Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A volta dos que não foram

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
210
1
6
24
Olá, depois de muito tempo quebrando a cabeça... Eu anúncio: eu estava biluteteia (com medo de ter mais um monotub contaminado).

É com muita felicidade que venho compartilhar meu primeiro flush do terceiro monotub que frutificou.

Primeiro flush 334g frescos
Colhi três bitelos de: 34g, 35g e um de incríveis 45g (o mais pesado que colhi).

Tô feliz, mesmo fazendo inúmeras perguntas aqui no fórum e sempre achando que tava fazendo algo de errado. Fico feliz em poder compartilhar aqui esse resultado.

Notas: Coloquei no tópico "Avançado" pq não sei em que tópico isso se encaixaria... Perdão

Não estava em casa nesses últimos dias, então os cogumelos soltaram os esporos, por isso a escuridão em algum deles

Por fim, uma das fotos um cogumelo que nasceu cabisbaixo... Nasceu olhando pro chão

Anexos

• IMG_20241218_003523733.jpg
    IMG_20241218_003523733.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20241217_223234373.jpg
    IMG_20241217_223234373.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20241217_223220585.jpg
    IMG_20241217_223220585.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20241217_221608776.jpg
    IMG_20241217_221608776.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 6
  • IMG_20241217_221705363.jpg
    IMG_20241217_221705363.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 4
  • IMG-20241217-WA0010.jpg
    IMG-20241217-WA0010.jpg
    46.8 KB · Visualizações: 2
  • IMG-20241217-WA0009.jpg
    IMG-20241217-WA0009.jpg
    43.8 KB · Visualizações: 2
  • IMG-20241217-WA0008.jpg
    IMG-20241217-WA0008.jpg
    63.5 KB · Visualizações: 4
Que bonitos!!
Eu também já tive muita contaminação com monotube, a forma que eu achei para diminuir ao máximo a chance foi:
- Esterelizar o substrato na panela de pressão
- Higienizar muito bem a caixa com agua sanitária antes de montar
- Não usar plástico por dentro, monto já direto nas paredes da caixa, e pra evitar pins laterais, é só apertar bem os cantos (prensar mesmo)
- Usar uma caixa plástica de 20L que é bem lisa, sem muitas ranhuras (facilita na higienização)
- 6 furos calibrosos na caixa, tampados com micropore
- Depois de montar o monotube, e tampar os furos com a fita, não abrir pra nada, o próprio sistema se mantém sozinho.

Mesmo dessa forma já encontrei problemas com contaminação, porém nunca dava certo, depois que comecei com esse esquema acima, a taxa de sucesso foi bem maior!

Como você estereliza na pressão? Você coloca o substrato dentro de que?

Para os próximos cultivos eu vou tentar fazer sem o liner

Como você estereliza na pressão? Você coloca o substrato dentro de que?

Para os próximos cultivos eu vou tentar fazer sem o liner
Eu uso sacos de PE que as pessoas usam pra assar frango:
Captura de tela 2024-12-24 185233.png
Qualquer marca deve servir.
Para fechar o saco, eu corto o gargalo de uma garrafa pet, passo o saco por dentro dele, e enrosco a tampa, assim ela prende o plástico do saco que passa por dentro do gargalo.
É importante ter um furo na tampa pet, pro gás conseguir sair.

ALERTA: É muito fácil o saco inflar, e principalmente, NÃO deixa ''sobras'' do plástico sobrando muito pra fora do gargalo da garrafa pet, após enroscar, corte as sobras.
Uma vez, a panela estava muito cheia, e o plástico que sobrou pra fora do gargalo da pet entupiu a vávula da pressão, e as válvulas de segurança foram acionados, sorte que eu estava atento e desliguei o fogo.

Quando retornar para minha cidade após esse recesso de fim de ano, te mando uma passo a passo com fotos ilustrativas =)

Eu vi esse saco no mercado, mas não era de PP5, fiquei com medo de não aguentar a temperatura

Olá, depois de muito tempo quebrando a cabeça... Eu anúncio: eu estava biluteteia (com medo de ter mais um monotub contaminado).

É com muita felicidade que venho compartilhar meu primeiro flush do terceiro monotub que frutificou.

Colhi três bitelos de: 34g, 35g e um de incríveis 45g (o mais pesado que colhi).

Tô feliz, mesmo fazendo inúmeras perguntas aqui no fórum e sempre achando que tava fazendo algo de errado. Fico feliz em poder compartilhar aqui esse resultado.

Notas: Coloquei no tópico "Avançado" pq não sei em que tópico isso se encaixaria... Perdão

Não estava em casa nesses últimos dias, então os cogumelos soltaram os esporos, por isso a escuridão em algum deles

Por fim, uma das fotos um cogumelo que nasceu cabisbaixo... Nasceu olhando pro chão
Parabéns irmão, sucesso pra ti

diferentes dos que eu tenho costume, não sei nem se são cubensis kkkk, pois estão com o chapéu virado para cima kk, geralmente não é assim, só na parte mais avançada kkk

Eu uso sacos de PE que as pessoas usam pra assar frango:
View attachment 216264
Qualquer marca deve servir.
Para fechar o saco, eu corto o gargalo de uma garrafa pet, passo o saco por dentro dele, e enrosco a tampa, assim ela prende o plástico do saco que passa por dentro do gargalo.
É importante ter um furo na tampa pet, pro gás conseguir sair.

ALERTA: É muito fácil o saco inflar, e principalmente, NÃO deixa ''sobras'' do plástico sobrando muito pra fora do gargalo da garrafa pet, após enroscar, corte as sobras.
Uma vez, a panela estava muito cheia, e o plástico que sobrou pra fora do gargalo da pet entupiu a vávula da pressão, e as válvulas de segurança foram acionados, sorte que eu estava atento e desliguei o fogo.

Quando retornar para minha cidade após esse recesso de fim de ano, te mando uma passo a passo com fotos ilustrativas =)
Olá, amigo. Tudo bem? Você mencionou que enviaria fotos do passo a passo. Ficaria muito grato se pudesse compartilhar.

E me perdoe caso ainda esteja de férias

Back