Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abstinência ou efeitos colaterais tardios por microdosagem

TheGC

Esporo
Cadastrado
14/01/2024
8
2
29
E aí, apreciadores de espécimens do reino Fungi!
Então. Meu primeiro post no forum.
Estou começando meus estudos sobre os cubensis, então pode ser que seja coisa básica ou até mesmo que já tenha sido discutida por aqui mas que não vi.
E é justamente por causa deste ultimo ponto que estou escrevendo..
Já vi muitos relatos, especialmente aqui, sobre gente que trata depressão de forma bem efetiva, transtorno de bipolaridade e outros.
Agora... não consigo encontrar em lugar nenhum relatos sobre os efeitos do que a paralização do "tratamento" pode fazer.
Sei que não é seguro ter fé demais em algo ainda desconhecido pra mim ou acreditar em cliches, porem creio que as microdosagens, até onde vi, seriam benéficas pra mim e alguns familiares. Vi que há bons relatos sobre mistura com lion's mane.
Porem, no início dos estudos sobre o assunto, notei que ninguem relata o que acontece se deixar de tomar as doses, especialmente aqueles que saem das micros e resolvem se aventurar nas trips.
A depressão tratada até então voltaria? A ansiedade tomaria lugar de novo? Efeitos de abstinência (em casos mais profundos, claro) se instalariam?

Claro, em casos de doenças mentais propriamente ditas, é óbvio que devemos ter, no mínimo, acompanhamento médico. Então falo das ocasiões que usamos apenas os santos cogus.
Ainda, sei que cada caso é um caso.

Desde já agradeço..
 
Fala TheGC, seja bem vindo!
Cara, para ser bem sincero mesmo, apesar de ter várias pessoas por ai falando sobre microdoses serem um tipo alternativo de tratamento, nada ainda foi comprovado, e geralmente essas pessoas acabam voltando para os tratamentos com remédios, no caso da bipolaridade o litium que é o mais indicado...

As microdosagens até o momento ainda são tratadas como placebos, já que não tem efeito duradouro ou real, e o paciente acaba indo direto para depressão ou entra em crise mania...

Infelizmente hoje em dia os tratamentos que existem com cogumelos ainda não deu grandes passos, e os passos que deram não foram com microdoses e sim com macrodoses em sessões de terapia, e são poucas sessões pelo que pude ver...

Em relação a questões de vicio e abstinência não tem nada relatado sobre isso, até porque os cogumelos são utilizados para tratar outros vícios como o do álcool.

Eu sei que você quer vir aqui e ouvir alguém dizendo para você ir fundo que você agora achou a sua taboa da salvação. mas amigo, ainda não. Bipolaridade, ansiedade e depressão se tratam com medicamento e terapia, digo isso porque tenho familiares com esses mesmos problemas que relutaram muito para fazer o tratamento mas sabem que precisam e voltam.

Desejo tudo de bom para você e sua família.
 
Microdose é história pra vendedor de lojinha ter receita recorrente vendendo cogumelo encapsulado pelo triplo do valor.

Não existe nenhuma evidencia cientifica séria sobre o assunto, ao contrário, até o momento todos os estudos que usaram metodologias sérias mostraram que é placebo/mentira. Isso sem falar nos possíveis efeitos colaterais e no perigo que é incentivar pessoas a pararem com tratamentos sérios que não devem ser interrompidos.
 
Última edição:
E aí, apreciadores de espécimens do reino Fungi!
Então. Meu primeiro post no forum.
Estou começando meus estudos sobre os cubensis, então pode ser que seja coisa básica ou até mesmo que já tenha sido discutida por aqui mas que não vi.
E é justamente por causa deste ultimo ponto que estou escrevendo..
Já vi muitos relatos, especialmente aqui, sobre gente que trata depressão de forma bem efetiva, transtorno de bipolaridade e outros.
Agora... não consigo encontrar em lugar nenhum relatos sobre os efeitos do que a paralização do "tratamento" pode fazer.
Sei que não é seguro ter fé demais em algo ainda desconhecido pra mim ou acreditar em cliches, porem creio que as microdosagens, até onde vi, seriam benéficas pra mim e alguns familiares. Vi que há bons relatos sobre mistura com lion's mane.
Porem, no início dos estudos sobre o assunto, notei que ninguem relata o que acontece se deixar de tomar as doses, especialmente aqueles que saem das micros e resolvem se aventurar nas trips.
A depressão tratada até então voltaria? A ansiedade tomaria lugar de novo? Efeitos de abstinência (em casos mais profundos, claro) se instalariam?

Claro, em casos de doenças mentais propriamente ditas, é óbvio que devemos ter, no mínimo, acompanhamento médico. Então falo das ocasiões que usamos apenas os santos cogus.
Ainda, sei que cada caso é um caso.

