Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda: Cogumelos x Depressao, apatia

GuerreiroSonhador

Primórdia
Membro Ativo
30/06/2013
67
29
30
Alguem poderia me ajudar nessa duvida?
Cogumelos podem ajudar no tratamento de depressão?

Vou resumir um pouco da minha história:



Tudo começou após a morte da minha mãe por volta dos 9 anos de idade....
Ela também sofreu de depressão. E isso fez com que a depressão jogasse todo o mal pra fora que fez com que ela tivesse câncer...
Mas enfim voltando a minha historia.
Creio que como ela teve essa doença e mais pessoas na família com o histórico dessa doença não há sombra de duvidas que hoje aos 19 anos de idade sofro com essa doença ou está começando e esta ficando cada vez pior...

Desde novo sempre me senti diferente dos outros, por não ter uma mãe e uma pai em cima, com a morte da minha mãe meu pai sumiu por ai no mundo, fiquei morando com meus avós, mas como nada nessa vida é para sempre eles vieram a falecer quando eu tinha 15 e 16 anos... Logo após isso eu completamente perdi o gosto pela vida, e só agora após cerca de 3 anos que comecei a ver isso.. Eu sempre culpava meu EGO, ou meu EGO não me deixava enxergar as coisas e fizesse com que eu colocasse a culpa desse problema todo na sociedade, nas coisas ao meu redor e nunca enxergava que o problema era eu, ou estava dentro de mim, cheguei a culpar até Deus por isso (me arrependo eternamente).

Eu perdi a fé, o gosto pela vida, toda emoção...


Comecei a pesquisar sobre esquizofrenia, algo que nunca passou pela minha cabeça que poderia ter, e dentro da esquizofrenia vi que há vários tipos de esquizofrenia, a APATIA...
Vi algumas matérias, a principal essa: “APATIA – A MORTE EM VIDA” (não coloquei o link, as e so pesquisarem com esse nome).
Ao ler a matéria parecia que me descrevia, realmente, perdi o gosto pela vida... Muitos dias já me perguntei, o que acontecia comigo. Eu não consigo imaginar um futuro, fico preso ao passado sempre. Eu prefiro ficar sozinho com um fone de ouvido escutando uma musica do que ter uma pessoa ao lado pra conversar, eu chego perto das pessoas eu não sei o que falar com elas, e como não sei o que falar acabo ficando calado, não consigo fazer mais amizades com ninguém, acaba que cada vez mais me distancio das que restaram.
Enfim, não sinto mais vontade de sair como antes, sempre que saio me arrependo. Tudo que acho que vai ser bom pra mim, acaba que nunca é. Eu boto muita expectativa nas coisas, e sempre nunca e como espero que seja e isso só me fez afundar cada vez mais...
Sou daquele tipo de pessoa que parece ser calma, tranquila em paz consigo mesmo mas no fundo e completamente o oposto disso. E como se mentalmente eu tivesse em uma batalha, uma batalha que não tem fim.. São os pensamentos bons lutando o tempo todo contra os pensamentos ruins.


Tento sempre demonstrar um sorriso para as pessoas, um sorriso muito forçado que acaba me custando caro, mas no fundo, na minha mente a uma série de pensamentos que nunca param. EU não consigo mais me concentrar, é o tempo todo pensamentos ruins e bons, ao mesmo tempo que estou aqui digitando esse texto querendo ter uma ajuda e me livrar disso tudo, do nada em questão de segundos eu já mudei de ideia, o EGO me domina e eu penso que e melhor ficar nesse sofrimento o resto da vida, que nada vai adiantar, que as pessoas vao me olhar e rirem de mim se procurar ajuda.
Nunca tive coragem de me abrir com as pessoas, até porque não tenho realmente com quem me abrir, não tenho contato com a família, com poucos apenas.
Esse o motivo pelo qual me levou a querer buscar conhecimento por cogumelos, li muitos relatos, e me encantou tudo isso...
Eu fiquei uma boa parte da minha vida culpando Deus por tudo isso, chegou um momento em que me dizia ser ateu, que não acreditava em Deus, criei inimizades com pessoas que amava por causa disso.
Não sei onde pedir ajuda, mais eu quero mudar, quero mudar meus hábitos, quero ser uma pessoa normal, feliz...

Tentei resumir um pouco do que eu passo, mais creio que tem muita coisa que nao citei ainda mas ao decorrer vou falando sobre isso.

Fico muito grato com todos que passarem por este topico, espero que possam me ajuda, creio que a melhora em si depende principalmente de mim...

Um grande abraço a todos.
 
