- 14/04/2015
- 3,699
- 1
- 73
Xp 83 - A Cura
Afastado do serviço em 2017 por doença do trabalho, desde 2018 venho pincelando em meus relatos o caminho para me tratar de pânico e psicose causados por meu ambiente de trabalho. O relato O Começo de uma árdua Cura? (xp 60) em especial destaca o aprofundamento desse esforço de cura enteogênica, pois em 2020 aprofundei os trabalhos com psilocibina em meu tratamento.
Como resultado, alcancei, há 3 meses atrás, no final de Maio, a cura dos sintomas psicóticos que acompanham meu quadro de pânico. Também, desde 2021, já sentia que os sintomas do pânico em si já tinham sido reduzidos drasticamente com a imersão enteogênica de 2020 para lidar com o rancor. Estabeleci uma das bases do meu sistema moral de perdão e seguir em frente (Pagar o Mal com o Mal ou fazer o Bem? (xp 61)), que passou a se aplicar a todas as pessoas na minha vida, e não apenas aos que me fizeram tanto mal no trabalho.
Esta experiência em si, que considero bem "água com açúcar" (sem grandes efeitos nem imersão), foi entretando o suficiente para jogar a última pá de cal sobre a questão dos pensamentos intrusivos de violência, rancor, loopings de diálogos corrosivos do passado, etc. Simplesmente, naquela semana, alguns dias depois, quando fui me reavaliar pra possível retorno ao serviço ou não, me sentia limpo. Mas tive que me manter longe ainda por uma questão de como ainda reajo às pessoas e coisas. Como disse aos médicos, é como se eu fosse "de vidro" no sentido emocional, com explosões súbidas e reações irascíveis. O lado expontâneo da doença tinha sumido, mas ainda se mostrava quando provocado. E, ainda que sob condições econômicas aviltantes com a redução a 20% do que eu recebia antes por corrupção da junta médica (quem quiser mais detalhes: Chá de 1 Ano na Geladeira faz Efeito? / Ódio, muito Ódio (xp 79)), quis me manter em tratamento sem retornar aos quadros públicos.
Isso tudo é um passo enorme. Cuido hoje das rebarbas, dos recantos do que antes era puro lodo espiritual. O que antes era uma possibilidade, a cura, agora se torna realidade. Em 2020, vi meus pensamentos intrusivos sumirem. Em 2022, terminei o caminho do perdão. Estou funcional novamente. Graças ao cogumelo, pois as medicações tradicionais apenas tratavam os efeitos. Inclusive, quem me acompanha sabe que desde 2020 retirei um medicamento e reduzi em 75% meu antidepressivo (sertralina) para apenas 0,25 mg/dia.
Maaaaaaaaaaaaaaas, que fique claro. Meu tratamento envolve nesses anos todos acompanhamento por psiquiatra e psicólogo. Não foi apenas o cogumelo. E não foi "automático", foram anos e dezenas de imersões com intenção de busca de perdão e cura.
E ao fim da experiência 83, cheguei finalmente à conclusão: "agora que eu perdoei a todos, que não tenho sintomas inabilitantes e estou a um passo de me curar, preciso olhar pra mim mesmo e encontrar a seguinte e complexa resposta: POR QUE DIABOS EU SURTEI? Não se trata aqui de dizer "ah, porque quase te mataram" ou etc., mas porque eu não fui melhor um pouco, porque eu não tive fé, porque eu tinha ódio, o que tava dentro de mim, o que eu vivia naquela época, o que é diferente de hoje, e por ai vai.
Eu já sei a responsabilidade das outras pessoas sobre a minha doença, agora é hora de saber a minha própria responsabilidade sobre ela.
E assim comecei a caminhar pras próximas experiências.
Experiência 85
Bem, assistindo Medo & Delírio em Las Vegas pela 43ª vez, não aguentei de poder voltar a ver o filme com boa qualidade de imagem (o filme voltou ao catálogo da Netflix, que tinha saído desde 2016) e me inspirei a tomar cogumelo de madrugada. Era o dia de fazer mesmo. A dose seria quase 40 gramas frescas de um chá. Tomei, não consegui assistir 20 minutos, claro!Entrei em delírio kkk.
E as questões que vieram foram da minha vida presente. As dificuldades financeiras, a perda de minha amada vozinha nessa semana que passou, as saudades, como ser melhor com minha esposa, como entender melhor os sentimentos dela de perda também ou tristeza, reduzir a erva, ajeitar a vida um pouco.
Mas basicamente, queria que o cogumelo viesse à minha alma pra me iluminar nesse momento de perda, que significa o começo de uma nova caminhada e construção de novos caminhos familiares.
Tudo acontece quando tem que acontecer. No último dia dela no hospital, disse a ela tudo que queria dizer, de gratidão de como ela salvou minha vida quando era criança me tornando um ser humano normal... muito amor.
E ao longo desses meses sem cogumelo, tenho adicionado ao meu set (minha mente) um material de autoanálise sobre mim, como sou, como era, meus erros e acertos do passado, na autocrítica do meu lado em ter me "deixado" adoecer. Mas vejam bem! Não me "culpo", porque fui levado ao surto por outros. Mas quero saber porque eu me deixei levar, como poderia eu ser mais elevado espiritualmente pra isso não se repita no futuro.
Descobri alguns elementos-chaves devagar, mas o quadro ainda não é completo.
Durante a experiência, contudo, não elaborei nem tive nenhum insight desse aspecto, por tudo que ocorre na minha vida em volta.
Mas... saí com uma sensação de que, devagar, eu esteja deixando de ser "de vidro" para voltar a ser "de carne", a caminho de me sentir confortável para poder reingressar no convívio social de um ambiente de trabalho. Agora, claro, em outra lotação, em outro lugar, bem longe de onde adoeci.
...
Deus-Deusa sabe o que faz. São quase 5 anos pra chegar nesse grau de cura. E isso com cogumelo. Mesmo eu retornando ao serviço, sou outra pessoa. Revisitei meus sonhos, minha vontade de progredir. Saí da zona de conforto de já ter passado em um concurso para entender que parte do que me afligia também era não seguir em frente para algo que eu realmente amasse e tivesse mais a "minha cara", como um concurso jurídico.
Enfim... obrigado a todos e vamos melhorando.
---
Edit: "Existirá / E toda raça então experimentará / Para todo mal, a cura" (A Cura, de Lulu Santos) ==> é o cogumelo!!! rsrs
Última edição: