Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A natureza da disseminação dos esporos entre os cultivadores

morto

Primórdia
Cadastrado
24/02/2013
17
28
43
São Paulo
Olá povo!!

Essa é minha primeira postagem no fórum, não tive muito tempo para pesquisar por aqui se minha proposta já foi feita antes, caso tenha sido me perdoem!!

Estava cá eu com meus botões refletindo sobre como a dinâmica de distribuição de carimbos, de diversas espécies, de um certo modo se assemelha com a disseminação do micélio. Pensando nisso imaginei como seria o desenho dessa disseminação "macro", entre os cultivadores e me ocorreu de criar um banco de dados onde pudéssemos registrar nossa produção e distribuição de esporos e cogumelos.
Dá pra ir longe nessa história, o resultado ficaria algo parecido com isso:


Isso é uma imagem bem simples, com poucos atributos (cogumelo e carimbo), dá pra ter muito mais atributos (por exemplo: Origem, Data Inoculação, Data Coleta, Strain, Técnica, etc.)enfim, dá pra gente gerar uma verdadeira árvore genealógica que serviria não só pra gente ver o "pedigree"(!!!) de cada amostra mas também realizar estudos, etc.
A idéia nesse momento é ver se a comunidade gosta disso e se sim, que tipo de dados deveríamos pensar em coletar para ter um mapeamento bem rico em informação!!
Além disso, existem algumas ferramentas que mostrariam em tempo real a evolução desta rede aqui na página, alguém com alguma experiência em programação poderia implantar esse aplicativo!!!

O que vocês acham dessa idéia?!
grafocogus.png
 
O problema que eu vejo é que você possivelmente está falando de envio direto entre os cultivadores.

Mais cedo ou mais tarde as pessoas acabam sabendo o nome reais umas das outras.

Mais cedo ou mais tarde alguém dessa rede vai reunir todos os nomes reais e preenchê-los na rede.

É um risco à segurança. Muitos preferem se manter anônimos.
 
Ecuador, eu tb pensei nisso, e de fato a privacidade deve ser garantida, pra isso precisaríamos pensar num modo de reunir estes dados de forma a manter a privacidade. Acho que deve haver algumas formas de se fazer isso e poderíamos pensar juntos sobre como faze-lo.
Enquanto desenhava este modelo pensei em algo do tipo
identificação do carimbo:
S[ddmmaaaahhmmprodução-(variação)][idpessoal]:
-S=spore;
-ddmmaaaahhmm=data e hora(final) da produção do carimbo;
-variação(opcional)="a","b", etc.para o caso de mais de um com o mesmo parâmetro anterior;
-idpessoal=identificação do cultivador(pode ser o login do forum)
Ficaria uma tag assim: S010120130000user1
Essa é uma, criei o tópico justamente pra gente pensar nisso!!
 
cara voces sao uns genios.
eu nao consigo nem fazer fogo com dois pauzinhos!
nem com fosforos!
 
A idéia é bem legal mesmo mas a questão da privacidade é mais importante!! A idéia é montar um formulário e as pessoas cadastrariam lá seus carimbos e cogumelos e só, anotaria no carimbo a tag correspondente e quem o recebesse faria o devido registro. A tag não necessáriamente precisa identificar o cultivador mas precisa ser exclusiva.
Pontos :
-qual o gap de privacidade neste método?;
-onde ficaria hospedada esta base de dados?;
-quais os critérios para acessa-la?;
 
Olá povo!!
Comecei a relacionar a minha produção, num banco de dados pessoal. Vou compartilhar os critérios de catalogação para quem se interessar:


colunas na tabela de relação:

coluna------------------------------observação
ID*----------------------------------tag da produção​
Origem-----------------------------local de coleta(caso selvagem), doador, tag do carimbo origem(caso X=M*) ou da frutificação de origem (caso X=S*)
Data de produção/colheita----------dia em que o carimbo foi feito
Data Inoculação-----------------dia em que foi inoculado
Data frutificação-----------------dia em que foi para o terrário
Data Coleta-----------------------dia em que a frutificação foi coletada
Strain------------------------------strain
Técnica----------------------------técnica de produção
Resultado--------------------------tags os bolos produzidos(S,I*), frutificações obtidas(I*) ou carimbos recolhidos(M*)

*ver tags de identificação

as tags de identificação formulei da seguinte maneira:

X[strain][ddmmaaaahhmm(variação)][serie][técnica][idcultivador]:
Sessão----------------------características
X-----------------------------S=spore(carimbo),M=mushroom,I=inoculation
strain-----------------------sigla da strain do cogumelo
ddmmaaaahhmm -------data e hora(final) da produção do carimbo (caso X=S),da inoculação(caso X=I) ou coleta(caso X=M)
variação--------------------"a","b", etc. se mais de um com o mesma data/hora, variação x para data ñ exata ou 0(zero) para variação vazia
série ------------------------nº de bolos(caso X=I) ou da produção a partir de um mesmo carimbo em datas diferentes(só para X=M)
técnica ---------------------técnica de produção utilizada(só para X=I,M)
idcultivador----------------identificação criada pelo cultivador

exemplo: (A)spc090320131800xfulano - um carimbo de psilocibin cubensis do dia 9 de março de 2013 às 18 hs, sendo a hora não exata feito pelo fulano
(B)mpc10032013101503pffulano - uma frutificação de psilocibin cubensis coletada dia 10 de março de 2013 às 10:15, é a terceira produção a partir do mesmo carimbo com a técnica PF Tek pelo fulano.

no caso, a tabela de relação replica algumas informações da tag, só pra facilitar a leitura, para gerar o mapa da rede só precisa da coluna ID e Origem, salva no formato .csv e o software que indiquei no início cria o gráfico de rede. As demais informações servirão para a produção de gráficos mais avançados, que mostram a evolução do processo no tempo, categoriza e outras coisas mais!!!

Gostaria de ter a opinião de voces de que tipo de informação adicional seria interessante ter registrada pra inserir nas colunas da relação!!

Abs
 
A ideia é bem original!

Ficaria interessante ver os padrões de distribuição de carimbos no Brasil/Mundo.

Acho que um formulário online, utilizando a identificação aqui do fórum mesmo já é uma boa ideia.
 
Back
Top