Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda Colheita...

Dest

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/01/2009
3
56
34
Ola pessoal, há algum tempo ja que estou atraz dos cogumelos magicos... "os cubensis" e em todas as caçadas até agora... sem sucesso... fui até num pasto ativo... que segundo meu amigo.. ele colheu cerca de 40 cogumelos segundo ele.. mais ao chegar la ... pra minha surpresa... nada havia... entao pensei comigo... acho que é por causa q não tem feito sol durante uma semana... foi uma semana toda só de garoa chuva e nublado... só que a 3 dias o sol nasceu e não choveu até agora... então gostaria de saber se ta no tempo certo para a colheita... pois o pasto que meu amigo diz pegar os cogumelos... é muito longe da minha casa.. e eu não quero ir la pra voltar sem nada nas mãos... como ja disse... choveu uma semana toda e ja ta no terceiro dia de sol sem chover nenhuma vez... lembrando que la no pasto há 2 arvores... que são beira ao rio... e é muito humido debaixo das arvores com pastagem alta.. e la que meu amigo diz haver muitos cubensis... dai gostaria de saber pq eles não estavam lá quando eu fui... se foi devido a chuva intensa mesmo... e se agora dps de ums dias de sol... gostaria de saber qual a chance deles estarem lá na proxima caça.... vlw

Abraço.

a primeira informaçao que voce deveria saber, cogumelos nao sao plantas, nao fazem fotossintese.

mais creio eu que precisa do calor estou certo? se não estiver... por favor... me corrija... creio que com chuva... o calor necessario não é atingido.. :)

Esses P. Cubensis que você eventualmente pode encontrar nos pastos, geralmente frutificam com a queda da umidade: chuva = que abaixa a temperatura e leva a umidade - Sol: aumenta a temperatura e diminui a umidade.

As fezes do animal (vaca, etc) no solo, recebem o sol (temperatura oscilando em 30 graus, quando a chuva vem a temperatura cai, vai oscilar em 25º para baixo.
Assim os esporos eclodam para dar inicio ao processo de crescimento do micélio, quanto maior a umidade, melhor.

Mas... a natureza é anciã, então, não tem uma fórmula certa e exata para isso. É contar com a sorte mesmo.

Back