Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda para montar o terrário

Digo563

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/03/2006
46
69
Olá a todos!

Estou iniciando no cultivo de cogumelos, só estou esperando meus esporos chegarem, mas antes pretendo deixar tudo pronto já...

O caso é o seguinte, estou pensando em montar uma incubadora/terrário juntas, mas antes gostária de saber dos mais experientes se é uma boa idéia...

Pensei em fazer assim, primeiramente para o crescimento do micélio iria utilizar um isopor grande daqueles de guardar cerveja, um aquecedor de aquário de 25W com termostato, na primeira faze de incubação com os bolos nos copos iria utilizar o isopor fechado, uma garrafa de refrigerante com água cortada ao meio , onde iria deixar o aquecedor, pretendo colocar os bolos dentro do armário, assim não iria precisar fechar o isopor para ficar escuro...

Depois quando estiverem 100% colonizados iria mudar o isopor, pretendia colocar aquelas pedras porosas no fundo do isopor, com agua no fundo, e iria deixar o aquecedor ali dentro, assim não precisaria fazer 2 ambientes para meu cultivo...

Alguem poderia me dizer se isso é uma boa idéia?

Haa sim, e depois de retirar os bolos e colocar para a frutificação la dentro eu pretendia colocar uma luz azul dentro do meu armário e deixar o isopor sem tampa, ou eu pensei em tampar o isopor com um papel celofane (aqueles papeis transparentes coloridos) azul em cima e fazer alguns furos no papel para ter uma troca de ar...

Bom, a questao é, isso funcionaria legal?

Lista de materias que pretendo usar:

Isopor térmico grande
Aquecedor de Aquario com termostato (25W)
Garrafa pet com agua cortada ao meio
Perlita
Luz azul

Obrigado!

Obs.: Desculpem ae se eu não escrevi muito bem, são 15 pras 5 da manhã agora, estou cansado, com sono e ainda estou bebado (Fora outras coisas que prefiro não citar aqui :) )

Abraços

cara não entendi muito bem, mas vamos lá....só cuidado em deixar destampado dentro do armário, pois armário de roupas se é o seu caso, tem geralmente mofo, umidade, é escurinho, mas tem tudo isso. depois vc vai falar mofudeu em tudo, e vai ter que começar outro cultivo. Pense por etapas, faça uma coisa de cada vez, não sei se seria legal montar tudo junto, acho que separado é melhor, pq se precisar tirar um dos dois daquele lugar será sem problemas....e se vc quiser amanhã fazer dois cultivos juntos ou acontecer de um dos cultivos ficar pronto no mesmo instante que o outro vai dar confusão. Uma coisa para cada coisa, acho melhor....valeu, abraço

Olá a todos!

Estou iniciando no cultivo de cogumelos, só estou esperando meus esporos chegarem, mas antes pretendo deixar tudo pronto já...

O caso é o seguinte, estou pensando em montar uma incubadora/terrário juntas, mas antes gostária de saber dos mais experientes se é uma boa idéia...

Pensei em fazer assim, primeiramente para o crescimento do micélio iria utilizar um isopor grande daqueles de guardar cerveja, um aquecedor de aquário de 25W com termostato, na primeira faze de incubação com os bolos nos copos iria utilizar o isopor fechado, uma garrafa de refrigerante com água cortada ao meio , onde iria deixar o aquecedor, pretendo colocar os bolos dentro do armário, assim não iria precisar fechar o isopor para ficar escuro...

Depois quando estiverem 100% colonizados iria mudar o isopor, pretendia colocar aquelas pedras porosas no fundo do isopor, com agua no fundo, e iria deixar o aquecedor ali dentro, assim não precisaria fazer 2 ambientes para meu cultivo...

Alguem poderia me dizer se isso é uma boa idéia?

Haa sim, e depois de retirar os bolos e colocar para a frutificação la dentro eu pretendia colocar uma luz azul dentro do meu armário e deixar o isopor sem tampa, ou eu pensei em tampar o isopor com um papel celofane (aqueles papeis transparentes coloridos) azul em cima e fazer alguns furos no papel para ter uma troca de ar...

Bom, a questao é, isso funcionaria legal?

Lista de materias que pretendo usar:

Isopor térmico grande
Aquecedor de Aquario com termostato (25W)
Garrafa pet com agua cortada ao meio
Perlita
Luz azul

Obrigado!

Olha só, a incubadora pode ser um caixa de papelão só e pronto, vai depender da temperatura que stá em sua cidade entende? Só precisa de aquecedor se a temnperatura estiver abaixo de 24º C. Abraços.

