Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agroecologia... O que você considera sobre isso?

Agricola

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2009
154
76
Olá a todos...
Gostaria de saber o que os estudantes de micologia pensam a respeito da Agroecologia, agricultura ecológica, sistemas campesinos de produção.
Pessoalmente acho isso muito importante. O resgate dos conhecimentos ancestrais. O resgate da vida no campo e da simplicidade. Do não agredir, do conjunto e integração de seres que promovem o equilíbrio.

Sei que muitos estão por dentro do assunto.. Mas muitos aqui também vivem em grandes zonas urbanas e não tem muita noção de como anda o desenvolvimento agrícola nesse país..

O que pensam sobre isso? O que colocam em seus pratos? Alimentos orgânicos ou convencionais? Carne ou cogumelos?

Deixo também um grande convite a todos, que participem dos encontros agroecológicos, promovam as trocas de sementes, organizem-se em grupos e causem o exodo urbano. Muito estudo é preciso, unir-se com a terra é o primeiro passo.

Para quem tem facebook, peço que acompanhe a REGA (Rede de Grupos Agroecológicos) e participe dos ENGAS (Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia)

Um grande abraço! Por favor, se leu até aqui, comente!

A gente ainda vai acordar das manipulações despudoradas da Monsanto e os grupos que desejam dominar completamente a produção de alimentos, e fazer o possível, o que estiver ao alcance, para retomar a autonomia de alimentação e medicina nos cultivos agroecológicos próprios, de cada indivíduo e de comunidades inteiras. Que este despertar e esta autogestão na produção dos próprios alimentos e medicinas aconteça neste 2014! NAMASTE

Como ve essa consciência sendo distribuida? Através de quais ações sociais? O que acha que seria importante ser trabalhado com as pessoas?

Aparentemente gostaríamos de ver as pessoas se auto-concientizando, recebendo uma luz cósmica, mas isso não ocorre.. O que acha necessário para criar uma comunidade ou juntar-se a uma?

Por que escolhemos viver aqui e não lá?

Bom, mas o que tem lá? Tem isso? E aquilo? É um lugar bom para viver? O que farei num lugar como esse? De que viverei?

Se tratando de ecovilas e comunidades agrícolas, o que é que falta para isso se tornar atraente e possível?

Mudar a massa, mostrar a importância de uma nova ordem mundial é impossível, a grande maioria não dá a mínima de onde vem a comida ou como é produzida. O ideal seria obrigar a todos a assistirem o Food Inc., mas isso é fantasia.
O mercado é quem manda e o mercado é oportunista, viu o novo slogan da Sadia? "nossos frangos não recebem hormônios". Ou seja, a Sadia vendo essa parcela da população em um burburinho de "nossa frango com hormonios?", e já tomou a frente. Vamos enganá-los, vamos satisfazer estes consumidores também!

A mudança vai partir de cada um. Permaculture-me. E o meu amigo a me ver bem, vai ver o exemplo e lá no fundo toco ele. E como somos uma rede, um vai tocando o outro.
Quer um bom exemplo? A Ilha de Páscoa. Veja como os nativos daquela ilha se auto depredaram, acabaram eles mesmo com os seus recursos naturais e se extinguiram, praticamente. Por ser uma ilha, não tinham para onde correr. Estamos em um globo, a lógica não muda muito.

Exato, quem dita o caminho da agricultura é o consumidor através do mercado. As esperanças parecem muito distantes pois não dependemos apenas de mercado interno. Como conscientizar um mercado gigante como o chinês que demanda por comida? De fato, não há como...

A mudança real, sei disso, só ocorrerá por meio de algum desastre, de um colapso. Pois quando o país escolhe fazer parte do "mundo globalizado" torna isso tudo impossível..

O Brasil mesmo, através do governo atual, pretende aumentar a produção de carne em 50% para satisfazer o mercado chinês. As consequências certamente será desastrosas. Nada vai demandar e degradar mais recursos do que isso. =\

