Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanitas em Gramado/RS (serra gaúcha)

Jacktequila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
12/03/2013
250
42
Eai gente boa, ando acompanhando o forum, fazendo diversas leituras há aproximadamente 2 meses. Neste meio tempo realizei umas 3 caçadas, que infelizmente não obtive exito em encontrar os famosos cubensis... =\ Nunca tive nenhuma experiência com nenhum tipo de cogu, nem enteógeno, mas todo esse "universo" dos fungos tem me atraído bastante ultimamente.

Enfim, o motivo do tópico é para saber se alguém aí tem conhecimento da existência dos amanitas pela região da serra gaúcha, Gramado e Canela tem bastante florestas de pinus e a temperatura parece ser ideal...

Também tenho a dúvida se não seria aconselhável começar as experiências psicodélicas com o amanita... (até hj nunca tive experiências com enteógenos, apenas LSD mesmo).

Qualquer informação e crítica será bem vinda.
 
Sugiro que leia o fórum e verifique se alguém já coletou nesses lugares.

Lembro que não indicamos nem discutimos lugares ESPECÍFICOS de coleta. Somente a nível de município.
 
Sugiro que leia o fórum e verifique se alguém já coletou nesses lugares.

Lembro que não indicamos nem discutimos lugares ESPECÍFICOS de coleta. Somente a nível de município.

Pois então amigo, criei o tópico justamente por não ter conseguido encontrar nada sobre esta região. Deixei aí pro pessoal se manifestar, sem dar a localização exata, como vc falou. Moro a umas 2 horas e meia de Gramado, e estou me programando para meados de maio passar o dia por lá catando uns amanitas.
 
Ecuador, será q vc poderia moves este tópico pra parte geral do Amanita? Acho que ele se encaixa melhor lá nao? E fica mais visível tbm, ninguem deu uma ajuda aí :(


Ele está no sub-fórum certo, Jacktequila. Tenha paciência.

Como não é época de amnitas o pessoal que coleta simplesmente pode não estar frequentando o fórum.
 
No Parque das Sequóias (em Canela), de acordo com a responsável pela propriedade, os Amanita muscaria aparecem aos montes a partir de maio. Eu estive lá em janeiro, e notei que o dito cujo está até catalogado no folder que eles oferecem aos visitantes. Pena que estava fora de época, pois eu sou louco para conhecer pessoalmente essas jóias.

No site do Parque da Cachoeira, ainda em Canela, tem um A. muscaria na galeria de fotos. Acho bem possível que seja de lá mesmo, pois tem muito pinus plantado nesse parque.

A propósito, meus pais estão por lá esta semana, e minha mãe colheu e fotografou ontem alguns cogumelos. Será que é possível identificá-los?

furto do parque das sequóias 002.JPG furto do parque das sequóias 006.JPG furto do parque das sequóias 008.JPG furto do parque das sequóias 019.JPG

Abraços!!
 
A propósito, meus pais estão por lá esta semana, e minha mãe colheu e fotografou ontem alguns cogumelos. Será que é possível identificá-los?

O tópico para pedidos de identificação de cogumelos é este: Identificando seus cogumelos! Leia bem as primeiras mensagens para saber como proceder.
 
Os com o chapéu avermelhado são com certeza Amanitas, dá pra notar pelas manchas brancas..

Mas estão bem degradadas!

Mas não vamos desviar, siga o tópico indicado pelo Ecuador!
 
Obrigado, rapazes.

Como eu ainda não tenho fotos individuais e em bons ângulos, vou deixar para solicitar a identificação quando minha mãe voltar com os cogus.

Mas aí vai uma nova dúvida: No estado em que estão os meus supostos Amanitas, é possível que eles ainda tenham esporos? Acho pouco provável que eles cheguem a frutificar aqui onde eu moro, pois o clima é vulcânico... Mas ainda assim eu gostaria de "enterrá-los" ao pé do meu pinheiro.

PS: Me desculpem pelo off-topic. Fiquei com vergonha de iniciar um tópico por causa de uma dúvida tão amadora.
 
Mas aí vai uma nova dúvida: No estado em que estão os meus supostos Amanitas, é possível que eles ainda tenham esporos? Acho pouco provável que eles cheguem a frutificar aqui onde eu moro, pois o clima é vulcânico... Mas ainda assim eu gostaria de "enterrá-los" ao pé do meu pinheiro.

Sim, há ainda milhares de esporos no corpo do cogumelo!

Você pode depositá-los perto de seu pinheiro, pode ser que os esporos consigam colonizar o solo debaixo dele.
 
Eai gente boa, ando acompanhando o forum, fazendo diversas leituras há aproximadamente 2 meses. Neste meio tempo realizei umas 3 caçadas, que infelizmente não obtive exito em encontrar os famosos cubensis... =\ Nunca tive nenhuma experiência com nenhum tipo de cogu, nem enteógeno, mas todo esse "universo" dos fungos tem me atraído bastante ultimamente.

Enfim, o motivo do tópico é para saber se alguém aí tem conhecimento da existência dos amanitas pela região da serra gaúcha, Gramado e Canela tem bastante florestas de pinus e a temperatura parece ser ideal...

Também tenho a dúvida se não seria aconselhável começar as experiências psicodélicas com o amanita... (até hj nunca tive experiências com enteógenos, apenas LSD mesmo).

Qualquer informação e crítica será bem vinda.

tenho uns amigos meus q encontrarão no inverno passado, ele nasce embaixo de pinos, pinheirinho americano no mes de junho e julho, é oq sei sobre os amanitas, tmb estou ansioso, pra sair a caça dos lindos cogumelos amanita muscária...
 
[Editado - Ecuador - Não marcamos nenhum tipo de encontro pelo fórum ...]Tava na pilha na real a um tempo e hoje dei uma olhada perto de casa , vários mano, lindos, só procurar no lugar certo...levei sorte que esta na época perfeita.. Amanha vou tirar umas fotos e postar pro pessoal, e no fim de semana pretendo varrer a mata aqui.. Boa sorte..
 
Última edição por um moderador:
Back
Top