Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

AAACHEI O PRECIOSO!

Jerê

Esporo
Cadastrado
22/11/2019
17
2
25
Eu procuro o cogumelo já faz alguns meses mas nunca vi nem rastro dele hoje eu fui regar minha planta no pasto e me deparei com um cogumelo murcho e preto mas estava com a estipe azulada então eu comecei a procurar no pasto todo e só achei um cogumelo eu tirei ele pra confirmar se era cubensis, e demorou uns 7 minutos ate ficar bem azul. eu sai andando com o chapéu dele e deixei o chapéu em cima de outro esterco. eu pretendo esporular o pasto, vocês acham q só de eu andar pelo pasto com o chapéu eu consegui espalhar alguns esporos?
 
Sim, conseguiu um pouco sim.

Mas nada comparado a se colher um cogumelo maduro que já tenha esporulado bastante no local onde cresceu. :)
 
É mais eficiente diluir os esporos na água e borrifar no pasto, essa época do ano é bem difícil de achar, acabei de chegar de uma caçada, não vi nenhum.
Apesar de fazer uns 8 dias que aqui ta chovendo todos os dias, o pasto está seco, a grama está fraca começando a secar.
Acho que pra achar agora só no fim do ano
 
Última edição:
É mais eficiente diluir os esporos na água e borrifar no pasto, essa época do ano é bem difícil de achar, acabei de chegar de uma caçada, não vi nenhum.
Apesar de fazer uns 8 dias que aqui ta chovendo todos os dias, o pasto está seco, a grama está fraca começando a secar.
Acho que pra achar agora só no fim do ano
se esta chovendo e n ta tendo eu acho q o pasto q vc esta procurando esta inativo
 
Tava cheio de gado mano
Ta chovendo mais o capim ta seco, chove mas o céu abre rápido, acho que tempo nublado e húmido é um melhor indicativo do que chuva recente
 
Tava cheio de gado mano
Ta chovendo mais o capim ta seco, chove mas o céu abre rápido, acho que tempo nublado e húmido é um melhor indicativo do que chuva recente
pode estar cheio de gado mas se n tiver os esporos do cogumelo e nem clima adequado (calor e chuva) n nasce
 
Não sei se existe isso de pasto "desativado". Não basta ter apenas bosta chuva e sol para que o cogumelo cresça, pois se dependesse apenas dessa formula então toda vez q tivesse essa combinação daria cogumelos certo? Na minha experiência da minha região (nunca cacei cogumelos fora da região) tem pasto em que numa vez choveu bastante e eu encontrei muitos cogumelos e noutra choveu bastante e não encontrei nada. Chuva demais pode impedi-los de brotar também, assim como o solo encharcado demais ou seco demais ou exposto demais. Os pastos com pouca grama ou grama seca, solos muito compactados e expostos tendem a desfavorecer o surgimento deles. E tem pasto em que mesmo com chuva e sol e bosta aqui apenas encontrei uns 3 cogumelos em 3 anos de caçada nesse mesmo pasto, então não está exatamente desativado, ele só tem condições de favorecer o surgimento de poucos cogumelos. Em outros pastos no mesmo município dá pra colher quilos se vc tiver disposição. Então acredito que eles existam na maioria dos pastos, mas que não encontram as condições corretas em todos eles, mesmo sendo as vezes pastos vizinhos no mesmo município. Basta ser úmido com chuvas razoavelmente frequentes e ter pastos. Procure também ir cedo de manha antes de meio dia. Recomendo também ir no pasto depois de ja ter tido pelo menos um dia sem chuva antes, ou seja, na manha do segundo dia após as chuvas.
 
existem pastos inativos eu mesmo ja achei alguns q n tinham nem rastro de micelio nas bostas
 
existem pastos inativos eu mesmo ja achei alguns q n tinham nem rastro de micelio nas bostas
Quantas vezes ao ano você visitou esses pastos "inativos"? há quanto tempo você visitou? em que época do ano você visitou? Como eu comentei, de 3 anos que visitei o mesmo pasto eu só achei 1 cubensis 36 horas depois de uma chuva que durou 2 dias. Eu já fui nesse pasto sob essas condições diversas vezes em várias épocas do ano ao longo dos últimos 3 anos. E até eu achar esse único cogumelo eu pensava que o pasto fosse inativo, por isso esse conceito de inatividade não é preciso. Sobre não ter micélio, isso é bem relativo também, afinal onde você procurou esse micélio? em pasto recém adubado (cagado) ou as bostas já estão secas por fora e úmidas por dentro? O cubensis não cresce apenas em bosta, muitas vezes o micélio está crescendo no solo abaixo das bostas. Os pans também já vi brotando em palha de bambu onde um dia houve uma bosta.
 
Os pastos com pouca grama ou grama seca, solos muito compactados e expostos tendem a desfavorecer o surgimento deles
Exatamente isso @Kvasir, fui encontrar os meus em uma mata mesmo por acaso, se eu fosse pro pasto acho que não econtraria. Porque a maioria dos pastos aqui são assim, solos compactados e expostos, na mata o solo era mais úmido porque tinha uma região alagada perto, tinha sombra das árvores e claro, a bosta da vaca. Peguei uns lindos lá.
 
Back
Top