Então eu penso que essa conscientização ao meu ver eh um pouco vago, vendo que as industrias e o sistema agricola atual eh totalmente contrario disso tudo. E com disse o Cosmik mudar a massa eh praticamente impossivel!!
mas cada um sabe de si, ou sabe que sabe, ou na verdade não sabe de coisa alguma.
eu por exemplo, ao longo de uns tempos construi um açude com a ajuda de um corguinho, construindo curvas e desniveis no solo, e mesmo assim sempre aproveitando a agua da chuva num tipo de caixa dagua q capita a agua e armazena ela, e quando precisa usa e quando nao precisa ela ta lá, numa area sombreada que não deixa ela evapora. Mas por que eu fiz isso com a ajuda de alguns amigos? bom acho que pq eu sempre gostei do mato e sempre bebi ayahuasca e usei cogumelos, e isso se torna inevitavel pra mim, mas a massa mesmo nao esta nem ai, o negocio é encher o pandu de hamburguer
então isso ai tem que ser de cada um mesmo, mostrando pros filhos e assim daqui uns 300 anos quem sabe pode ainda ter uma porcentagem que chegue a 10 por cento do globo ja esta de bom tamanho.

Um grande desafio à expansão consciencial humana em escala mundial é a hipnose, o controle mental exercido principalmente pela Educação e a Mídia. Pela Educação, impõe-se uma visão de mundo, uma matriz com as "verdades" e "inverdades" preestabelecidas pelos decretos dos detentores do Poder, isto é, daqueles poucos seres humanos (alguns afirmam que há reptilianos na parada) que controlam o Dinheiro, o Conhecimento, as Instituições Sociais, as Indústrias, o Alto Comércio, a Mídia e tudo mais.

A Mídia atualmente, especialmente através da televisão, controla literalmente a Mente de muitos milhões de pessoas. A TV tornou-se o Grande Templo da atualidade, e as pessoas inconscientemente são condicionadas a seguir os ditames da Mídia. Os iphones então, e também a internet, estão individualizando cada dia mais as pessoas, fazendo com que vivamos num mundo muito mais virtual do que real. Está ocorrendo uma desnaturação imensa. Outro dia eu entrei no metrô de Sampa, e fiquei estarrecido... TODO MUNDO dentro do vagão com os olhos fixos nas telinhas dos seus respectivos iphones e tablets... kkk... impressionante o alheamento, e virtualização da vida. Sei lá, viu...

Mais grave ainda no processo de Regeneração é a Corrupção vigente e já aceita como perfeitamente normal do seres humanos em todos os níveis e escalões da Pirâmide Social. Todos e cada um, não têm o mínimo pudor e procura sempre tirar vantagem em tudo. Essa danada dessa Corrupção é um verdadeiro Câncer Social, que promove desmandos inaceitáveis, injustiças inacreditáveis e até genocídios inaceitáveis.

Será que isso tem jeito :?:

Pois quando o país escolhe fazer parte do "mundo globalizado" torna isso tudo impossível..

Essa "escolha" não foi bem uma escolha, pois fomos arrastados pela onda histórica associada à globalização. E o Brasil resiste, tendo ainda pouca inserção no comércio global. Exportamos muita matéria prima e commodities, mas em relação ao tamanho da nossa economia e da nossa população nosso comércio exterior é incipiente.

Quanto à globalização em si eu acho que a mesma é um movimento que tende a ser benéfico. As próprias ideias discutidas aqui se espalharam a partir de outros lugares em boa parte por causa da globalização, que favorece o trânsito de ideias tanto quanto de serviços e produtos.

E para cair fora, agora, é bem difícil. E certamente tempos difíceis aguardam o país que tentar. Certamente tempos bem piores que os atuais. Quem vai pagar o preço?

Para mim, é a única solução para evitar a extinção dos humanos como espécie dominante.

Tomamos como exemplo as abelhas: se elas desaparecessem da Terra, toda a produção agrícola pararia e os seres humanos morreriam de fome, reduzindo a população drasticamente.

E quando vemos que a agricultura que é a que mais necessita de abelhas, é a que mais colabora para o fim desses insetos, notamos o nível ralo de consciência por parte da sociedade atual, como um todo.

O ser humano "primitivo" sabia produzir seu próprio alimento. Hoje, ninguém planta mais. Tudo disponível nos supermercados!

Produzir alimentos, nem que seja uma pequena porcentagem do consumo, já é um grande passo para a mudança. Uma horta, por exemplo.

então voltemos a ser caçadores/coletores.........novamente!

Isso.

Lembre-se entretanto que as populações de caçadores-coletores tem densidades populacionais muito baixas. Afinal, dependem do que encontram. Não tem agricultura ou agropecuária para produzie calorias sufientes para grandes densidades populacionais.

Quem vai morrer ou ir embora para que os outros vivam como caçadores coletores?

Isso.