Amigo guerreiro, ficar preso ao passado gera depressão, assim como ficar pensando no futuro gera ansiedade.
Dica importante: ESTUDE textos budistas.

Quanto ao uso de cogumelos para ajudar-lhe eu acredito que possa funcionar sim. Em mim os cogumelos agem de um modo em que me ajudam a pensar com clareza, e principalmente me mostram o que é de fato importante para nossas vidas. Pelo modo em que a sociedade que vivemos se desenvolveu, é comum nos vermos presos em milhoes de pensamentos e preocupações que não fazem parte de nossa essência.

Comece com dosagens bem baixas (<1g seca) e descubra por si mesmo.

Qualquer coisa me mande mensagem, um abraço e boa jornada!
 
Alguem poderia me ajudar nessa duvida?
Cogumelos podem ajudar no tratamento de depressão?


Talvez.

Mas também podem acelerar o processo, o que teria resultados imprevisíveis. Você pode até piorar. Por isso há diversos avisos pelo site para quem tem algum transtorno de humor ou outro quadro que exija atenção psicológica ou médica ter muito cuidado com os cogumelos psicoativos.



Já tentou algum tipo de tratamento médico ou alguma terapia?
 
Amigo guerreiro, ficar preso ao passado gera depressão, assim como ficar pensando no futuro gera ansiedade.
Dica importante: ESTUDE textos budistas.

Quanto ao uso de cogumelos para ajudar-lhe eu acredito que possa funcionar sim. Em mim os cogumelos agem de um modo em que me ajudam a pensar com clareza, e principalmente me mostram o que é de fato importante para nossas vidas. Pelo modo em que a sociedade que vivemos se desenvolveu, é comum nos vermos presos em milhoes de pensamentos e preocupações que não fazem parte de nossa essência.

Comece com dosagens bem baixas (<1g seca) e descubra por si mesmo.

Qualquer coisa me mande mensagem, um abraço e boa jornada!

Muito obrigado pela ajuda, seguirei sua dica..

Talvez.

Mas também podem acelerar o processo, o que teria resultados imprevisíveis. Você pode até piorar. Por isso há diversos avisos pelo site para quem tem algum transtorno de humor ou outro quadro que exija atenção psicológica ou médica ter muito cuidado com os cogumelos psicoativos.



Já tentou algum tipo de tratamento médico ou alguma terapia?

Acelerar o processo como assim? Tornando um grau mais elevador de depressao?
Nunca tentei nenhum tipo de tratamento ou terapia não, infelizmente.
 
Acelerar o processo como assim? Tornando um grau mais elevador de depressao?
Nunca tentei nenhum tipo de tratamento ou terapia não, infelizmente.


Sim, podem levar à piora da depressão.
 
Entendi... Mas se caso eu começar com o uso de cogumelos, co dosagens mais baixas? Acho que para saber se me iria me fazer bem ou mal os cogu eu teria que ter um contato antes certo?
 
Correto, infelizmente não tem como afirmar se eles causariam uma melhora ou uma piora no quadro, o único jeito de descobrir é tentando. Portanto, pense muito bem antes de qualquer coisa ...
 
Entendi... Mas se caso eu começar com o uso de cogumelos, co dosagens mais baixas? Acho que para saber se me iria me fazer bem ou mal os cogu eu teria que ter um contato antes certo?



Acho que antes de tentar se auto-tratar de uma condição complexa assim você deveria procurar ajuda profissional. E mesmo doses baixas, sendo que o que pode ser considerado dose baixa varia muito conforme a pessoa, de repente podem se revelar prejudiciais. Ainda mais sem assistência direta de alguém experiente. Não só cogumelos como outros psicodélicos podem agir como "lentes de aumento" sobre seus problemas e traumas, e trazê-los a tona de forma abrupta e dolorosa.

Muitas pessoas tem resistência a médicos. Se esse for o seu caso tente com um psicólogo primeiro.


Cogumelos com psilocibina estão sendo pesquisados principalmente para casos de ansiedade, TOC e cefaléias.
 
Correto, infelizmente não tem como afirmar se eles causariam uma melhora ou uma piora no quadro, o único jeito de descobrir é tentando. Portanto, pense muito bem antes de qualquer coisa ...