Desde já agradeço..
o que eu sei é que doses altas e frequentes da maiorias dos psicodélicos podem causar sintomas psicóticos temporários, e sobre a abstinência que você citou, meu jeito de pensar é de que se com doses mais altas e uso prolongado não acontece abstinência, o uso da microdosagem não deve acarretar em problemas envolvendo isso, mas minha opinião é que
se tiver efeitos negativos em parar repentinamente com a microdosagem, isso não será muito pior ou diferente que cessar o uso de antidepressivos convencionais
 
se tiver efeitos negativos em parar repentinamente com a microdosagem, isso não será muito pior ou diferente que cessar o uso de antidepressivos convencionais
A questão é que ele cita bipolaridade, e tratamento para bipolar é continuo, não existe o meio termo, quando o bipolar para de tomar os seus remédios não é que ele sinta abstinência, ele vai voltar a ficar instável e viver em uma montanha russa, sempre em altos(mania) e baixos(depressão) e nunca eutímico ( no caso viver sem crises de depressão ou mania)

Para um bipolar, viver em crises sem utilizar a medicação certa ( na maioria das vezes o litium), além de acabar a saúde física com abuso de drogas, sexos, noitadas, gastação de dinheiro... tem a degradação cerebral a cada crise que o bipolar passa, além da possibilidade de suici... então isso é muito sério, uma coisa é a pessoa ter ansiedade, outra coisa é bipolar...
 
notei que ninguem relata o que acontece se deixar de tomar as doses, especialmente aqueles que saem das micros e resolvem se aventurar nas trips.
A depressão tratada até então voltaria? A ansiedade tomaria lugar de novo? Efeitos de abstinência (em casos mais profundos, claro) se instalariam?
Eu vi muita pessoa que teve efeitos negativos da microdosagem, mas esses discursos não são "propagados", ficam perdidos, porque quem toma quer convencer os outros de que é bom.

Assim como tem gente dizendo que é bom, mas some depois de um tempo e não fala como ficou a vida.

Sobre a ansiedade, depressão, se voltaria
Normalmente todas essas condições são consequências de outras situações pregressas ou gatilhos.
Se você não trata eles, parar de tomar qualquer medicação faz eles voltarem para a superfície.

Por exemplo, eu tinha ataque de pânicos e urgência miccional durante a minha pior fase.
Tomava clonazepam sublingual em situações que me dessem esses reflexos, até que passou um tempo que apenas de ter o clonazepam no bolso eu não tinha o ataque.
O remédio nunca me curou e no final nem era o efeito dele que me deixava melhor, apenas a ideia de estar fazendo algo para evitar aquilo.

Isso durou mais de ano, com Rivotril no bolso sempre. Até hoje eu tenho esse reflexo de pânico ou vontade de mijar sem sentido quando tô preso em lugares que fico limitado de me mexer.
Por exemplo, tava pegando um transfer do hotel até o aeroporto que levava 2 horas e veio um ônibus sem banheiro.
Eu tinha certeza que ia me mijar lá dentro, que não conseguia segurar, mesmo sem tomar nenhum líquido.

As trips me fizeram entender o que me gerava essa reação e acabou reduzindo a quase zero. Mas se eu usasse microdoses seria como o clonazepam, nunca teria entendido o que me fazia sentir aquilo.
Mas não adianta só comer cogumelos e achar que vai tratar tudo, depende muito mais da sua própria "interação" com a trip.

Muita gente usa cogumelo pra ver fractal, pra ver vídeo no YouTube ou ir pra festa, bar, praia. Enquanto é uma experiência divertida, se o objetivo for "tratar" problemas nunca vai dar resultado.

Mesmo que Seja com remédio alopático, qualquer substância alternativa ou mesmo práticas da psicologia, nunca vai dar resultado se não parar pra pensar.

Sobre abstinência, eu tomo dosagens completas a cada mês, já tomei a cada 7 dias e a cada 15 dias.
Não diria que causa abstinência, mas se eu fico muito tempo sem tomar é como se fosse eu acumulasse muita coisa pra pensar, que eu não consigo desenrolar sem ajuda do cogumelo.
Se eu começo a me sentir com a mente cheia, fico de mau humor, depressivo, então poderia dizer que é um tipo de abstinência.
Mas não vou falar que isso é o padrão, pouca gente aqui consome na mesma quantidade e frequência (porque são mais inteligentes do que eu e sabem se controlar).

Microdosagem eu nunca fiz, mas imagino que deva ter o mesmo efeito dos antidepressivos ou ritalina, por exemplo.
Apesar de não causar sintomas como abstinência de tabaco, por exemplo, te deixa sentindo mais "burro", mais lerdo ou menos feliz quando interrompe o uso.

