Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Alguém conhece esses caras?

• Criador do tópico Criador do tópico Master Z
  • Data de início Data de início
M

Master Z

Visitante
A primeira espécie encontrei aqui perto de casa camuflado nas folhas em um terreno vizinho. Tenho quase certeza que ja vi falar dels por aí, mas não acho nada a respeito...

A segunda variedade encontrei em uma caçada no parque São Lourenço, muito curiosos também, mais que eles só as pessoas que chegavam a parar pra ver eu batendo foto...

Espécie 1

Habitat: Encontrando crescendo diretamente no solo com muitas folhas, debaixo de árvores incluindo pinus.

Lâminas: Negras, fechadas

Estipe: 30 mm altura, 5mm largura. De bege à marrom. Liso.

Chapéu: bem concavo com fissuras, bordas pretas. Liso para leve rugoso.

Local:Curitiba

Espécie 2

Habitat: crescendo direto na grama debaixo de árvores.

Lâminas: Ao abrir um exemplar encontra-se lâminas brancas.

Estipe: 100~120mm altura, 10mm largura. Seco, bege e liso.

Chapéu: Fechado com cerca de 25mm de área. Seco, liso bege, e marrom no centro.
black friend 1.jpgblack friend 2.jpgtaller 1.jpgtaller 2.jpg

As lamelas das 2 primeiras fotos parecem muito com as dos cogus que encontrei no Jd. Ambiental. Mas a diferença na coloração e tamanho são marcantes. O maior cogu da foto do link abaixo tinha no mínimo 20cm. Por acaso clonei em papelão e estou levando para um irmão do CM que tem quintal para cultivar outdoor, pois são comestíveis.
https://teonanacatl.org/threads/quase-selvagem.2400/
Quanto às outras fotos eu não arrisco um palpite mas dá pra ver claramente que os exemplares das 2 últimas fotos são de espécies diferentes.
Paz e Luz!

Muito lindos essas duas primeiras fotos!
Parece q os cogumelos tem uns cachos pequeninos, tipo cabelinhos saindo por baixo do chapéu! Haha

Eu procurei aqui no meu livro o segundo cogu aí, mas eu não consegui reconhecê-lo muito bem, então prefiro não arriscar nenhum comentário =/

Esses primeiros são mortais. Eu os já vi varias vezes na florestas e nos livros que tenho em casa.
Vou olhar agora no meu livro e ja posto aqui,

Nao Sei...
Mas O Primero No Dito Popular, E Da Familia Dos Rasgadinhos
E O Da 3 E 4 Foto E Da Familia Dos Tricadinho..
Enfim Nao Coma Abslutamente Nehum Sem Ter 100% De Certeza Que Nao Sao Maleficos...

São os dois da familia artificial das Coprinaceae que está dividida entre as familias reais Psathyrellaceae e Agaricaceae, fazem portanto parte dos géneros Coprinus, Coprinellus, Coprinopsis etc

Até diria que são a mesma espécie não fosse a diferença de tamanho que registaste.

Abraços

Back