Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abrir o pote pode contaminar?

rodrigoarcanjo

Hifa
Cadastrado
05/07/2013
13
17
29
faz 3 dias que inoculei uns potes e ja tem sinal de micélio... Bom, eu fui para o curso hoje à noite e deixei os potes no terrario, minha vó entrou no quarto e abriu um dos meus potes para ver o que era... Diz ela que não encostou apenas abriu, viu o que era e guardou de novo, isso pode gerar contaminação? Devo fazer algo para proteger sobre possíveis contaminações q possa surgir? obrigado
 
Upvote 0
Que legal, um cultivo com uma vó bisbilhoteira de olho! :deolho::facepalm:

Com certeza não é aconselhado, e tem grandes chances de contaminar. Agora dizer com certeza, só com o tempo mesmo.
 
Upvote 0
Potes de milho ou de PF? Se são de PF, usou um selo seco de vermiculita por cima? Se sim, acredito que deva reduzir legal as chances de contaminar.
 
Upvote 0
Com 3 dias de micélio não dá pra fazer bulk, ele mal começou a colonizar.
É bem provável que tenha contaminado, pois ela abriu, muito provavelmente cheirou, e nosso corpo é cheio de contaminantes e bactérias mas eles são transportados principalmente pelos nossos orifícios (obviamente), então se ela deu uma boa cafungada é possível que tenham saído bactérias do nariz dela e infiltrado no bolo.

Eu recomendaria deixar de lado (separar do resto do cultivo) mas continuar acompanhando. Às vezes, o micélio pode ser mais forte que a contaminação e vencer, ou pode ser que o selo de vermiculita tenha salvo como o MoKsha disse.
 
Upvote 0
Back
Top