Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Acham que pode ser contaminação?

InducedComa

Mago Cósmico Branco
Membro Ativo
09/09/2010
605
64
Inoculação: 02/11
Strain: TKSSS ( PróFungos)
Substrato: 1/2 Fibra de pó de cocô ( Sem corrigir o pH)
1/4 Arroz Integral
1/4 Água Torneiral

Preparei o substrato no dia 01/11, levei a panela de pressão por 1,5h e dia 02/11 inoculei dentro da glovebox. Foram inoculados seis copos, um apareceu coweb e foi descartado, um não tinha sinal de micélio nem de contaminação, acho que estava muito compacto o substrato, segui as dicas do Mortandello e dei umas pancadas pele para ficar mais "soltinho".

As fotos foram tiradas do meu celular, se estiver impossível de identificar a contaminação eu posso tentar providênciar fotos melhores.


Copo 1:

1.png

Copo 2:

2.png

Copo 3:

3.png

Copo 4:

4.png

Glovebox:
2012-11-01 16.23.06.jpg

Paz e Luz!!!
 
Com essas fotos não dá para saber se é micélio ou se é uma contaminação branca, InducedComa.

Ah, e essa prática de dar pancadas nos potes para o substrato ficar menos compacto, sei não. O efeito pode acabar sendo o contrário.
 
Upvote 0
Rapaz qndo vi pensei logo em contaminação, mas dai li q foi feito com po de coco! Vai ser difícil ter certeza, as fotos nao tao mto boas... não use água de torneira nessa fase na proxima vez pode estagnar o crescimento!!!
 
Upvote 0
Acho que os copos 1 e 4 são micélios de cubensis, entretanto, no pote 1 acho que da pra enchergar que tem uma mancha cinza escuro... alguém sabe dizer o que é isso?

Irei providênciar fotos melhores assim que possível, obgd!

Com essas fotos não dá para saber se é micélio ou se é uma contaminação branca, InducedComa.

Ah, e essa prática de dar pancadas nos potes para o substrato ficar menos compacto, sei não. O efeito pode acabar sendo o contrário.

só fiz em um pote que não tinha micélio, era tentar isso ou abortar ele... já faz 25 dias que inoculei.

Rapaz qndo vi pensei logo em contaminação, mas dai li q foi feito com po de coco! Vai ser difícil ter certeza, as fotos nao tao mto boas... não use água de torneira nessa fase na proxima vez pode estagnar o crescimento!!!


usei antes de levar a panela de pressão, é essa fase que você quer dizer? Valeu pela dica zeboo ;)
 
Upvote 0
É, tá meio complicado diferenciar mesmo. E as fotos estão meio desfocadas, não dá para ter certeza. Demorou bastante tempo pra desenvolver para ser uma contaminação, mas me parece que o micélio está com uma textura nebular muito acentuada para dizer que não.

Só esperando e enviando fotos melhores mesmo.
 
Upvote 0
Consegui umas fotos melhores, vejam se podem me ajudar agora.

5.png

Copo 1
1.png

Estou pensando em descartar esse, o que acham? 1 mês e ele ainda esta assim.

Copo 2
4.png

Esse eu não sei se é micélio, formou-se meio que pontinhos brancos, acho que da pra ver na foto.

Copo 3
2.png

Esse com certeza é micélio, mas apareceu essa mancha preta do outro lado.

Copo 4
3.png

Estagnado.

Copo 2 X Copo 3
6.png
 
Upvote 0
Consegui umas fotos melhores, vejam se podem me ajudar agora.


Ainda não consigo ver claramente, mas nessas fotos de agora parece mais micélio que contaminação.

Mas a tendência é que dentro de uma semana ou um pouco mais será fácil de ver se é contaminação.
 
Upvote 0
Você reparou os pontinhos brancos no copo 2?
Induced, como são esses pontinhos brancos?(não da pra ver na foto)
No meu cultivo apareceram em uma das vasilhas diversos pontinhos brancos, principalmente nos grãos, que deram um aspecto granulado ao substrato. Depois eles cresceram um pouco, escureceram um pouco e ficaram amarelados. Desconfiei na época de contaminação bacteriana mas como vi o micélio avançando mesmo assim deixei em observação.
olha uma foto que bati na época em alta definição:


hoje em dia está pior que nessa foto, mas tem um "braço" de micélio avançando ai
DSC06094.JPG
 
Upvote 0
Essa foi a melhor foto huauhah! Parece micélio mas desenvolve diferente no po de coco, a vermiculita e mais clara se tiver essa parte escura ai é contaminação na certa, mas ai ta parecendo só uma parte não colonizada!! O micélio faz uns nós mesmo tipo bolinhas!
 
Upvote 0
Back
Top