Entedi, mas entre procurar por tratamento com remedios antidepressivos, essas 'drogas' legais eu prefiro optar por algo que me sentiria mais confiante em tomar... Ja venho pesquisando a muito tempo sobre cogumelos, ja fiz uso de alucinogenos sinteticos (LSD), mas hoje em dia e raro conseguir encontrar, acaba vindo outras substâncias... Mas no primeiro contato que tive com LSD ou alguma substancia que chegou perto foi muito boa a trip, e apos dela me senti muito melhor, mas como tudo foi somente por um tempo determinado...
Creio que ayahuasca poderia ajudar na cura também, mas não me despertou nenhum interesse, e como se eu tivesse uma confiança nos cogumelos.
 
Ter essas sensações é complicado.. mas sair do buraco sozinho é mais complicado ainda. Procure ajuda, de pessoa para pessoa!

Qualquer coisa estamos aqui, dentro do que pudermos ajudar.
 
Não quero cair no mesmo lugar comum e infantil que nosso amigo acima, mas, talvez uma mulher (ou Homem, dependendo da orientação sexual) possa ajudar no processo. Estou falando de alguém que você goste e tenha vontade de estar perto. Alguém que te ponha para cima e dê um motivo para levantar da cama. Viver é bem mais fácil quando você tem alguém ao seu lado para compartilhar desejos, sonhos, realizações e frustações.
Não sei como é, mas posso imaginar o que é viver sem pai/mãe, avós ou alguém que cuide de nós. Pessoas que dão a "sustentação" para vida. Imagino que deve ser muito difícil. Mas você não deve se prender nisso, tem que acreditar em si e partir para a luta. Você é muito jovem ainda, tem todo o tempo do mundo para aprender. Não se prenda, enfrente seus medos, não tente esconder por que um dia eles voltarão.
A resposta disso tudo está dentro de você. Ache-a.
Procure um psicólogo, o quanto antes. Não tente se auto-tratar com cogumelos. Pode piorar a situação.

"Os alucinógenos são incapazes de criar uma realidade alheia a você. Eles só mostram o que está dentro de ti"
Se você está mal consigo mesmo tende a piorar em uma viagem. E acredite, uma bad trip pode ser desastrosa. Talvez você não esteja preparado ainda.
Se você está bem consigo, a psilocibina pode intensificar a sensação...

CUIDADO!!!
qualquer coisa, estamos aqui. Se quiser conversar, me mande uma MP.

PS: Outra coisa, tente procurar uma religião. Cristianismo, budismo, umbanda, espiritismo. Isso pode ajudar bastante. Se sentir parte de algo pode fazer toda a diferença.
 
Última edição:
Força aí, mano, siga as recomendações da galera e procure um bom psicólogo antes de buscar automedicação com cogumelos ou outros psicoativos. Estamos aqui pra dar-lhe nosso apoio. SAÚDE!
 
É importante lembrar que é um tremendo engano usar cogumelos (ou qualquer outra substância) e ficar de braços cruzados achando que um dia acordará de bem com a vida e curado. É necessário ter disciplina, dar um novo passo a cada dia, amar-se e cuidar de si mesmo. Se você não se ama, ninguém poderá amá-lo.

Um passo importante é aceitar a sua personalidade, às vezes gostaríamos de ser como as outras pessoas porque a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa. Mas... não interessa se a grama do vizinho é mais verde, pinte a sua grama de azul, roxo, amarelo, marrom... Sorria e ache graça de si mesmo.

Também é fácil ler os relatos que nos convém e criarmos certas expectativas sobre os cogumelos. Os estudos sérios que fazem o uso dos mágicos para tratar certos problemas, são feitos com o acompanhamento de profissionais da área.

Apostar na autocura é um caminho muito árduo e pode lhe trazer sérias consequências. Sorte daqueles que voltaram para contar a história, outros...

As dicas que posso lhe dar é: faça exercícios físicos (ao poucos, com paciência), alimente-se com coisas saudáveis (cuide com amor o veículo que carrega a sua mente), procure meditar, pode ser 10 minutos por dia e vá progredindo conforme achar necessário. Crie mini-metas e vá conquistando uma a cada dia. Nos dias que você falhar, não tem problema, tenha compaixão por si mesmo, erga a cabeça e siga em frente.

Atenção especial na dica do Moe!... Leia textos budistas! Independente das suas crenças, são mensagens que iluminam a mente.

Se você não tem com quem se abrir, por aqui no CM está cheio de malucos que passam/passaram por experiências parecidas. Inclusive, sem citar nomes, temos profissionais da área também... Espero que em breve ele entre em contato com você via MP.
 
Última edição:
Alguem poderia me ajudar nessa duvida?
Cogumelos podem ajudar no tratamento de depressão?

