Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amor, Carinho, Respeito - Já está aberta temporada 2011 de caça aos Amanitas!

Status
Não está aberto para novas respostas.
Sim. Outras tantas são neutras, ou ligeiramente vantajosas ou deletérias, de forma que se comportam como neutras.

E algumas poucas podem ser vantajosas, na maioria em casos de mudança de ambiente.
 
Sim. Outras tantas são neutras, ou ligeiramente vantajosas ou deletérias, de forma que se comportam como neutras.

E algumas poucas podem ser vantajosas, na maioria em casos de mudança de ambiente.

O mais interessante disso tudo é transportar esses conhecimentos para os cultivos e aprimorá-los cada vez mais.
 
É... diversas possibilidades.

Minhas ideias também não são baseadas em nenhum ponto científico, apenas em observação. Mas acredito que cada ambiente, em todos os seus detalhes, influenciam no desenvolvimento do fenótipo das amanitas.
 
Sim. Um mesmo genótipo pode dar origens a diversos fenótipos diferentes.

E o ambiente tem influência, certamente.
 
Eu havia dito que nunca havia encontrado as amarelinhas. Pois bem, ai vão elas! :D

P8060197.JPGP8060196.JPGP8060195.JPGP8060194.JPGP8060193.JPGP8060192.JPGP8060191.JPGP8060190.JPGP8060188.JPGP8060187.JPGP8060186.JPGP8060184.JPGP8060183.JPGP8060182.JPGP8060181.JPGP8060180.JPGP8060179.JPGP8060178.JPGP8060177.JPGP8060176.JPGP8060175.JPGP8060174.JPGP8060173.JPGP8060172.JPGP8060171.JPGP8060169.JPGP8060167.JPGP8060166.JPGP8060165.JPGP8060164.JPGP8060163.JPG
 
Lindas fotos.

Mas os últimos parecem amarronzados ao invés de amarelos.

Todos estavam no mesmo ring?
 
Não... essas fotos são de frutos distribuidos em uma plantação inteira.

Não creio que sejam formosas, mas sim gemmatas.

O que me faz pensar muito sobre a ingerir ou não.
 
Olá.
Sou novo na caça de amanitas.
Sei que a temporada está aberta.
Eu moro em Blumenau - Santa Catarina.
No inverno durante a noite e madrugada as vezes ocorrem temperaturas negativas.

O que eu gostaria de saber é...

Qual temperatura é ideal para o aparecimento dos vermelhinhos ?
Pinus, Eucaliptos, Pinheiros, todos tem probabilidade de surgir o fungo ?
Qual das espécies tem mais chances ?
Há chances de nascer em outras épocas do ano ?

Espero sanar minhas dúvidas, encontrá-los, fotografá-los e postar as fotos aqui, e talvez quem sabe até colher alguns.

Belas fotos Agricola.
^^

Outra dúvida que tenho é sobre essas variações de Amanitas.
Você sitou que esse da foto seria o Gemmata, e não Formosa.
Tem algum tópico de identificação dessas variações ?

Me interesso em saber o nome de cada variação e também suas propriedades, tais como porcentagem de veneno, porcentagem de "pira"...Etc.

Alguém pode me ajudar ?
 
Gabriel, todas sua dúvidas encontram-se na Biblioteca:

teonanacatl.org/biblioteca/

bom estudo!

EDIT: e também na secão amanitas
 
Olá.
Sou novo na caça de amanitas.
Sei que a temporada está aberta.
Eu moro em Blumenau - Santa Catarina.
No inverno durante a noite e madrugada as vezes ocorrem temperaturas negativas.

O que eu gostaria de saber é...

Qual temperatura é ideal para o aparecimento dos vermelhinhos ?
Pinus, Eucaliptos, Pinheiros, todos tem probabilidade de surgir o fungo ?
Qual das espécies tem mais chances ?
Há chances de nascer em outras épocas do ano ?

Espero sanar minhas dúvidas, encontrá-los, fotografá-los e postar as fotos aqui, e talvez quem sabe até colher alguns.

olha se vc procurar no forum vai encontrar essa informação... já vi o SMarioNoia dizendo que os amanitas frutificam, quando temperatura permanece ali nos 15º ou menos... :) mas é legal pesquisar man.. assim voce aprende mais!
 
Valeu galera.
Vou estudar.

Que o cosmos guie o caminho de vocês e ilumine meus estudos.
 
Não creio que sejam formosas, mas sim gemmatas.

Aparentemente uma forma de distinguir A.muscaria formosa de A.gemmata é a ocorrência de anéis concêntricos perto da base. Veja em http://www.mushroomexpert.com/amanita_gemmata.html e http://www.mushroomexpert.com/amanita_muscaria_formosa.html.

Ou para exemplificar:

A.muscaria formosa
E814B29893EB4F1EB6B473268AB3503D.jpg B239747A3D454326BC9C32461260D4B1.jpg

A.gemmata
amanita_gemmata_02.jpg amanita_gemmata_01.jpg

Veja como a base de gemmata não tem os anéis de tecido que circundam a base de formosa.

