Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Ajuda para identificar possível contaminação.

manguinah

Esporo
Cadastrado
18/02/2024
5
2
19
Olá pessoal, venho pedir ajuda para determinar se um dos meus bolos de PF Tek está contaminado ou se apresenta algum outro problema.

Percebi algumas partes amarronzadas, quase pretas, no meu bolo dentro do potinho. Fiquei preocupada achando que poderia ser uma contaminação. Aguardei alguns dias e a mancha pareceu crescer. Como esta é a minha primeira experiência de cultivo e estava ansiosa para ver resultados, então decidi abrir o potinho para ver o que estava acontecendo (não tinho a intenção de frutificar este bolo). Apesar de alguns cultivadores me garantirem que não é uma contaminação, em todos os tutoriais que assisti, diziam que qualquer coisa que não fosse branca e brilhante indicava ser uma contaminação. Gostaria da ajuda de vocês para identificar o problema.

As partes pretas parecem ser algum tipo de micélio marrom, parecem pontinhos flutuantes.

OBS1: Nenhum dos outros potinhos está com esse aspecto, todos têm micélio branco e saudável, o que aumenta minha suspeita de contaminação.

OBS2: Usei potes de PP5 de 220 ml com lacre. Neste potinho em questão, sem querer, rompi o lacre antes da esterilização. Porém, como eu iria esterilizar mesmo, não dei muita importância a isso. Suspeito que esta seja a razão para o problema.

Essa foi a primeira foto que tirei:
conta 4.jpg

e assim esta o bolo atualmente:
cont 1.jpgcont 2.jpg

Agradeço desde já a atenção.
 

Anexos

  • cont 3.jpg
    cont 3.jpg
    267.7 KB · Visualizações: 9
Boa tarde!
Infelizmente há sim uma contaminação. São duas possibilidades: Mucor ou Rizophus. Sugiro descartar o bolo bem longe de onde os outros bolos estão colonizando, pode ser em um vaso de planta ou algum local com sombra. Há a possibilidade de ainda produzir alguns poucos cogumelos, mas as chances são baixas.

Um abraço e boa sorte no cultivo!
 
Upvote 1
Boa tarde!
Infelizmente há sim uma contaminação. São duas possibilidades: Mucor ou Rizophus. Sugiro descartar o bolo bem longe de onde os outros bolos estão colonizando, pode ser em um vaso de planta ou algum local com sombra. Há a possibilidade de ainda produzir alguns poucos cogumelos, mas as chances são baixas.

Um abraço e boa sorte no cultivo!
Boa noite, como eu desconfiava, logo que vi já retirei o pote contaminado da incubadora e deixei longe dos outros, vou esperar mais alguns dias so para ver como ele vai se desenvolver, sem intenção de frutificar. Muito obrigada, abraços!
 
Upvote 0
Back
Top