Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Acreditam que o cultivo de cogumelos em estufas (indoor) pode ser lucrativo aqui no Brasil?

ciclonado

Hifa
Cadastrado
06/11/2019
5
12
23
Vi esse vídeo sobre a produção de cogumelos da Southwest Mushrooms e gostei do funcionamento das estufas. Acham que seria lucrativo produzir cogumelos desse jeito no Brasil? Talvez uma solução para quem não tem muito espaço?

Não. Se você não tem espaço você não consegue fazer estufas de tamanho suficiente para cultivar cogumelos em escala comercial e o ano inteiro.
Até mesmo o Portobello e o shiitake que resistem mais que o shimeji em temperaturas mais tropicais não rendem o suficiente sem o controle do clima com câmaras frias.

Sem o capital pra investir nisso, ou em "fazendas" em locais com temperaturas mais amenas é muito difícil competir com empresar grandes.

Você até consegue vender pra colegas, pra amigos, mais por hobby e pra tirar um trocado do que viver disso.

Agora, se você vive em um local com temperaturas médias de 18-20°C aí até da, mas com pouco espaço também fica limitado

Além disso, se for tentar vender, precisa ser rápido, porque estragam rápido quando frescos.
E cogumelos secos fica difícil competir até com os importados da china, que eles conseguem fazer um preço muito baixo.

Sinceramente, é bem difícil ter lucro relevante entrando no mercado de cogumelos comestíveis sem um capital e experiência ou consultor.

Última edição:
Eh ou da pra tentar aproveitar um compressor velho de geladeira, igual quando eu queria fazer uma cervejaria no brasil com grão maltado raiz orgânico, eu já estava até tentando arrumar os compressores rs

Acho que é algo de risco.
Há de se ter um investimento, mas o retorno n deve ser a curto prazo... até formar ( ou... se formar ) uma clientela boa e ser conhecido, vai levar um tempo. Até pq nguem sai comprando de estranhos assim de cara... em quantidade grande e tal. Tem umas pessoas toupeiras q compram qq coisa q esteja mais barato no mercado. O seu preço deveria ser o menor, pra angariar uma primeira quantidade de clientes... até ter o suficiente pra ir subindo aos poucos.

A questão é... quanto custa fazer isso? é mais mão de obra ou investimento? se vc gastar um R$ fixo e o restante for só administrar as culturas, vale a pena... pq n vai sangrar todo mês em despesas, além da luz... mas se tiver que estar sempre gastando pra manutenção do sistema, pode ser q n valha.

é tudo mto relativo. Estou dizendo como leigo e usando minha imaginação.

vc deve estudar a fundo e ponderar os prós e contras.

Back