Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Amanita pantherina?

Mark_de_Lima

Primórdia
Cadastrado
20/05/2018
45
20
Passo Fundo/RS
Há algumas semanas encontrei esses fazendo uma trilha. São Amanita pantherina?
 

Anexos

  • IMG_0232.jpeg
    IMG_0232.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 12
  • IMG_0231.jpeg
    IMG_0231.jpeg
    3.8 MB · Visualizações: 12
  • IMG_0230.jpeg
    IMG_0230.jpeg
    3.4 MB · Visualizações: 12
Que eu saiba não tem observações confirmadas de Amanita pantherina no Brasil.

Talvez nem na América do Sul.


(ver post abaixo)
 
Última edição:
Que eu saiba não tem observações confirmadas de Amanita pantherina no Brasil.

Talvez nem na América do Sul.
Contudo, pelas imagens são bem parecidos às fotos de Amanita pantherina disponíveis na internet (no estágio mais maduro, quando já fica meio desbotado). Definitivamente são do gênero Amanita (inclusive avistei várias muscarias nessa mesma caminhada). Ainda que não sejam pantherinas, ficou meio misterioso esse avistamento rsrs. Infelizmente as fotos que tirei não mostram muitos ângulos, mas me detive alguns minutos para observar bem de perto. Seria interessante se alguém souber a qual outra espécie poderiam pertencer.
 
mas me detive alguns minutos para observar bem de perto.


Ooops, deixei passar a referência que eu mesmo tinha pesquisado em 2010. Amanita pantherina já foi relatada no Brasil: Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil


Se não for pantherina tem uma chave para as espécies brasileiras.


Geralmente quem não tem treinamento com taxonomia de fungos tem dificuldades em avançar. Os termos são técnicos e a experiência conta.


Neste outro link tem uma revisão das espécies de Amanita no Brasil: O gênero Amanita (Fungi): Sistemática e distribuição no Brasil | Wartchow | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
 
Ooops, deixei passar a referência que eu mesmo tinha pesquisado em 2010. Amanita pantherina já foi relatada no Brasil: Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil


Se não for pantherina tem uma chave para as espécies brasileiras.


Geralmente quem não tem treinamento com taxonomia de fungos tem dificuldades em avançar. Os termos são técnicos e a experiência conta.


Neste outro link tem uma revisão das espécies de Amanita no Brasil: O gênero Amanita (Fungi): Sistemática e distribuição no Brasil | Wartchow | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Realmente a pantherina já foi avistada no Brasil, mas depois de ver esses links tudo me leva a crer que esses cogumelos que vi eram Amanita spissa / Amanita excelsa, pois possuem a aparência muito parecida à pantherina, e já foram avistadas com frequência aqui no RS, conforme consta desse PDF de revisão das Amanitas avistadas no Brasil. Porém, tampouco descarto que eram pantherinas, principalmente por causa da terceira figura desse tópico sobre pantherinas que você mandou… é virtualmente idêntica àquelas que eu vi!

Ainda fui pesquisar a diferença entre pantherina e excelsa, e só achei esse vídeo do YouTube em que são comparados e se vê como são basicamente idênticos. E pra dificultar o vídeo é em polonês ou algo assim, daí não dá mesmo pra saber qual é qual :risada:
 
Última edição:
Back
Top