Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

agar...ajuda

lessa6019

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/10/2006
8
67
To precisando de alguma ajuda:
Eu ja tenho alguma experiencia com cultivo em agar, porem eu queria fazer o processo todo no agar:
Explico: Normalmente eu faço uma cultura em DBA com um pedacinho do cogu e após ele colonizar a placa de petri toda, eu coloco esse pedacinho de agar no bolo (milho, ou seja la oque for...) e ai segue.
No caso, eu estou querendo fazer a cultura toda no agar. É possivel, né?
Qual meio devo usar? como fazer o processo todo?
valeu
 
nao coloque dados pessoais seu no forum:!:

a cultura toda em ágar nunca vi ninguem fazer!
 
então..
mas parece que da
tenho um conhecido q trabalha com fungos e ele diz que é possivel fazer a cultura toda em substrato de agar
 
interessante!!! mais deve ser um inferno preparar todos os nutrientes pra ele no agar
 
então..
nada que com uma boa balança e um pouco de saco não de certo..
Eu sei de casos de cogus que frutificaram no BDA..
 
P.Mexicana seria um desses. inclusive se ocorrer um adição de cafeína ao agar a p.mexicana inclusive cria sclerotias.
 
opa opa!!
então ta facil..
só precisa de um print desse cogu. Talvez seja dificil conseguir..
Fazer um meio de agar + dextrose + cafeina é facinho..
um BDA com cafeina..
O cogu desenvolve todo o ciclo nele?
 
tem um livro postado aqui no forum mesmo que fala muito disso, The Mushroom Cultivator , por Paul Stamets.
use a pesquisa / faça o download e boa pesquisa.
 
porra..num acho esse livro
manda o link aqui..
bem dizer, eu vivo me perdendo no forum =]/
 
Bom só pra completar o tópico: cubensis frutifica em ágar sim... no próprio "The Mushroom Cultivator" tem a seguinte foto... Um abraço a todos, boa sorte!
 

Anexos

  • pcemagar.bmp
    738.4 KB · Visualizações: 56
Até hoje só vi frutificações bem pequenas em ágar. Fora a questão dos nutrientes, também tem os parâmetros: temperatura, iluminação e aeração, que são fundamentais para induzir a frutificação.
O shiitake e os pleurotus, por exemplo, normalmente precisam de um choque térmico (<15ºC) para frutificar. Ciclo de claro-escuro (dia-noite) também é necessário, normalmente. Uma maior ventilação também pode ser necessária.
Porém já vi primórdios de espécies chamadas Flammulina velutipes e Oudemansiella canarii que crescerem em placas dentro da geladeira!!! (mas isso não é tão comum.)
 
CHico:
Procure aqui no forum :
Nano Tripp Nano Cubensis Papelao.
;)
consegui uma micro-frutificacao em uma placa de papelao uns anos atras.
ta em algum topico ae perdido.
 
Back
Top