Não rola os dois juntos!!! se um bolo ficar 100% primeiro que os outros como vc vai fazer!!!
E pra incubadora não precisa de muita coisa não, enrola eles num coberto e põe dentro de uma caixa de papelão e pronto fica quente e escuro, caso vc precisar aquecer a caixa por causa do inverno arranje uma garrafa de vidro tipo de gatorade e coloque um aquecedor pequeno dentro da garrafa e mantenha ela dentro da caixa junto dos potes!!!

Outra coisa, esquece esse negocio de deixar aberto o terrario, sempre fechado e todo buraco que fizer para passar fios, mangueiras e etc.. tampe de alguma forma, não se esqueça de deixar alguns furos protegidos com aquela lã acrilica pra poder escapar o ar injetado pela bombinha de aquario!!

Abraço e boa sorte qualquer coisa estamos ai!!! e de uma olhada na biblioteca tem alguns tipo de terrario!!
valeu!

Valeu pela força!

Então, vou fazer separado mesmo, para incubar vou usar a caixa de papelão, vou enrolar em um cobertor, colocar um aquecedor pequeno (é nessesário aqui na minha cidade, aqui em curitiba as temperaturas no inverno chegam até 3 graus) e pretendo deixar em cima da geladeira...

Depois para fazer o terrário vou usar o isopor mesmo, haa, e sobre furar o fundo com as pedras então eu pensei em usar um outro tipo de isopor térmico, aquele que é assim, ele é todo forrado de plástico, com uma camada intérna de isopor térmico...

Haa, e sobre a bombinha de aquário, eu pensei em ao invés de utilizar ela, usar 2 coolers de computador pequenos, iria fazer 2 furos pra colocar os coolers, um seria em cima do isopor e o outro na lateral, o de cima seria para exaustão e o das laterias para a ventilação, e iria colocar algum filtro nos coolers, alguem poderia me indicar um filtro bom?

Brigadão mesmo pela força!

Valeu pela força!

Então, vou fazer separado mesmo, para incubar vou usar a caixa de papelão, vou enrolar em um cobertor, colocar um aquecedor pequeno (é nessesário aqui na minha cidade, aqui em curitiba as temperaturas no inverno chegam até 3 graus) e pretendo deixar em cima da geladeira...

Depois para fazer o terrário vou usar o isopor mesmo, haa, e sobre furar o fundo com as pedras então eu pensei em usar um outro tipo de isopor térmico, aquele que é assim, ele é todo forrado de plástico, com uma camada intérna de isopor térmico...

Haa, e sobre a bombinha de aquário, eu pensei em ao invés de utilizar ela, usar 2 coolers de computador pequenos, iria fazer 2 furos pra colocar os coolers, um seria em cima do isopor e o outro na lateral, o de cima seria para exaustão e o das laterias para a ventilação, e iria colocar algum filtro nos coolers, alguem poderia me indicar um filtro bom?

Eu acho que tá ficando complicado demais seu terrario.

Fala Diogo

1º diga qual o clima onde você está.

Temperatura de dia , a noite, chovendo direto ou calor escaldante, úmido ou seco.

Ai dá pra gente ver a melhor coisa a fazer.

Eu acho que tá ficando complicado demais seu terrario.

Realmente, ta parecendo muito complicado, mas acredito que seja por que to descrevendo demais, basicamente seria um isopor termico com 2 cooles fincados e com pedras, agua e o aquecedor no fundo! hehehe :)

Então, o clima daqui de curitiba é muito instável, mas ultimamente a média tem ficado em 12 graus, e a umidade relativa em torno de 50% pela noite, e pelo dia a temperatura fica em torno de 22 graus, e a umidade relativa se mantém.;..

Valeu de novo pela força...

(Obs.: Sou diego :) )

Valeu pela força!

melhor usar a bombinha, o cooler tira a umidade

o filtro pode ser lã perlon, encontrada em lojas de aquarismo

Realmente, ta parecendo muito complicado, mas acredito que seja por que to descrevendo demais, basicamente seria um isopor termico com 2 cooles fincados e com pedras, agua e o aquecedor no fundo! hehehe :)

Então, o clima daqui de curitiba é muito instável, mas ultimamente a média tem ficado em 12 graus, e a umidade relativa em torno de 50% pela noite, e pelo dia a temperatura fica em torno de 22 graus, e a umidade relativa se mantém.;..

Valeu de novo pela força...

(Obs.: Sou diego :) )

Para colonizar a temperatura está demasiada baixa, nesta fase então coloque os potes inoculados numa caixa de papelão mesmo e enrole com mantas creio seja o suficiente.

Para pinar está bom, nesta fase e preciso frio, então você pode apenas usar uma caixa plástica com argila e bombinha de aquário.

Evite cooler pois o cooler retira muita umidade. Somente a bombinha basta.

Cooler devem ser usado quando o controle de umidade é monitorado, caso de terrários como do MuiLok e MindStates.

Back