Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A umidade do meu terrário não sai de 99%

GnomoDrogado

Esporo
Cadastrado
10/06/2021
10
2
23
Olá cultivadores amadores, meu terrário apresenta problemas como chapéu deformado após surgimento de pins e excesso de umidade. Tentei resolver o problema da umidade colocando um canudo com alguns furos que em uma ponta está tampado e na outra vai no compressor de ar, só que não parece surtir efeito. Fiz isso afim de aumentar a troca gasosa. Desculpem minha inexperiência, mas gostaria de saber quais mudanças podem ser feitas para a melhora das condições do meu terrário. A temperatura varia de 22-27 e a umidade não sai de 99% mesmo eu abanando 6 x ao dia. Há 12 furos pequenos na parte em inferior ( dos quais 4 estão com microporo e os outros 8 estão com tnt) e mais 9 furos na parte superior todos com microporo (3 em cada lateral e 3 no fundo)
 

Anexos

  • IMG_20210729_095513.jpg
    IMG_20210729_095513.jpg
    598.7 KB · Visualizações: 31
  • IMG_20210729_095517.jpg
    IMG_20210729_095517.jpg
    619.2 KB · Visualizações: 32
  • IMG_20210729_095534.jpg
    IMG_20210729_095534.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 31
  • IMG_20210729_095545.jpg
    IMG_20210729_095545.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 32
Última edição:
Oi!
Não acho que a umidade no seu terrário esteja em 99%, pois sequer há condensação.
Confira esse post: Umidade que não diminui nunca. O @Texugo fez uma ótima explicação sobre travamento de higrômetros.
Também não achei na literatura comprovação de que umidade elevada (acima de 95%) cause deformação no chapéu.
 
Última edição:
Oi!
Não acho que a umidade no seu terrário esteja em 99%, pois sequer há condensação.
Confira esse post: Umidade que não diminui nunca. O @Texugo fez uma ótima explicação sobre travamento de higrômetros.
Também não achei na literatura comprovação de que umidade elevada (acima de 95%) cause deformação no chapéu.
Então quer dizer que não preciso desligar o compressor de ar depois que os pins surgem? Eu estava ligando a cada 6 hrs e deixava ligado por 30 min.
 
Em primeiro lugar, acho que seu cultivo está indo bem, os pins parecem ok, no entanto, alguns estão crescendo para baixo, como está a iluminação?.
Como posso resolver o problema da troca de ar? Fazendo mais furos?
Acho que não é necessário.
Então quer dizer que não preciso desligar o compressor de ar depois que os pins surgem?
Não, ao contrário.
Eu estava ligando a cada 6 hrs e deixava ligado por 30 min.
O aperfeiçoamento, talvez, está no compressor.
Como sabe, a função dele é oxigenar. Adicionalmente, o borbulhar contribui com a inserção de umidade no ambiente. Portanto, minha dica é: mantenha ele ligado com mais frequência.
Não vou indicar um tempo certo, vá testando e ajustando conforme sua rotina.

Por outro lado, se não for possível, pegue mais argila expandida e deposite uma porção nos cantos do terrário, vai aumentar a transpiração e, logo, a umidade.
Se mesmo assim não notar condensação nas paredes, tape alguns buracos.
Continue abanando, 2 a 3x/dia é o suficiente, só há 2 bolos ai, eles não produzem tanto CO2 para precisar abanar mais vezes.

Se o desenvolvimento for demasiado lento ou problemático, talvez precise usar sua intuição e seguir estudando para tentar achar a solução.
 
Olá cultivadores amadores, meu terrário apresenta problemas como chapéu deformado após surgimento de pins e excesso de umidade. Tentei resolver o problema da umidade colocando um canudo com alguns furos que em uma ponta está tampado e na outra vai no compressor de ar, só que não parece surtir efeito. Fiz isso afim de aumentar a troca gasosa. Desculpem minha inexperiência, mas gostaria de saber quais mudanças podem ser feitas para a melhora das condições do meu terrário. A temperatura varia de 22-27 e a umidade não sai de 99% mesmo eu abanando 6 x ao dia. Há 12 furos pequenos na parte em inferior ( dos quais 4 estão com microporo e os outros 8 estão com tnt) e mais 9 furos na parte superior todos com microporo (3 em cada lateral e 3 no fundo)
e ai parceiro, um conselho é se livrar da micropore e usar lã acrílica, meu cultivo só foi possível com ela já que abano a cada 11 a 12horas, quanto ao restante a galera já te passou o que deve ser feito
 
e ai parceiro, um conselho é se livrar da micropore e usar lã acrílica, meu cultivo só foi possível com ela já que abano a cada 11 a 12horas, quanto ao restante a galera já te passou o que deve ser feito

De fato, em qualquer situação de filtro de ar em furos ou buracos de respiro, a lã acrílica (ou perlon) é a melhor opção, em qualquer configuração de terrário. Alta retenção de umidade com alta circulação de ar.
 
Back
Top