Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Mitologia e a Verdade.

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Não são raras as vezes que nos perguntamos sobre os significados daquela doutrina bstante esquecida dos mitos e das lendas chamadas Mitologia.

Afinal, o que é um mito, uma lenda, uma epopéia, e o que é todas essas coisas que chamamos de estórias com E ?

Como poderiam existir algum tipo de "fato" que não se baseou numa realidade concreta, objetiva, como entendemos a "Mitologia" ?

A verdade é que quem não se baseia na realidade somos nós quando acreditamos numa realidade feita de fatos e dizemos com desdém: "Sou totalmente realista, não tenho crença alguma".

Claro que não poderiamos ter crença assim, se somos uma pintura de tudo quanto se tem acreditado.

É aqui que faço minha inferência histórica, em cima deste pensamento Nietzscheano de consideração do passado, afinal, em que tempo e lugares repousa o fundamento dos Mitos?

O mundo dos heróis, titâns, semi-deuses, ciclopes e os olímpicos, ele é muito mais Real do que muita realidade dos Atuais.

Toda representação do mundo mitológico remonta uma tradição mais justificada do que muitas ciências: ela consolida o contato com os Deuses na origem do Homem, do Olímpo com o Mundo, de acordo com a Memória da Humanidade.

A Humanidade, tomada em sua totalidade, é mais sã do que suas fragmentárias culturas, mas, a Civilização Grega e sua Mitologia mostraram, não menos, o que o debruçar-se sobre si mesmo na investigação da origem de tudo implicava constatar na civilização uma história lendária que sempre existiu na memória do Povo.

O próprio mito se esconde em trevas de um passado absurdo, seja qual for seu gênero, épico, heróico, religioso; A mitologia encontra a Verdade no ponto flutuante do "nunca" de um passado ao "sempre" do futuro de toda humanidade, e extrai dela a memória de um mundo que sempre existiu: onde o que permaneceu foi uma república de eternos deuses que se tornam símbolos.

Por isso acreditai, meus amigos, quando eu digo: A estória mais bem contada, é a história de si mesmos: debruçai sobre vós, e encontrai a semente da sua origem donde brota vossa gênese.

Seja de areia, ou de pedra o palácio que érge vós; sois compostos de tudo que tens em si, des de o mais abstrato, e disso retirai vossas mais poderosas vontades.

Perscrutai a vossa "lógica", até que seja suficiente a razão que lhe explique vossa origem.
 
Por isso acreditai, meus amigos, quando eu digo: A estória mais bem contada, é a história de si mesmos: debruçai sobre vós, e encontrai a semente da sua origem donde brota vossa gênese.
Eu encontrei a semente e comi.
E dentro do meu ser saiu eu.
 
Esforçai vos por não ter existido como um vaso colorido.
uma das camadas a minha percepçao me dizem que o vaso também sou eu.
ele existe dentro do universo que existe dentor da minha essencia.
Dentro da essencia está meu corpo - que serve de moradia pra essencia.
O pensamento é a (criaçao) essencia obeservando a criatura.
 
uma das camadas a minha percepçao me dizem que o vaso também sou eu.
ele existe dentro do universo que existe dentor da minha essencia.
Dentro da essencia está meu corpo - que serve de moradia pra essencia.
O pensamento é a (criaçao) essencia obeservando a criatura.

Tudo é vaso colorido; mosaico de um Rembrandt metafísico.
 
Back
Top