Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda para conter contaminação em casing

NewMachine

Cogumelo maduro
Cadastrado
18/01/2008
51
69
Pessoal. É o seguinte.

Um dos meus casings contaminou no segundo flush. Mas parece que a contaminação não se alastrou muito, ficando contida em apenas um canto da forma.

É uma contaminação verde, não sei exatamente qual e nem tenho fotos. Mas acredito que não seja crucial para a minha pergunta.

Eu tive a idéia de remover o canto contaminado, como se remove um tumor, e preencher com o mesmo substrato do casing, esterilizado (no caso, terra vegetal).

Isso seria suficiente para salvar o casing? Se não, existe alguma outra maneira de conter essa merd... esse contaminante?

O outro casing, que estava ao lado, parece saudavel.

Valeu. E foi mal aí, se essa pergunta ja foi respondida.

Abraços.
 
É crucial sim para responder sua pergunta, fotos e descrições da situação.

Mas pela descrição parece o famoso duende verde. Cara, quando acontece isso aqui eu descarto o casing. Mas ja fiz recuperações, peguei uma colher, esterilizei ela, retirei a parte contaminada, guardei ensacada para descarta-la depois, preparei uma solução de 1 parte de agua oxigenada para 9 partes de agua destilada, borrifei a solução no lugar onde tinha cortado fora a contaminação, preenchi o buraco com vermiculita esterilizada e enriquecida com calcareo e dei uma nova borrifada com a solução em cima do casing.

Acredito que seu procedimento foi o correto, só faltou a solução com agua oxigenada que eu aconselho você a fazer e ficar de olho nesse casing para nao espalhar contaminação.

Paz
 
Upvote 0
acho q deve aparecer outro pra te dar uma resposta com mais propriedade. Provavelmente soh com fotos se poderá ter certeza.

mas pode ser Trichoderma nunseioke ... e se esta verde eh q jah frutificou (antes eh amarelo).

a informaçao q eu tenho eh q nao tem jeito.

mas como eh uma questao de desespero, tente jogar propolis em cima da area, sem remover.

se perceper alteraçoes , dah um toque.

ooops .. nao vi q jah tinha resposta. A minha eh de curioso, a de cima provavelmente eh mais acertada!
 
Upvote 0
Retire o que der da contaminação e faça um outdoor antes de contaminar o terrário todo!

Paz e Luz!
 
Upvote 0
Ok pessoal.

Vou tentar fazer um outdoor, ou então transferi-lo para um balde com argila espandida e água.

Abrigado pelas respostas.
 
Upvote 0
mas como eh uma questao de desespero, tente jogar propolis em cima da area, sem remover.[/B]

Qual o papel do própolis no combate a contaminantes?
Se ele é de alguma forma nocivo ao doende verde, não poderá ser ao cubensis também?

Valeu!
 
Upvote 0
Qual o papel do própolis no combate a contaminantes?
Se ele é de alguma forma nocivo ao doende verde, não poderá ser ao cubensis também?

Valeu!

o propolis eh um combatente seletivo para alguns tiops de trichoderma, nao sei qto ao cubensis . Mas existem mensoes em alguns lugares q o CM era guardado dentro do mel para conservação, algum tempo depois este mel tbem seria ativo. Pode ser pq o micelio desenvolveu ali, ou seilaporquecaralho! :)

mas siga o q o pessoal ai tah falando ... pq eu nao sei mesmo, postei pq ninguem ainda tinha respondido e sei q eh desesperadores esses momentos.
 
Upvote 0
A técnica de conservar cogumelos no mel é conhecida por "Blue Honey", e não ocorre crescimento do micélio, é apenas uma técnica de armazenagem, sendo que o mel é um alimento que não deteriora. Funciona pois o mel cobre o fruto então este fica sem contato algum com o ar. Com o tempo, o mel sofre um azulamento.

Quanto ao casing, mesmo que removido o foco de contaminação, esta pode surgir novamente em pouco tempo. O micélio do Trichoderma é fino como uma teia de aranha, e se alastra rapidamente. Quando fica verde, é porque já está espalhando seus esporos.

Portanto, o micélio (quase inperceptível) pode ter se alastrado para uma área que não foi removida, tudo é uma questão de tempo para ele se apresentar.

O mais correto é arriscar um outdoor enterrando o casing, como indicou o irmão Tiwanaku acima.

e, na dúvida, não consumir os frutos provenientes de micélio contaminado.

good vibes!:pos:
 
Upvote 0
Back
Top