Lembre-se entretanto que as populações de caçadores-coletores tem densidades populacionais muito baixas. Afinal, dependem do que encontram. Não tem agricultura ou agropecuária para produzie calorias sufientes para grandes densidades populacionais.

Quem vai morrer ou ir embora para que os outros vivam como caçadores coletores?
pois é, talvez seja um caminho sem volta.
Boa pergunta.

Tentar regredir claramente não é uma solução...
ou....esse é o dilema!

Interessante esses assuntos, mas me lembro bem da ultima vez que fui abduzido enquanto corria numa serra, fui levado para um lugar que eles discutiam isso, mas no planeta deles, nao era bem plantações, mas tipo isso, eu sei que é confuso, mas se encaixa perfeitamente nesse enquadramento aqui.
os pigmeus da africa vivem praticamente igual a milenios de anos, coletam, fazem casas nas arvores, depois de 3 ou 4 meses vao pra outro canto da floresta, e eles entoam cancoes, chamadas, hinos em comemoração ao que foi coletado e caçado, então isso tb ta no dna, so os fracos realmente perecerão. pq eh tao facil fazer as coisas, nao tem muito segredo nao, os cogumelos é um exemplo claro e coeso disso tudo, so tomar como exemplo

E com disse o Cosmik mudar a massa eh praticamente impossivel!!

Não disse, mas concordo em partes. A solução é adaptar-se ao meio para poder evoluir. Caminhemos para frente e não para trás. Não foi assim que as primeiras formas de vida se adaptaram para que hoje tenhamos autoconsciência? Os enteógenos nos permitem olhar para dentro e então compreender o que acontece em volta. Embora às vezes gostamos de ver o mundo meio "catastrófico" e alienado pela mídia, mas ao expandirmos um pouco, há 100 anos atrás não existia TV, Internet, etc. Será que as pessoas daquela época eram mais ou menos alienadas? Minha amnésia não me permite lembrar com nitidez aquela época, mas acredito que hoje temos muito mais acesso as informações. A jornada para evolução é bem lenta, mas acredito que em meio a tanto caos, o universo como um todo se auto-organiza.

foi mesmo Cosmik vc nao disse, te confundi com o tupy

em relação a 100 anos atrás não existir isso que vc citou, eu já penso diferente, eu acho que ja existia sim, eu disse eu acho, pra depois nao virar encrenca
do mesmo jeito que estamos vivendo aqui o agora, eu acredito, que existem uma população que estão vivendo a 100 anos na frente, e assim por diante
e tem pessoas que tem esse acesso a esses intervalos, eu creio muito nisso, não é alienação antes que o ecuador vem dizendo referencias a isso ou aquilo, eu acredito e sou feliz assim, e essa visão nem foi os cogumelos que me mostraram essa direclçao e sim a ayahuasca, mas enfim, não custa nada a rapaziada construir uma cisternas com tubos ate na boca, ou um mini açude, ou uma capacitação de agua da chuva, ou a agua que sai da pia ir pras chacronas ou outras plantas, e assim por diante.

A jornada para evolução é bem lenta, mas acredito que em meio a tanto caos, o universo como um todo se auto-organiza.

Em um sistema fechado a entropia sempre aumenta. Todo teórico que buscou alternativas para a segunda lei da termodinâmica acabou com resultados negativos.

Mas quem sabe vivemos em um tipo diferente de sistema? Ou de repente não vivemos em um sistema fechado.

Quanto à mudança das massas é uma discussão meio inútil, na minha opinião. É CLARO que estão mudando, a cada milissegundo. Nada é permanente. Podem não estar mudando para o que a pessoa X ou a pessoa Y desejam, mas a mudança é indiscutível.

Quem pode vai plantando consciência e tudo que pode e até o que ñ pode ou melhor que é proibido!

Eu acredito que um colapso no modelo agricola é inevitavel..

Seja por degradação de recursos naturais, seja por uma crise financeira..

Esse modelo "revolução-verde" só existe porque existem bancos e financiamentos. Entretanto, o modelo é norte-americano e não funcionaria sem a importação de insumos (sementes, fertilizantes, cidas), sem falar nas patentes. Então, mediante uma crise financeira norte-americana por exemplo, o sistema todo já cairia e pessoas morreriam de fome nos grandes centros urbanos..

Quero deixar um texto que acho ótimo.. Só clicar ai que vai pro Scielo:

Alimentos versus população: está ressurgindo o fantasma malthusiano? - Ricardo Abramovay

Back