Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Amarelo no micélio

iLopesASUS

Hifa
Cadastrado
02/05/2016
12
5
Não estou conseguindo dormir direito com essa dúvida, isso está presente em alguns dos meus potes inoculados na incubadora. Fiz mais furos e fechei com fita microporosa e tentei mudar a temperatura do termostato para 30 graus mas reverti para 28 graus novamente após ler que mais calor significa clima propenso a formação de contaminantes e observei que meus bolos não reagiam bem aos 30 graus.

Ja fiz muita pesquisa e vi que pode ser "xixi de micélio" mas nada muito aprofundado, não sei as medidas que posso tomar e não considero descartar eles. Isso pode ser perigoso para os outros bolos na incubadora? Se eu levar para o terrário os frutos que seram dados por ele é fatal ou prejudicial a saude humana?

Imagens do micélio que anda me causando insonia abaixo:

Imgur

Após fazer mais furos e mudar a temperatura vi que a mancha amarela meio que diminuiu, será que o micélio saudável ganha essa briga?
 
Há quanto tempo estão incubando?

Difícil dizer pela qualidade das fotos mas pode não ser nada, apenas o micélio ficando amarelado por estar secando ou passando do tempo de aniversariar.

Ficar mexendo nos bolos é pior que deixá-los quietos. Fazer mais furos aumenta o risco de contaminação e faz água evaporar pelos furos. 28-30 graus é muito quente, e se o termostato estiver 1-2 graus errado, significa que a temperatura vai ficar muito alta. Pode deixar na temperatura ambiente mesmo ou regular o termostato para 22, caso aí esteja frio.

Se for uma contaminação por bactéria por exemplo, você vai descobrir na hora que tirar do copo para aniversariar, porque vai estar cheirando de azedo, chulé, etc. em vez do cheiro normal do micéio que é um tanto agradável. ( :!: não cheire os bolos)
 
Upvote 0
Há quanto tempo estão incubando?

Difícil dizer pela qualidade das fotos mas pode não ser nada, apenas o micélio ficando amarelado por estar secando ou passando do tempo de aniversariar.

Ficar mexendo nos bolos é pior que deixá-los quietos. Fazer mais furos aumenta o risco de contaminação e faz água evaporar pelos furos. 28-30 graus é muito quente, e se o termostato estiver 1-2 graus errado, significa que a temperatura vai ficar muito alta. Pode deixar na temperatura ambiente mesmo ou regular o termostato para 22, caso aí esteja frio.

Se for uma contaminação por bactéria por exemplo, você vai descobrir na hora que tirar do copo para aniversariar, porque vai estar cheirando de azedo, chulé, etc. em vez do cheiro normal do micéio que é um tanto agradável. ( :!: não cheire os bolos)

Estao a 21 dias, eu sou do nordeste (Timon - MA), a temperatura aqui é MUITO QUENTE. Você recomenda eu tirar o termostato? Deixar a temperatura ambiente na caixa termica? Não creio que esteja na hora de aniversariar pois nem estão totalmente colonizados.
Imgur
 
Upvote 0
a temperatura aqui é MUITO QUENTE. Você recomenda eu tirar o termostato? Deixar a temperatura ambiente na caixa termica?

Se a noite a temperatura nao abaixar mt (o q imagino q seja o caso) nem precisa de termostato, ja q ai ja é quente
 
Upvote 0
Se a temperatura aí estiver normalmente acima de 28, o termostato não deve estar nem ligando. Já notou se ele fica quente? Porque se já estiver 28 e o termostato ligar, vai passar bastante de 30...

Normalmente quem mora no Nordeste tem o problema oposto - baixar a temperatura, não manter.
 
Upvote 0
Se a temperatura aí estiver normalmente acima de 28, o termostato não deve estar nem ligando. Já notou se ele fica quente? Porque se já estiver 28 e o termostato ligar, vai passar bastante de 30...

Normalmente quem mora no Nordeste tem o problema oposto - baixar a temperatura, não manter.

Então você recomenda que eu baixei a temperatura para quantos graus? Eu sabia que temperatura seria um problema por isso investi em termostato, caixa térmica e etc.
 
Upvote 0
A questão é que o aquecedor com termostato não baixa a temperatura, só aumenta hehe... Então se estiver calor, o aquecedor é redundante.

Pode deixar o termostato entre 22 e 24. Em dias mais quentes (se passar de 30) você pode colocar uma garrafa de água congelada dentro da caixa, para manter mais fresco.
 
Upvote 0
A questão é que o aquecedor com termostato não baixa a temperatura, só aumenta hehe... Então se estiver calor, o aquecedor é redundante.

Pode deixar o termostato entre 22 e 24. Em dias mais quentes (se passar de 30) você pode colocar uma garrafa de água congelada dentro da caixa térmica, para manter mais fresco.

Coloquei a temperatura aqui para 22 graus, a temperatura aqui tá de 32 graus mas com sensação termica de 38 (na minha percepção KKK). Coloquei o ventilador ligado em frente a caixa (não sei porque fiz isso mas creio que ajuda)
 
Upvote 0
Ventilador não adianta, não... Se a temperatura está 32 graus, o mínimo que vai chegar com o ventilador é isso.

O seu caso está para garrafa de gelo mesmo.
 
Upvote 0
Ventilador não adianta, não... Se a temperatura está 32 graus, o mínimo que vai chegar com o ventilador é isso.

O seu caso está para garrafa de gelo mesmo.

Muito obrigado pelas dicas, que Jah bote pétalas de ouro no seu caminho. Agradecido desde sempre.
 
Upvote 0
Back
Top