A, eu tenho bipolaridade, acompanhamento psiquiátrico e psicológico por mais de 5 anos para o diagnóstico. Eu conheci o cogumelo só depois desses 5 anos, quando eu ainda estava "mal".
Quer dizer, o tratamento me fez ficar vivo, trabalhar, ter uma vida "normal", fez o prometido.

Eu fui "liberado" do acompanhamento quinzenal e fui pros cogumelos, diria que eu fiquei menos normal, com menos vontade de trabalhar, mas me senti mais eu mesmo.
So que agora eu tenho que me forçar muito mais a ter disciplina, não ter os impulsos de bipolaridade de uma forma mais consciente.

Não diria que é melhor ou pior, mas eu prefiro assim. So não recomendaria pra outras pessoas.
 
Última edição:
A questão é que ele cita bipolaridade, e tratamento para bipolar é continuo, não existe o meio termo, quando o bipolar para de tomar os seus remédios não é que ele sinta abstinência, ele vai voltar a ficar instável e viver em uma montanha russa, sempre em altos(mania) e baixos(depressão) e nunca eutímico ( no caso viver sem crises de depressão ou mania)

Para um bipolar, viver em crises sem utilizar a medicação certa ( na maioria das vezes o litium), além de acabar a saúde física com abuso de drogas, sexos, noitadas, gastação de dinheiro... tem a degradação cerebral a cada crise que o bipolar passa, além da possibilidade de suici... então isso é muito sério, uma coisa é a pessoa ter ansiedade, outra coisa é bipolar...
verdade, não pensei por esse lado, além de que eu já ouvi que o uso dos cogumelos pode desencadear um desses episódios, o maníaco ou depressivo
 
verdade, não pensei por esse lado, além de que eu já ouvi que o uso dos cogumelos pode desencadear um desses episódios, o maníaco ou depressivo
Infelizmente nada do que a gente fale aqui irá mudar o fato de uma pessoa que já veio decidida a fazer o uso, até porque uma das características do bipolar é abuso de substancias... Mas dos males o menor, veio atrás de informação para tentar fazer de uma forma melhor, mas é aquela história, cada um, cada um, todos aqui somos de maior e precisamos arcar com as consequências dos nossos atos...
 
Infelizmente nada do que a gente fale aqui irá mudar o fato de uma pessoa que já veio decidida a fazer o uso, até porque uma das características do bipolar é abuso de substancias... Mas dos males o menor, veio atrás de informação para tentar fazer de uma forma melhor, mas é aquela história, cada um, cada um, todos aqui somos de maior e precisamos arcar com as consequências dos nossos atos...
E ai!
Então.
Não, eu não vim decidido a fazer o uso kkkkkkk
É justamente por não estar decidido que estou buscando informações.
Na verdade, quanto mais procuro sobre algo, mais acabo me afastando.
Exemplo: sempre tive vontade de provar maconha, mas nunca tive a coragem. Cheguei a fazer meu TCC sobre o uso medicinal dela. E, apesar de ser sobre a parte medicinal tanto das folhas quanto da parte alucinógena das flores, decidi que não é pra mim justamente por causa do estrago que pode acontecer se eu acabar me viciando. Então... pode ficar tranquilo :)

E a parte da bipolaridade foi justamente pelo caso do @Texugo . Lembrei que foi ele quem falou sobre isso em outro post.
Nesse ponto eu não estava falando sobre parar de tomar os remédios pros transtornos como o que ele tem, mas justamene sobre parar de tomar os cogumelos.
Ele deixou claro que parou de tomar remedios por recomendação médica, e é isso mesmo o que tem que ser feito. Quem dera todos pensassem da mesma forma.
Mas o ponto principal foi... e agora? e se parar com os cogumelos?
Ou... e se parasse antes de suspender os remédios?

Mas aí!
Obrigado pela contribuição de todos a este post!
 
@TheGC cara, incrível, você é realmente foda! parabéns! é isso mesmo, eu sempre disse que maconha não viciava até me ver viciado e tendo que parar de usar!
Em relação aos cogumelos é isso mesmo, é bom ser acompanhado por um médico e talvez não parar a medicação, infelizmente essa dúvida só ele quem possa sanar para sua própria saúde.
 
Ele deixou claro que parou de tomar remedios por recomendação médica, e é isso mesmo o que tem que ser feito. Quem dera todos pensassem da mesma forma.

Eu recebi autorização pra parar o acompanhamento, não os medicamentos kkkk
Só pra deixar claro.

Os remédios seriam para praticamente a vida toda, só ir buscar a receita a cada 2 ou 3 meses.

Aí que eu parei, nesse tempo.
 
Back
Top