Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com identificação

  • Criador do tópico heyhey
  • Data de início
H

heyhey

Visitante
meu amigo achou esses cogumelos perto de um lago, e queria ajuda pra identificá-lo

indisp.png
 
Não são psicoativos.
 
Não azularam e não parecem com nenhuma das espécies psicoativas já encontradas no Brasil.

Boa parte do pessoal iniciante acha que é questão de sair coletando cogumelos até encontrar um psicoativo.

Até pode funcionar, na maioria das vezes com muito esforço e muitos cogumelos não psicoativos coletados à toa no caminho.

Mas o ideal é ler, estudar, planejar o que fazer para coletar com sucesso. Ir no habitat correto, tendo se familiarizado bem com a aparência e característica dos cogumelos, preparado para conservá-los de modo correto após a coleta e outros preparativos.
 
Pelas fotos.

O caule está bem danificado e nenhum sinal de azulamento.
 
Conforme a espécie sim.

Outras azulam bem pouco como Panaeolus subbalteatus.
 
Então esse azulamento pode estar relacionado com a quantidade de alcalóides, pois o azulamento é a desfosforilação da psilocibina para psilocina, não?
 
Até hoje o azulamento não é completamente compreendido. Uma das hipóteses mais fortes é a oxidação da psilocina, a qual produziria subprodutos azuis, não a desfosforilação da psilocibina em psilocina.

E normalmente o azulamento é considerado sim indício de potência.
 
A oxidação da psilocibina é a perda do fosfato da extremidade da molécula. É a mesma coisa, eu acho.
 
Não é a mesma coisa.

A perda do fosfato transforma a psilocibina em psilocina. Depois esta se oxidaria em outros processos e originaria o azulamento.
 
A...
Então a perda do fosfato não causa o azulamento, mas sim, a oxidação dos subprodutos dessa desfosforilação?
 
A oxidação da psilocina daria origem ao azulamento.

Segundo WEBER L. J. and HORITA A., 1963 - Oxidation of 4 and 5-hydroxyindole derivatives by mammalian cytochrome oxydase. Life Sciences 1: 44-49:

"lncubation of psilocybin with rat kidney homogenates caused a rapid liberation of its -OH congener, psilocin, through the action of alkaline phosphatase. The psilocin thus formed underwent further degradation to form a blue-colored product."

Mas é uma questão em aberto até hoje, acho que por causa da quase paralisação dos estudos sobre os psicodélicos após a criminalização dos mesmos.
 
Pois é. Essa proibição é uma baita palhaçada!

Olhem só quantas pesquisas importantes foram abandonadas...
 
Back
Top