Alguns dos seus cogumelos tem anéis na base como os de formosa, mas em outros fiquei em dúvida.

A.gemmata ainda não foi relatada no Brasil, mas pode por causa da falta de coleta ou falha na identificação. Pode ser que a maior parte das espécies de amanitas associados a Pinus tenha vindo de carona para o Brasil. E nos EUA e Europa A.gemmata é considerada mais rara que A.muscaria, o que pode explicar a falha nos relatos.

Outro dado é que gemmata parece perder as verrugas do chapéu com mais facilidade. E que a toxicidade delas parece ser equiparável à de A.pantherina (http://www.rogersmushrooms.com/gallery/DisplayBlock~bid~5540.asp).
 
Ecuador, são essas observações que me levam a crer que são gemmatas.

O que percebi na hora da coleta foi:

- Frutos despremden-se facilmente do micélio (mais facilmente que as muscarias). Tanto que arranquei uns pins acidentalmente.
- Possuem alguma resina na estipe que a torna mais grudenta, parecendo gosma de lesma.
- A estipe também é mais frágil e muitas vezes ao puxar por ali para retirar do solo ela se rompe, ai percebe-se que também é mais "aguada".
- As pintas não são simétricas e pontudas (lembrando pequenas gotas/piramides) como as pintas de muscaria, mas se parecem com uma casquinha disforme. Algumas dessas "cascas/pintas" tem os cantos levantados.
- As pintas saem facilmente e aquelas que nascem empurrando a palha geralmente ficam sem pintas. Muitas das fotos estão sem pintas no estado natural.
- A estipe também se abre ,ou se rasga, em alguns cogumelos que nascem com a mesma curvada (foto 11 /12).
- O véu aparenta ser mais frágil e romper mais cedo, desprende-se facilmente da estipe.
- O fruto em si parece mais carregado de água, o que o faz mais pesado e "mole"
- E a principal característica visual, a volva nesse formato diferente das muscarias, como observou. Não sei em qual foto percebeu a volva comum das formosas, pelo que observei assemelham-se todas aquela foto da gemmata.

Quanto a ingestão. Acho arriscado devido a essa falta de informação. Aparentemente só a Wikipédia diz ser venenoso mortal, alguns dizem que assemelha-se muito a pantherina pelas características, outros dizem que "alguns dizem que comem"...
 
@Agricola,

Os dois pins da P8060194.JPG, por exemplo, a quarta foto, têm, para mim, os anéis típicos da volva dos formosa.
 
@Ecuador,

Esses dois ai eu ia sugeri-los como exemplo para as pintas, que parecem flocos soltos.

Mas note fotos como essas:
919725099-Amanita_1.jpg Amanita-muscaria.jpg

Percebe-se que nas muscarias, a primeira volta de onde se inicia a volva ja é dentada (como uma engrenagem).
 
As variações podem tornar a identificação mais complexa.

Veja por exemplo estes muscarias, com volvas mais lisas:

awww.mykoweb.com_CAF_photos_large_Amanita_muscaria_mgw_04_.jpgawww.mykoweb.com_CAF_photos_Amanita_muscaria_mgw_05_.jpg
 
Eu havia dito que nunca havia encontrado as amarelinhas. Pois bem, ai vão elas! :D

Fala @Agricola tudo na Paz???

Não ingira estes amanitas pois as caraterísticas não batem com a formosa !!!

Estes amanitas ai não parece nem um pouco com a var. formosa.

Parece muito com a Amania gemmata porem pode ser outras especies facilmente confundias com a mesma.

A formosa é de uma cor alaranjada (escarlate) no centro clareando para o amarelo nas bordas. outra coisa são os anéis presentes (as vezes ausentes) acima da volva. A Formosa é muito verruguenta porem pode apresentar nenhuma verruga por causa da chuva, as verrugas são mais difícil de sair do que as da gemmata.

As verrugas da gemmata são levemente levantadas nas bordas. A cor da gemmata varia do amarelo para o dourado. Outra coisa é o píleo que é diferente da Formosa.

Vale Lembrar que a gemmata é venenosa podendo levar a morte por culminamento do figado.

Bem, fica ai uma vaga :?: a respeito de outras especies europeias semelhantes e também confundias com a formosa e a gemmata.

caso alguém se interesse tem uns links ai:

https://en.wikipedia.org/wiki/Amanita_gemmata
http://www.rogersmushrooms.com/gallery/DisplayBlock~bid~5545.asp
http://pluto.njcc.com/~ret/amanita/species/muscgues.html
http://www.mushroomexpert.com/amanita_muscaria_formosa.html
 
Valeu Ecuador, valeu Mario, valeu comunidade.

Não vou ingerir esses frutos não. Não sem a certeza de serem formosas. E pelo jeito não são. Talvez existam gemmatas no Brasil, apesar de não terem sido relatadas. Há alguns outros tópicos aqui no fórum onde usuários encontram frutos semelhantes e ficam na mesma dúvida. Aos novatos, devem entender o quanto é importante fazer várias observações antes de consumir.

Agora tenho doses de algo possivelmente venenoso em mãos. o_O
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top