Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agroecologia... O que você considera sobre isso?

Eu acredito que um colapso no modelo agricola é inevitavel.
eu já penso diferente.
creio que a tendencia da agricultura convencional, segue na direção de uma agricultura de precisão(tecnologia aliada a anos de pesquisa e informação), redução de danos ambientais e aliada a técnicas de produção agro-ecológicas.

Eu acredito que um colapso no modelo agricola é inevitavel..

Crises periódicas parecem estar "inclusas"no capitalismo. E as recuperações também. Parece meio alarmista entretanto dizer que uma crise financeira pararia o sistema agrícola por falta de insumos agrícolas e problemas relativos ao comércio. Para mim é mais realista pensar que os principais governos agiriam juntos para criar alternativas para que o sistema continuasse funcional.

Acho que só uma catástrofe muito grande para trazer risco real ao sistema agrícola e outros pilares do capitalismo. Talvez o impacto de um meteoro, ou uma grande guerra nuclear.

Enquanto isso resta às alternativas agrícolas proposta provarem que podem ser viáveis. Que podem alimentar a população atual do mundo, por exemplo.

O modelo agrícola atual tem seus poréns, mas tem produtividade bem elevada. Tanto que hoje, se vivêssemos em um mundo melhor onde fosse imperativo fornecer alimentos para todos os seres humanos , o que esbarra em várias questões práticas ligadas à economia e ao poder político, não haveria mais fome. Já produzimos alimento suficiente para alimentar toda a população do planeta Terra, mais os animais criados atualmente. O link que você indicou fala algo parecido:

O estudo concreto das situações de fome mostra, no entanto, um paradoxo que dominou toda a reflexão e, de certa forma, as políticas públicas sobre o tema, ao menos durante a segunda metade do século XX: a fome era e é provocada muito mais pela impossibilidade de acesso a alimentos existentes do que pela escassez absoluta na oferta. E na raiz dessa impossibilidade estão não apenas falta de dinheiro para comprar comida, mas, como mostram inúmeros trabalhos do prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen (3; 4), falta de democracia para que políticas públicas permitam que cheguem os alimentos aos que não podem produzi-los ou adquiri-los no mercado.

O fantasma de Malthus sempre preocupa. Mas resta saber se não vai surgir um novo modelo que permita mais um salto de produtividade. De qualquer forma a população humana cresce mais devagar agora, e em certo momento teremos um equilíbrio ou mesmo decréscimo populacional, o que representará outro desafio.

Sao as pequenas atitudes das mentes como a nossa, que critica essa globalizacao industrial, é que vao fazer a diferença no futuro.
Cada um deve continuar a fazer sua parte, plantando e colhendo suas verduras, frutas e nao degradando o meio ambiente e dizendo NAO a esse capitalismo que falha cada dia mais. Assim as pessoas irao, quem sabe, começar a ver esse sistema falho em que elas vivem e se espelham dia a pós dia.
É claro que muitas vezes, em nossa sociedade, nao temos a oportunidade de exercitar a agroecologia, entao vamos espalhar cada vez mais nossas ideologias, para que pessoas e mais pessoas comecem a `abrir os olhos`

Aos poucos faremos a diferença !

Paz :D

Back