Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com contaminação

BDTH

Esporo
Cadastrado
10/06/2020
3
2
35
Pessoal, estou com uma dúvida, esse ponto mais escuro no bolo é de fato um contaminante?
Acordei hoje e percebi que se formou durante a noite, na dúvida joguei fora para não contaminar o outro bolo, existe muita chance de ter passado para o outro bolo?

No terrário está marcando 99% umidade e 26ºC, ventilo três vezes por dia
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-19 at 11.05.46 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-19 at 11.05.46 (1).jpeg
    73.9 KB · Visualizações: 21
  • WhatsApp Image 2020-09-19 at 11.05.46.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-19 at 11.05.46.jpeg
    91.2 KB · Visualizações: 21
  • WhatsApp Image 2020-09-19 at 11.23.29.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-19 at 11.23.29.jpeg
    67.8 KB · Visualizações: 20
Parece ser uma contaminação fraca

Caro @Hugorc10, gostei dessa definição, mas gostaria de ter mais informações. Pode me esclarecer o que seria classificável como contaminação fraca?
 
Upvote 0
Caro @Hugorc10, gostei dessa definição, mas gostaria de ter mais informações. Pode me esclarecer o que seria classificável como contaminação fraca?
Uma contaminação que compete pelo substrato e não afete o micelio em si? Uma contaminação de um fungo inferior que não frutifique? Uma contaminação que atinja somente a superfície não penetrando no substrato? Uma contaminação cujo haja tratamento que não afete/prejudique/mate o micelio do cubensis? Também não sei classificar.
 
Upvote 0
Me assustei com medo de contaminar o segundo bolo e acabei jogando fora, estou observando se o bolo reminiscente da algum sinal de contaminação, por enquanto está desenvolvendo aparentemente bem.
 
Upvote 0
Back
Top