de ficar só.

Acredito que para que voce deixe de sentir essa Angústia você deve trabalhar o seu medo de ser julgado, quando ouvi falar sobre isso pela primeira vez, neguei até a morte, dizendo coisas do tipo "Eu? medo de ser julgado, magina, eu faço o meu destino!!!" porem analisando minhas ações no cotidiano vi que esse medo realmente turva nossa visão, nós impedindo de enchergar a verdadeira realidade. Vivemos mais pelos outros do que por nós, queremos um carrão (alegando que gostamos de carro, mais na verdade é muito mais por status, para chamar atenção), um emprego (para nao ser chamado de vagabundo, e para as pessoas dizerem "Olha como ele tem sucesso profissional!"), roupas (tente encontrar um cliente, vestindo uma regata, bermuda e chinelo, voce pode ser o melhor profissional, mais o cliente vai preferir o cara que veste social), a namorada gostosa (para os "amigos" não zuarem) etc...

Para sermos capazes de ver a verdadeira realidade, muitas vezes precisamos de mais informações do que as que temos, e para isso, precisamos interagir com as pessoas do nosso cotidiano, muita vezes preferimos supor do que interagir (por rancor, por medo da resposta da pessoa, por medo de expor nossos sentimentos), e nesse instante o ego entra em ação preenchendo as lacunas de informação da realidade com aquelo que o ego gostaria (e o ego tambem quer companhia). Fazendo isso nao conseguimos pensar e agir na verdadeira realidade, e acabamos nos enquadrando no sistema só para ser aceito.

Amigo, se valorize, principalmente porque muitas pessoas são cegas e simplesmete aceitam, se enquadram no sistema e nem percebem a miséria em que está vivevendo, voce por criticar abriu seus olhos e isso te faz mais especial que muitos seres humanos, porem esse "especial" nao gera status, apenas irá tornar sua vida mais facil por isso é dificil de reconhecer.
Evolua, para isso se livre do peso dos olhos das outras pessoas.


Espero ter conseguido passar o recado, eu costumo falar/escrever de uma forma que as vezes nem eu mesmo entendo, por isso vamos discutir.


Abraços, paz.
 
Rod, lindo depoimento! Útil para mim também...

Quanto ao Bruno, acho que todos sentimos que somos incompreendidos aqui ou em qualquer outro lugar. Somos todos diferentes, a incompreensão é natural. O desafio então, além de compreender, é conviver com a incompreensão.

Abraços.
 
Evolua, para isso se livre do peso dos olhos das outras pessoas.
Otimo!
è minha principal filosofia de vbida.
Se eu me preocupasse com os olhos das pessoas eu nao sairia de dentro do meu quarto.,
O minimo que ouço das crianças é : NOSSA VCS VIRAM ESSE CARA QUE ESQUISITO, ou QUE FEIO, ou pior - Tadinho ele tem cancer, tao novinho tao bonito mas vai morrer.
:)
Viva a SUA vida, tome pra você as rédeas.
Nao se prenda a horarios, compromissos, contas.
Foda-se o sistema - faça o SEU sistema e só dê importancia a ELE.
 
Quando o individuo cresce, aprende, adquiri conhecimento, a evolução em geral, acontece um fenomeno natural, o individuo vai se tornando afirmativo, passa a ser dogmático para o mundo.

Esse é o problema de escolher entre levar em frente as suas escolhas ainda com o receio de não ser compreendido, porque pode ser que tudo em que tenha se empenhado para apresentar e representar para o mundo, não seja interpretado...

Essa é a angústia de quase todos os filosofos, percebe-se que em qualquer tipo de explanação filosófica, ainda permanece encrostrado uma sutil dúvida, até mesmo nos mais sábios.

Mais existe também a dúvida como um instrumento, ja que, se em última instância, se tudo que se possa fazer ainda não resulte ser entendido, ainda sim, pela dúvida, é lógico tentar, pelo princípio da razão suficiente... Esta - a dúvida - é uma razão suficiente para tentar...
 
tem uma frase q eh mais ou menos assim:

"os ignorantes tem certezas, enquanto os sábios tem duvidas."
 
Quando o individuo cresce, aprende, adquiri conhecimento, a evolução em geral, acontece um fenomeno natural, o individuo vai se tornando afirmativo, passa a ser dogmático para o mundo.


Se tornar afirmativo não é o único caminho.
 
Os sentimentos de tristeza, dúvida e felicidade me parecem todos belos...
Ah como é bela está vida cruel. :p:
 
tem uma frase q eh mais ou menos assim:

"os ignorantes tem certezas, enquanto os sábios tem duvidas."

Mas esse é o segredo de muitos sábios: fingem ter dúvidas.

Essa idéia de que os sábios tem dúvidas surgiu em Sócrates, pois esse era o seu principal argumento: dizia não saber de nada, mas que só sabia que não sabia, e por outro lado, todos os demais também não sabia nada, porém não afirmavam não saber de nada, e com isso ele se tornava sabio por saber essa pequena coisa a mais que eles, os poetas, os artistas, os sabios da sua época.

Porém, essa postura dele, se bem entendida e penetrada no amago dos seus motivos mais ocultos, revela-se uma ironia.

A verdade é que, nem mesmo Sócrates acreditava não saber de nada, pelo contrário, sabia muito bem que seu conhecimento se sustentava em algo muito mais sólido, e que a expressão da sua dúvida era pura ironia e a forma que encontrou pra poder ser compreendido e o seu melhor argumento para mostrar aos seus adversários de discussão que eles não sabiam de nada...

Por trás dessa postura de dúvida investigativa do sábio, existe antes, um saber por excelência, no qual ele é dogmático, é inclusive aquele saber que da a condição necessária para avaliar novamente, sem este, não seria necessário que ele duvidasse de coisa alguma, pois não teria nem como avaliar a conclusão.
 
:pos:
mas eu nao vejo por este lado ... no mundinho pequeno dos ignorantes eh facil ter certezas; jah na imensidao do conhecimento , o facil eh ter duvidas.

como estamos longe do conhecimento total (pois ainda cagamos fedido):eek:, qto mais soubermos mais duvidas teremos. (talvez ateh o dia de nao ocuparmos mais um robo)
 
Porém, essa postura dele, se bem entendida e penetrada no amago dos seus motivos mais ocultos, revela-se uma ironia.

A verdade é que, nem mesmo Sócrates acreditava não saber de nada, (...)


Só que a postura de Sócrates era essa na sua opinião, que é ou está dogmático, e está tentando puxar a sardinha para aí :)

Eu acho que o "só sei que nada sei" de Sócrates vai além da ironia.
 
Back
Top