Vou resumir um pouco da minha história:



Tudo começou após a morte da minha mãe por volta dos 9 anos de idade....
Ela também sofreu de depressão. E isso fez com que a depressão jogasse todo o mal pra fora que fez com que ela tivesse câncer...
Mas enfim voltando a minha historia.
Creio que como ela teve essa doença e mais pessoas na família com o histórico dessa doença não há sombra de duvidas que hoje aos 19 anos de idade sofro com essa doença ou está começando e esta ficando cada vez pior...

Desde novo sempre me senti diferente dos outros, por não ter uma mãe e uma pai em cima, com a morte da minha mãe meu pai sumiu por ai no mundo, fiquei morando com meus avós, mas como nada nessa vida é para sempre eles vieram a falecer quando eu tinha 15 e 16 anos... Logo após isso eu completamente perdi o gosto pela vida, e só agora após cerca de 3 anos que comecei a ver isso.. Eu sempre culpava meu EGO, ou meu EGO não me deixava enxergar as coisas e fizesse com que eu colocasse a culpa desse problema todo na sociedade, nas coisas ao meu redor e nunca enxergava que o problema era eu, ou estava dentro de mim, cheguei a culpar até Deus por isso (me arrependo eternamente).

Eu perdi a fé, o gosto pela vida, toda emoção...


Comecei a pesquisar sobre esquizofrenia, algo que nunca passou pela minha cabeça que poderia ter, e dentro da esquizofrenia vi que há vários tipos de esquizofrenia, a APATIA...
Vi algumas matérias, a principal essa: “APATIA – A MORTE EM VIDA” (não coloquei o link, as e so pesquisarem com esse nome).
Ao ler a matéria parecia que me descrevia, realmente, perdi o gosto pela vida... Muitos dias já me perguntei, o que acontecia comigo. Eu não consigo imaginar um futuro, fico preso ao passado sempre. Eu prefiro ficar sozinho com um fone de ouvido escutando uma musica do que ter uma pessoa ao lado pra conversar, eu chego perto das pessoas eu não sei o que falar com elas, e como não sei o que falar acabo ficando calado, não consigo fazer mais amizades com ninguém, acaba que cada vez mais me distancio das que restaram.
Enfim, não sinto mais vontade de sair como antes, sempre que saio me arrependo. Tudo que acho que vai ser bom pra mim, acaba que nunca é. Eu boto muita expectativa nas coisas, e sempre nunca e como espero que seja e isso só me fez afundar cada vez mais...
Sou daquele tipo de pessoa que parece ser calma, tranquila em paz consigo mesmo mas no fundo e completamente o oposto disso. E como se mentalmente eu tivesse em uma batalha, uma batalha que não tem fim.. São os pensamentos bons lutando o tempo todo contra os pensamentos ruins.


Tento sempre demonstrar um sorriso para as pessoas, um sorriso muito forçado que acaba me custando caro, mas no fundo, na minha mente a uma série de pensamentos que nunca param. EU não consigo mais me concentrar, é o tempo todo pensamentos ruins e bons, ao mesmo tempo que estou aqui digitando esse texto querendo ter uma ajuda e me livrar disso tudo, do nada em questão de segundos eu já mudei de ideia, o EGO me domina e eu penso que e melhor ficar nesse sofrimento o resto da vida, que nada vai adiantar, que as pessoas vao me olhar e rirem de mim se procurar ajuda.
Nunca tive coragem de me abrir com as pessoas, até porque não tenho realmente com quem me abrir, não tenho contato com a família, com poucos apenas.
Esse o motivo pelo qual me levou a querer buscar conhecimento por cogumelos, li muitos relatos, e me encantou tudo isso...
Eu fiquei uma boa parte da minha vida culpando Deus por tudo isso, chegou um momento em que me dizia ser ateu, que não acreditava em Deus, criei inimizades com pessoas que amava por causa disso.
Não sei onde pedir ajuda, mais eu quero mudar, quero mudar meus hábitos, quero ser uma pessoa normal, feliz...

Tentei resumir um pouco do que eu passo, mais creio que tem muita coisa que nao citei ainda mas ao decorrer vou falando sobre isso.

Fico muito grato com todos que passarem por este topico, espero que possam me ajuda, creio que a melhora em si depende principalmente de mim...

Um grande abraço a todos.

Salve irmão...a galera aqui é ninja, concordo com as orientações do pessoal, sobre psicoterapia, eu faço e te garanto que é muito bom, não perde tempo não brother, pelo que você relatou, nesse momento utilizar algum psicoativo como auto-medicação pode ser tão ruim como tentar se livrar de areia movediça querendo puxar os próprios cabelos.

E como andam as coisas ultimamente? Good vibes
 
Back
Top