Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A panela de pressão não... explode?

Kiaku

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/09/2008
25
56
pessoal, será que durante aqueles 5 minutos que temos que deixar a panela de pressão sem a válvula de saída de vapor (ou seja, com todo o vapor dentro dela...) ela não tem chances de explodir?


e a água que eu uso na panela de pressão pode ser da torneira mesmo?


valeu pela ajuda :pos::)
 
sem a válvula de saída de vapor (ou seja, com todo o vapor dentro dela...)
Cara, sem a válvula é que o vapor vai sar todo de dentro da panela. Desencana q num explode não. A não ser que a panela esteja estragada ou com a valvula entupida.

e a água que eu uso na panela de pressão pode ser da torneira mesmo?
valeu pela ajuda :pos::)
Pode ser, sem problemas.
 
Cara, sem a válvula é que o vapor vai sar todo de dentro da panela. Desencana q num explode não. A não ser que a panela esteja estragada ou com a valvula entupida.
como assim amigo?

eu achava que no momento em que está sem a válvula (aquela parte que fica em cima da panela e que fica soltando a fumaça) a panela vai "criando pressão" dentro dela... daí tu coloca a válvula e ela para de aumentar a pressão, liberando a fumaça pelos buraquinhos da válvula


mas tenho um outro problema: minha panela é daquelas que tu gira um botãozinho que tem em cima dela para liberar o vapor ou não liberar... eu tenho que deixar 5 minutos sem liberar vapor e depois deixar aquela 1 hora com a panela liberando o vapor?
 
acho que não, cara. Não precisa deixar válvula fechada: só ligar no fogo baixo e esperar ela pegar a pressão. A partir disso conte 1 hora e desligue, sem precisar escoar ou 'segurar' a pressão... até logo !
 
Retirado da biblioteca:

"4) Acender o fogo e deixar ferver em fogo alto. Quando iniciar a saída de vapor pelo pino central da tampa , marcar cerca de 3 a 5 minutos para que todo o ar existente na panela seja eliminado e o jato de vapor saia de forma contínua . A presença de ar misturado ao vapor d’agua dentro da panela faz com que a temperatura de ebulição da água seja menor do que quando se tem somente vapor d’agua , prejudicando a eficiência da esterilização.

5) Colocar o peso no pino da tampa da panela com o auxílio de uma luva grossa de pvc de cano longo para evitar queimaduras com o vapor que está saindo."

o que seria esse "peso" ao qual o texto se refere? seria a válvula vermelha (na maior parte das panelas imagino que seja vermelha)?


o que aconteceria se eu ligasse a panela desde o começo do procedimento com o vapor saindo pela válvula e deixasse uma hora ligada assim?
 
Cara, eu nunca fiz isso aí e meus bolos nunca contaminaram por falta de esterilização. Pode mandar brasa sem tampar mesmo, velho!

Abraços.
 
Conforme The Camel falou, a resposta à pergunta "o que aconteceria?" é: nada diferente... a esterilização se daria normalmente, aliás eu também nunca fiz desta forma e não tenho problemas de contaminação nesta fase...
 
Pois é, e eu nem conhecia essa técnica de tampar a válvula. E mesmo que conhecesse não faria isso, me parece meio perigoso mesmo.
 
bah valeu de novo :D

mais uma dúvida sanada aqui no fórum :)


no comecinho de dezembro começo meu cultivo... espero até o final de janeiro/começo de fevereiro ter minha primeira experiência com nossos amiguinhos :):)
 
bah valeu de novo :D

mais uma dúvida sanada aqui no fórum :)


no comecinho de dezembro começo meu cultivo... espero até o final de janeiro/começo de fevereiro ter minha primeira experiência com nossos amiguinhos :):)

Hehehe, boa sorte, cara! Tenho certeza que vc vai curtir!!
 
Salve!

A Técnica de deixar a panela sem o peso, tem o propósito de eliminar totalmente o ar presente dentro da panela, restando apenas vapor em alta temperatura.

A medida em que a panela "vai pegando pressão", na verdade, o que está ocorrendo lá dentro, é que o líquido presente atingiu a temperatura de ebulição (a água ferveu !).

Então, já no início da fervura, a válvula da panela de pressão vai expelindo o ar que se encontra na panela, até o ponto em que percebe-se que grande quantidade de vapor está sendo expelido pela válvula. É o momento correto de enroscar o peso na válvula, e a partir disso, deixar a esterilização ocorrer por 60 minutos, que é o procedimento padrão.

Existem diversos outros tipos de procedimentos e meios de esterilização, porém este é o mais usado e mais indicado para o cultivo em pequena escala. Estes dados estão na bíblia do cultivador, The Mushroom Cultivator, do Paul Stamets.

Namastê.:pos:
 
Back
Top