Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

AGAR (PA)

M

Mauricio

Visitante
Com frasco de 500 g de agar (PA) voce faz centenas de placas, é facil trabalhar, basta uma balança digital, uma glove comum.
A receita com esse agar é:
1,5 g de agar
20 g de batata
2,0 g de dextrose
100 ml de água
Rendimento: 12 a 14 BDA.
Use copos de requeijão para pesar o material (batata, agar e dextrose).
Use uma garrafa de plástico resistente a calor e pressão, baixa e de base larga para não virar dentro da panela de pressão para esterilizar o BDA.
Trabalhe com a dextrose e agar dentro da glove para não contaminar o produto.
1- Pesar 20 g de batata descascada, cortar em pequenos pedaços e ferver em 300 ml de água mineral, isso porque vai evaporar, deixe ferver em fogo baixo até ter + ou - 100 a 110 ml de caldo, isso levará uns 30 minutos.
2- Pesar 1,5 g de agar, pesar 2,0 g de dextrose noutro copo.
3- Colocar o copo com agar na balança e tarar (zerar o peso), derramar o caldo de batata até obter 50 g
4- Colocar o copo com dextrose na balança e tarar (zerar o peso), derramar o caldo de batata até obter 50 g
Mistura bem ambos e depois juntar os dois na garrafa plástica, fechar com a propria tampa mas deixe o bico levantado para não estourar. Por na panela de pressão, quando pegar pressão conte 15 minutos e apague o fogo.
Não abra a panela, deixe 2 a 3 horas esfriando, também não pode passar disso senão o agar endurece, ele deve estar a 50 graus para derramar nas placas, esse tempo resfria o suficiente sem endurecer.
Abrir a panela e derramar nas placas, dentro da glove, deixe as placas semi fechadas para não condensar muita água na tampa, deixe tudo dentro da glove e use no dia seguinte para inocular.
 
Última edição por um moderador:
@Mauricio , a garrafa plástica pode ser Pet?

Ah, e você sugeriu fechá-la. No caso, o bico levantado seria deixá-la de pé não?
 
Pet não sei se resiste ao calor e pressão.
Garrafa de vidro serve, o problema é equilibrar dentro da panela quando estiver fervendo.
Eu achei uma garrafa baixa e de fundo amplo com bico que levanta e assenta que era para levar suco ficou ideal.
 
Fala pessoal, uma dúvida, depois de inoculados nessa substancia a base de agar, e depois que o micélio crescer como transferir para um bolo PF ou Saco (aqueles usados para cogumelos shimeji)?
Sei que com a seringa e carimbo é simples, Se fosse grãos era soh transferir para outro pote e mexer.
Caso não seja pertinente ao assunto me avise e posto em outro lugar.
Obrigado!
 
Proceda da mesma maneira! Adicione os pedaços de ágar nos grãos esterilizados, dentro de uma glovebox, e então sacuda. ;)
Obrigado Rain, referente ao saco para os shimejins entao OK, retiro um pedaço do micelio e coloco dentro do saco com o substrato esterelizado.

Mais se eu for gerar cogumelos usando a tecnica PF como inocular? Com as seringas serias fazer os furos na tampa da papel aluminio e boa. Mais seria possivel inocular um bolo PF usando uma pedaço de cultura em agar? se sim, como exatamente?
Fiquei na dúvida pois o bolo vai ter a camada de vermiculita de proteção, daria para transformar esse pedaço de micelio na cultura em agar em liquido para inocular o bolo pf? rs
 
Mais seria possivel inocular um bolo PF usando uma pedaço de cultura em agar? se sim, como exatamente?
Fiquei na dúvida pois o bolo vai ter a camada de vermiculita de proteção, daria para transformar esse pedaço de micelio na cultura em agar em liquido para inocular o bolo pf? rs


Faça uma cultura líquida com o pedaço de cultura em agar e depois use-a para inocular os bolos PF.
 
Obrigado pessoal! Espero que essas dúvidas tiradas nesse topico ajudem mais algumas pessoas!
Até
 
Com as PFs o mais fácil é trabalhar com os esporos mesmo, mas se quiser, siga as dicas do @Ecuador . Tomando bastante cuidado com a esterilização, é claro!

Com ágar é bom trabalhar com grãos! ;)
 
Com ágar é bom trabalhar com grãos! ;)



Por falar em grãos, uma forma mais rápida seria liquifazer os pedaços de agar e depois injetar nos bolos PF.

Não sei se com o agar funcionaria, mas com grãos eu já fiz. Abri o pote, extraí uma seção com a ponta de uma colher esterilizada, joguei em um vidro com água estéril, coloquei a tampa e balancei bem. Quando a água ficou cheia de partículas usei a solução para injetar em bolos PF, e funcionou.

Talvez dê para fazer com os pedaços de cultura em agar.
 
Tava pesquisando sobre BDA e vi que um malucão na gringa usou flocos de batata! tipo aqueles purês que vem prontos.
Fui procurar no mercado e tinha 2 tipos, um vinha temperado com gordura e um monte de coisas. Outro vinha menos coisas além dos flocos de batata (tipo uns conservantes, estabilizantes e corantes) e era mais barato. Comprei o segundo e vou experimentar, o bom é que dá pra usar 1g por 100ml desses flocos e vc tem sempre pronto. Além de poupar o trabalho de cozinhar a batata e tudo mais. Dá pra fazer a receita no microondas p/ 100ml de agua:
2g de agar
2g de dextrose
1g de purê de batata

O negócio é colocar um pouco a mais de agua pra evaporar no microondas. Esquentar até ferver e colocar na potência baixa por uns 10 minutos num pote de PP semi tampado. Vou testar pra ver no que dá. Será que rola?
 
O negócio é colocar um pouco a mais de agua pra evaporar no microondas. Esquentar até ferver e colocar na potência baixa por uns 10 minutos num pote de PP semi tampado. Vou testar pra ver no que dá. Será que rola?

Sem passar pela esterilização na panela de pressão? Pouco provável.
 
Boa, melhor então esterilizar a solução de agar na panela de pressão, esperar esfriar até sair a pressão e depois colocar nas placas já esterilizadas tbm. Valeu, pelo toque. Vou testar o esquema do purê de saquinho aqui e aviso se rolou :)
 
Amigos uma dúvida sobre esse tópico... teria como adicionar informação de conservação?
Aki cobre até a parte de inocular, mais depois de colonizado e tudo mais, quanto tempo dura essa placa? conserva onde? na geladeira depois de colonizado?
Obrigado!
 
Última edição:
Back
Top