Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

ajuda! ele esta contaminado??

Gabe_Chapeu

Hifa
Cadastrado
24/06/2020
62
13
23
apos o terceiro dia apos o aniversario, meu bolo apresentou essas protuberancias brancas...oq pode ser? ele esta contaminado?

Anexos

• WhatsApp Image 2020-08-02 at 10.42.30.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-02 at 10.42.30.jpeg
    94.2 KB · Visualizações: 51
a umidade ta padrao...as vezes sua a parede do terrario. e troca de ar eu faço 5x por dia manualmente...a unica coisa que nao estou me atentando muito e a temperatura...mas meu aquecedor chega ainda essa semana
Ta ótimo então, temperatura é só não passar de 28-30 nem descer mais que 16-18 que eles crescem tranquilos

Upvote 0
Na época andei pesquisando sobre, descobri que o nome é overlaw...não é naada de mais, mas ocorre com o excesso de umidade
Opa, bom dia Gabe, isso que estava ocorrendo no seu bolo não é overlay,
Segundo a biblioteca do fórum:
é um termo usado para denominar a camada dura e impermeável que pode se formar na superfície de um de Casing excessivamente colonizado. Só ocorre quando há uma Camada de casing cobrindo o Substrato.
As condições que favorecem o overlay são:
  • pouca troca de ar e aumento da concentração de CO2
  • superfície do Casing muito seca
  • Humidade do ar muito baixa
  • temperatura do Terrário muito alta
O overlay prejudica ou impede a Frutificação do Casing.

No seu caso, o micélio somente fez um crescimento aério, que é um tipo de micélio que busca oxigenação, aumente a troca gasosa (abra pra abanar).

Upvote 0
Back