Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo A queda do céu - por Davi Kopenawa (Autor), Bruce Albert (Autor), Beatriz Perrone

psic_one

Esporo
Membro Ativo
05/07/2023
87
3
38
"Relato de xamã Yanomami revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta em livro de gênero único.

Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica.
Publicada originalmente em francês em 2010, na prestigiosa coleção Terre Humaine, esta história traz as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960. A queda do céu foi escrito a partir de suas palavras contadas a um etnólogo com quem nutre uma longa amizade - foram mais de trinta anos de convivência entre os signatários e quarenta anos de contato entre Bruce Albert, o etnólogo-escritor, e o povo de Davi Kopenawa, o xamã-narrador.
A vocação de xamã desde a primeira infância, fruto de um saber cosmológico adquirido graças ao uso de potentes alucinógenos, é o primeiro dos três pilares que estruturam este livro. O segundo é o relato do avanço dos brancos pela floresta e seu cortejo de epidemias, violência e destruição. Por fim, os autores trazem a odisseia do líder indígena para denunciar a destruição de seu povo.
Recheada de visões xamânicas e meditações etnográficas sobre os brancos, esta obra não é apenas uma porta de entrada para um universo complexo e revelador. É uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami - com intuição profética e precisão sociológica - chamam de "povo da mercadoria".

Link: https://leiaarqueologia.files.wordp..._kopenawa___bruce_albert_-_a_queda_do_c_u.pdf

- Não li, mas pretendo ler em breve! Pelo que vi, parece muio bom, e galera fez bons comentários!


1692497676210.png
 
Esse livro é maravilhoso. O empreendimento antropológico de entender outras culturas tem algo de psicodélico, porque se aproximando de outras formas de vida radicalmente diferentes, acabamos expandindo o horizante do possível, talvez expandindo nossas consciências.
As experiências xamânicas relatadas em primeira pessoa do Davi são muito interessantes. O xamanismo indígena tradicional não tem nada a ver com neoxamanismo new age. Assim como nos sonhos, em que Davi provoca: "Os brancos sonham muito, mas só sonham com eles mesmo", no xamanismo yanomami a viagem não é sobre o próprio Davi, seu bem-estar, felicidade etc. Ela vai bem mais longe, quase um acesso direto a todo cosmos.
 
Back
Top