Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguem sabe identificar essa espécie?

AbraJheen

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/08/2006
12
68
Olá, sou novo no mundo dos cogumelos.
Nessas duas últimas semanas, aconteceram alguns fatos que me levaram a encontrar esse fórum, e essa comunidade que aprecia a Natureza e que busca algum alto-conhecimento. Sempre gostei muito da Vida. Digo isso num sentido Natural e Místico.
Pois bem, um dos fatos que despertaram esse interesse, foi o de haver nascido em meu quintal alguns cogumelos.
Esses cogumelos, que fotografei com minha cam, por isso a péssima qualidade, são muito parecidos com algumas fotos que vi do P. cubensis pela internet.
Eles são brancos quando novos, e cor de palha quando adultos ou secos.
Não demonstrou nenhuma coloração azulada depois de alguns testes.
Outra diferença é o tamanho, que não passa de 5-8cm de altura, e o chapéu nao tem o formato de sino, e sim arredondado.
Mas ainda assim, com tanta diferença, quando olho algumas fotos do P. cubensis, bate aquela enorme dúvida.

Peço ajuda com a identificação deles. Obrigado. Paz.
 

Anexos

  • Image1.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 81
  • Image2.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 30
  • Image3.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 18
  • Image4.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 14
  • Image5.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 19
  • Image6.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 14
  • Image7.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 12
  • Image8.bmp
    225.1 KB · Visualizações: 17
Qual a cor do carimbo? SEMPRE faca isso antes de tentar identificar um cogumelo. Facilita bastante :)

Outra pergunta, estava crescendo em qual substrato?

As qualidade das fotos esta muito ruim. Eu chuto com a falta de dados num panaeolus nao ativo.

Confirme a cor do carimbo por favor.
 
shroower disse:
Qual a cor do carimbo? qual substrato? Eu chuto com a falta de dados num panaeolus nao ativo.

Alguns iniciantes não entendem palavras mais técnicas, cara.
Quando sentir isso, tente especificar em parênteses o significado do jargão.

AbraJheen: Pesquise na sessão "Caçando" todas as características do cogumelo, pois pelas fotos está complicado ajudar. Com certeza você poderá identificar sozinho, pois existem muitas variações quanto ao local onde está nascendo, do que ele está se alimentando (substrato), cores e formas, etc. :pos:
 
shroower disse:
Qual a cor do carimbo? SEMPRE faca isso antes de tentar identificar um cogumelo. Facilita bastante :)

Outra pergunta, estava crescendo em qual substrato?

As qualidade das fotos esta muito ruim. Eu chuto com a falta de dados num panaeolus nao ativo.

Confirme a cor do carimbo por favor.


Olá shroower, a cor do carimbo é amarronzado, crescendo na grama, onde antigamente foi um pasto. Realmente nâo deve ser ativo, pois não apresentou coloração azulada, porém li que algumas espécies de Panaeolus também não apresentam.
Tirarei algumas fotos de melhor qualidade para mostrá-los melhor a vocês.

Estou só esperando que a chuva caia para fazer minha primeira colheita, pois com essa umidade relativa do ar está impossível.

Obrigado pela ajuda. Paz.
 
Ok, nao azulou + carimbo amarronzado = nao ativo.
Os panaeolus ativos tem carimbo preto bem forte.
 
Back
Top