Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[AJUDA] Substituto para vermiculita

ycrf

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/10/2008
38
58
Entao, ola a todos :)
gostaria de saber outras alternativas alem da vermiculita para um cultivo simples, pois na minha cidade NAO-TEM, e pela internet é muito caro e nada discreto, se voces me entendem :D
obrigado
 
Opa, blz.
O pessoal do forum comenta muito sobre o pó e fibra de coco porém tende a empapuçar o substrato. A vermiculita serve para retençao de água e aeraçao do substrato.
Mas se voce cultivar usando grãos a vermiculita é dispensavel. Experimente cultivo com milho de pipoca ou de canjica. Pesquise mais sobre cultivo em grãos pois nos casos que a vermiculita é pouco acessivel os grãos são soberanos :D.
 
pois é, eu li TANTO, sobre a tecnica usando vermiculita, me sinto até frustrado..hahha

seria possivel usar semente pra passaros, ou algo semelhante? sem ter que mudar para graos, etc :D
 
Vlw :pos:

maas
seria possivel usar alguma semente para passaros (na mesma proporção que usaria vermiculita) + FAI para o cultivo ?

se sim, quais as melhores sementes? :confused:
 
fiquei pensando comigo mesmo
será que a argila espandida em graos
nao faria o mesmo trabalho?


Se você colocar argila expandida em um substrato e esterilizar numa panela de pressão ela vai quase que certamente virar barro.
 
Amigo quer fazer um substrato simples e sem gastar??

então faça assim fibra de coco + pedrinhas essas da rua de areia :D podes ter certeza se for bem esterilizado direitinho até dá :D

mas não ficara tão bom e perfeito como a receita certa;)

abs!!!!
 
Amigo quer fazer um substrato simples e sem gastar??

então faça assim fibra de coco + pedrinhas essas da rua de areia :D podes ter certeza se for bem esterilizado direitinho até dá :D

mas não ficara tão bom e perfeito como a receita certa;)

abs!!!!
1- fibra de coco nao eh utilizada no cultivo de fungos por ser material altamente "seletivo", na maximo utilizamo-as em substituto ao papelao em tentativas de isolamento (ver materiais alternativos)
2- as pedras sao inertes nao servem pra nada no substrato.
eu tenho certeza absoluta do que afirmo, nao quase certeza.
 
como assim discreto?

vermiculita é pra uso em construção e jardinagem e certamente não da pra ver o conteudo do pacote. Vende no jardins urbanos e no mecadolivre. Só o que pesa mesmo é o frete
 
Será que não dava pra usar granilito e fibra de coco não ?
Granilito é aquelas pedrinhas brancas que poe no fundo do vaso.
 
tenho uma dúvida. humus de minhoca pode ser uzado como substrato?

fui numa floricultura e la tinha os seguintes substratos

humus de minhoca
fibra de coco
substrato quimico
 
Opa, blz.
O pessoal do forum comenta muito sobre o pó e fibra de coco porém tende a empapuçar o substrato. A vermiculita serve para retençao de água e aeraçao do substrato.
Mas se voce cultivar usando grãos a vermiculita é dispensavel. Experimente cultivo com milho de pipoca ou de canjica. Pesquise mais sobre cultivo em grãos pois nos casos que a vermiculita é pouco acessivel os grãos são soberanos :D.
podcrer ne, aki tb eh foda encontrar vermiculita
essa dica ai parece promissora pra mim ^^
 
Back
Top