Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A magia dos anéis de fada

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Anéis de fada são círculos de cogumelos ou de área mais escura que aparecem nas florestas e pastos esporadicamente. Sua formação é atribuída a seres mágicos. A maioria dos anéis são de Amanitas, o que reforça ainda mais a natureza do mito.

"Estes círculos na grama são conhecidos como ANÉIS DE FADA (fairy ring), pois a trilha era atribuída às danças noturnas dos seres mágicos durante a noite. Dançavam tanto que até deixavam rastros no solo. Os cogumelos eram seus apoios para descanso.
Se entrar no centro do anel de fadas você corre o risco de ser levado para o Mundo das Fadas ou então ficar dançando sem controle no círculo, imitando o ritmo alucinante dos rituais dançantes.
Lembre que um dia no mundo mágico equivale a sete anos do nosso mundo. Então se for transportado e conseguir voltar, não estranhe as mudanças que poderão ter acontecido na sua ausência.
Encontrar um anel destes pode significar também que existe um tesouro de magias indescritíveis por perto. E você só poderá tocá-lo com o auxílio de uma bruxa."

Alguém já deve ter visto algum. Mas como eles ocorrem?

Devemos entender que a rede micelial dos cogumelos é subterrânea, e começa com alguns esporos. A cada ano, as hifas se alastram no sentido centro-periferia, dando origem a cogumelos. Então, no primeiro ano, nasce um cogumelo. As hifas crescem e se separam e no ano seguinte, nascem mais cogumelos, já formando um pequeno anel. Assim sucessivamente, ano após ano o anel vai ganhando tamanho.

Veja:



Muitas vezes podemos notar o anel sem que os corpos de frutificação tenham aparecido, pois o metabolismo do fungo retira nutrientes do solo, secando as plantas e gerando uma área visivelmente mais fraca no contorno das hifas.







Mágico ou não, interessante.
ScreenShot011.jpgScreenShot012.jpganelfada2.jpgamanitafairyring2.jpg
 
Eu diria que é bem discutível se a rede micelial pode começar com somente um esporo, pelo menos em boa parte das espécies que precisa juntar hifas haplóide para formar o micélio secundário.
 
Eu diria que é bem discutível se a rede micelial pode começar com somente um esporo, pelo menos em boa parte das espécies que precisa juntar hifas haplóide para formar o micélio secundário.

Tem razão, Ecuador. Somente o micélio secundário é reprodutivamente ativo. Mas para não complicar demais, deixei como um esporo só. Mas vou dar uma mudada na frase para não deixar muito "errado".
 
Eu não concordo com essa "teoria"
cara... não tem "haplóide" nem "secundários" nem nada, tem magia, e essa é difícil para a "ciência" explicar.
Alias, aquela foto das amanitas é de hipnotizar.
 
Não é uma teoria, tupy. É observação direta do micélio dos cogumelos.

Em P.cubensis, por exemplo, se duas hifas não se juntarem para formarem um novo tipo de micélio, não se formarão cogumelos.
 
Cara q coisa magica essa foto dos amanitas muito magico mesmo
e de ficar de boca a aberta pra ciencia, e seu mundo magico.
 
pena que foto nao tem cheiro.
o cheiro de um anel de fadas da pra se sentir de longe.
e a musica...
sereias da terra.
 
Redescobri o verdadeiro significado de mágico.. Imaginou ter um desses no quintal de casa? HUAHUA:idea:
 
Cara, eu nunca tinha visto isso na minha vida. Tô bobo. Que troço lindo.

Eu concordo que há nesse fenômeno uma parcela de algo relacionado à magia dos cogumelos, sem dúvidas.

Porém a falta de conhecimento de como as coisas funcionam sempre leva o ser humano a creditar tais acontecimentos a algo surreal, místico ou sobrenatural, até que a ciência explique, se por ela for possível se explicar.

Um círculo desses por aqui hein? Pediria licença aos gnomos pra comer algumas de suas cadeiras e bon voyage.

Muito bonito!
 
Se um dia eu for agraciado pela natureza e encontrar algo assim, creio que agora, detendo esta informação, pedirei passagem para dentro do circulo. ;)
Incrível esse anel das fadas, parece coisa de filme, só que é real!
Muito obrigado por compartilhar este assunto.
 
Fayri ring se formando :B
103846-53b7b5f8d8b98312705a544bd322f402.jpg
 

Anexos

  • 1374874_664994203519777_45597820_n.jpg
    1374874_664994203519777_45597820_n.jpg
    150.1 KB · Visualizações: 13
  • 1393003_664994220186442_582813027_n.jpg
    1393003_664994220186442_582813027_n.jpg
    187.6 KB · Visualizações: 12
Back
Top