Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda! Pequenas bolas sobre pins.

Fascinatu

Hifa
Cadastrado
16/05/2014
5
12
31
Ai pessoal estou com uma dúvida, essa bola sobre o pin sera o tal do Verticillium fungicola, o tal bolha seca? Não parece muito, pois é algo sobre o pequeno cogumelo, e não uma bolha saindo dele. Foi o mais perto que cheguei, espero ajuda para esclarecer de fato se é um contaminante. Desculpa pela qualidade da foto, mas meu simples e pobre terrário não me permite fotos melhores no momento. Agradeço muito a ajuda de vocês.

Anexos

• WP_20150709_020.jpg
    WP_20150709_020.jpg
    55.8 KB · Visualizações: 58
  • WP_20150709_008.jpg
    WP_20150709_008.jpg
    29.4 KB · Visualizações: 64
Desculpa pela qualidade da foto

É, realmente, pelas fotos não dá para ver muita coisa.

Mas espere, sem ansiedade. E mesmo que seja Verticillium não é um contaminante altamente prejudicial. E os frutos podem ser aproveitados.

Upvote 0
É, realmente, pelas fotos não dá para ver muita coisa.

Mas espere, sem ansiedade. E mesmo que seja Verticillium não é um contaminante altamente prejudicial. E os frutos podem ser aproveitados.
Muito obrigado pela atenção meu velho, vou aguardar sim, ansioso pois é o único bolo que chegou nessa faze, perdi três, por erro meu, mas deu para aprender bastante, já que é meu primeiro cultivo. Obrigado novamente, e voltarei com mais noticias. Abraço.

Upvote 0
Volto aqui para dizer, que sim, sofri um ataque severo de Verticillium, frutos deformados, com a estipe aberta (rachada), e aquele da esquerda, da primeira foto, acabou originando, em dois cogumelos totalmente grudados pelo chapéu, aonde só um estava ligado ao micélio (bizarro). Tenho certeza que no meu caso, o principal fator que acarretou nisso tudo foi a pouca troca de ar (1x por dia) e como o terrário era muito pequeno a temperatura e umidade estavam altas. Como já dito muito por aqui, fica a dica, pouca troca de ar = aumento da probabilidade de Verticillium.

Anexos

• WP_20150712_009.jpg
    WP_20150712_009.jpg
    64 KB · Visualizações: 45
  • WP_20150712_005.jpg
    WP_20150712_005.jpg
    74.6 KB · Visualizações: 45
  • WP_20150712_008.jpg
    WP_20150712_008.jpg
    61.3 KB · Visualizações: 43
Upvote 0
Nossa, ficaram bem deformados mesmo, mas ainda assim enoormeess !!! Boa sorte nas próximas.

Upvote 0
Back