Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém ja utilizou Sulfato de Cálcio???

Azrael

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/05/2008
214
62
Salve...

Assistindo a um vídeo gringo (num me lembro o nome agora), quando o cidadão esta motando substrato( casing ou bolo), ele acrescenta sulfato de Calcio (CaSO4)dizendo que é para a nutrição dos cogumelos Resolvi pesquisar:

achei:

"uso de Sulfato de Calcio é muito difundido para:

- Fornecer Ca na subsuperficie do solo quando os teores deste estao baixo (<5mmolc/dm3), visto que a solubilidade do CaSo4 é maior que a do CaCo3, entao o sulfato pode ir a profundidade que o cabonato nao vai.

- Neutralizar Aluminio, este elemento é toxico para a maioria das plantas, o sulfato reage com o Al resultando no sulfato correspondente e o precipita."


minhas especulações:


Nutrição
"realmente nosso bolo-casing é pobre em cálcio, se os cogumelos lançam mão deste nutriente(Ca) para o crescimento de maneira significativa talvez apenas a utilização de arroz integral e adição de cremogema não sejam suficientes"

(aí vem meu chutasso:D)

Neutralizar Alumínio : num certo tópico disseram que para conservar o chá congelado tinha que se tomar o cuidado de se evitar panela de alumínio, e ferver o chá num pirex ( acho que foi o 10.000bc se não me engano)

Se o Alumínio é tóxico para as plantas, deve ter algum efeito sobre os fungos também, e nós não utilizamos panelas-de-pressão de alumínio? sei que poucos cations de Al+++ devem ser liberados na panela mas como estamos falando de ppm (parte por milhão)deve ter seu efeito. Usando CaSO4 possívelmete eliminaremos este idesejados Al


conclusão: vale a pena testar.

Alguém já usou? Fez diferença?

ABÇ!


ps: verificando nos sites gringos, a bioquímica envolvida é bem mais complexa ( fui bem simplista:eek:) mas pude notar que o uso do CaSo4 (gipsita) é muito difundido e faz a diferença no desenvolvimento...
 
Eu vi o vídeo em questão... Postei o nome dele e algumas coisas num tópico aqui. Nã sei quanto ao uso de sulfato de cálcio, mas poderíamos experimentar... Usando um bolo com uma quantidade pequena de sulfato de cálcio, um bolo com uma quantidade maior ( o dobro) e um bolo sem nada, para controle.
Pra mim tá difícil cultivar agora, mas se alguém se dispuser... Acho que se encontra sulfato de cálcio nas lojas grandes de jardinagem (Tatuapé Garden, aqui em SP, talvez?)...

Bom, se alguém estiver disposto, só postar aqui ;)
 
sulfato de calcio eh vendido em pacotes com 50 kgs, carbonato de calcio (calcareo) faz exatamente a mesma coisa(a maneira que o fungo aproveita eh a mesma) em pacotes de 1kg-1,50 R$
:)Mas legal voce pesquisar cara, o COCO de coelho eh o BICHO pro cultivo.
 
sulfato de calcio eh vendido em pacotes com 50 kgs, carbonato de calcio (calcareo) faz exatamente a mesma coisa(a maneira que o fungo aproveita eh a mesma) em pacotes de 1kg-1,50 R$
:)Mas legal voce pesquisar cara, o COCO de coelho eh o BICHO pro cultivo.

Sulfato de cálcio tem algo que o carbonato não tem... daí o 'sulfato' no nome, e ouvi dizer q é algo importante na nutrição dos cocomelous.

Cocô de coelho?! é mais eficiente do que de vaca? Vale a pena comprar uns coelhinhos bonitinhos pra por na chácara?!
 
Sulfato de cálcio tem algo que o carbonato não tem... daí o 'sulfato' no nome, e ouvi dizer q é algo importante na nutrição dos cocomelous.

Cocô de coelho?! é mais eficiente do que de vaca? Vale a pena comprar uns coelhinhos bonitinhos pra por na chácara?!

o fungo eh uma usina biologica
se ele nao tem o nutriente em si mas as PECAS PRA MONTALO o fungo o faz.
eh o que acontece com o carbonato.
 
Back
Top