Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Angústia do Homem Moderno: palavra, som e imagem

Spitzenkörper

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2007
329
73
"Um coração cheio como um aterro
Um emprego que vagarosamente te mata
Feridas que não cicatrizam

Você parece tão cansado e infeliz
Derrube o governo
Eles não... eles não falam por nós

Eu vou levar uma vida quieta
Um aperto de mão de monóxido de carbono
Sem alarmes e sem surpresas." (Radiohead)

"Eu vejo aqui os homens mais inteligentes que já existiram. Que droga, uma geração inteira de garagistas, garçons ou escravos do colarinho branco! Os anúnicos nos fazem comprar carros e roupas. Empregos que odiamos para comprar porcarias que não precisamos. Somos os filhos no meio da história, sem Grandes Guerras nem Grandes Depressões. Nossa Grande Guerra é a Guerra espiritual, nossa Grande Depressão é nossas vidas. Todos nós fomos criados vendo televisão para acreditar que um dia seríamos bilionários e deuses do cinema e estrelas do rock, mas nós não somos. Devagar vamos aprendendo isso." (Clube da Luta)

Há certo tempo ouvi o OK Computer do Radiohead e recentemente assisti o filme “Clube da Luta” (“Fight Club)

Notei que os dois possuem várias semelhanças: ambos falam da angústia do homem moderno (dos anos 90 até agora), da vida do ser humano que trabalha como um escravo, almoça no fast-food, renuncia a férias com medo de ser substituído no emprego, cujo chefe o humilha tanto que ele não consegue mais ter ereções e que ao chegar em casa não consegue dormir.

“Você poderia, por favor parar o barulho, eu estou tentando descansar. Tirar um descanso de todas essas galinhas que ainda não nasceram dentro da minha cabeça.” (Radiohead)

Gente que foi criada sob padrões plim-plim de beleza e estilo de vida. Relações tão descartáveis quanto as coisas que servem nos vôos comerciais, pessoas que você conhece e se despede sem nem ter perguntado o nome. Pessoas frustradas.

“Já podaram seus momentos,
Desviaram seu destino.
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu...” (Milton Nascimento)

Vivemos num mundo onde nos subordinamos às coisas que possuímos.

"As coisas que você possui acabam possuindo você." (Clube da Luta)

“Eu tinha um aparelho de som legal, um guarda-roupa que estava começando a ficar respeitável... eu estava perto de me sentir completo.” (Clube da Luta)

"que tipo de porcelana me define como pessoa?" (Clube da Luta)

"Assassinato, crime, pobreza. Estas coisas não me interessam. O que me interessa são revista de celebridades, televisão com 500 canais, nome de uns caras na minha cueca..." (Clube da Luta)

"Que vergonha. Uma coleção completa de condimentos e nenhuma comida." (Clube da Luta)

Não cheiramos flores, não andamos devagar, não cozinhamos, não sentamos no chão com nossos filhos, não olhamos as estrelas, não paramos para orar, não tomamos banho de chuva ou ao menos vamos à praia. Até perdemos entes queridos e nos arrependemos por não ter aproveitado tanto a vida com aquela pessoa; pensamos que aprendemos a lição, até que outro ente querido morra e sintamos mais remorsos. Nunca aprendemos a viver. Trabalhamos para ganhar dinheiro o bastante para nos sustentar como seres humanos normais mas acabamos trabalhando para sustentar as coisas que temos.

O mundo nos dita o jeito perfeito de viver. Nos ditam que curso seguir, que emprego seguir, que sabor escolher, que lugar visitar, com que pessoa se casar. Não se criam mais jeitos de viver como antigamente. Nossos sonhos se resumem a satisfações copiadas de outras cópias.

Não tentamos mais procurar Deus. Eu não falo de Deus como substantivo próprio ou comum. Eu falo que não possui pronome. Um amor independente de sorriso, uma ânsia de satisfação que não seja a sua. Um estado de espírito. Uma ambição que não é egoísta. Uma enteogenia. Tentar provar se Deus existe ou não tem a menor utilidade. Sentir Deus, sim, tem.

Chegando perto do final, gostaria de dizer novamente que aprender é difícil para nós. Na maioria das vezes parecemos contentes por estarmos tristes. Mudar é algo difícil. Amar, mais ainda. Mas a verdade é que quanto mais você olhar, menos chances de pular.

A perfeição consiste em não querer atingir a perfeição.


P.S.: Só queria dizer que me sinto meio hipócrita escrevendo um texto com lições de como viver quando nem mesmo eu estou vivendo a minha vida como eu gostaria. Talvez nem tenha sido eu quem escreveu esse texto. Talvez eu seja só uma ferramenta compiladora de uma substância chamada epifanina.

Um certo dia usei cogumelos e na experiência pensei “Pronto. Estou completo. Agora vou ajudar as outras pessoas.”. Fiquei muito feliz com essa descoberta, mas um mês depois já me sentia triste de novo. Pode-se pensar que essa é uma forma de nos tornarmos escravos do micélio, mas creio que isso seja da natureza humana. Creio que o caráter humano não siga uma linha reta e lógica, mas de fases ruins e boas, uma verdadeira espiral que apenas sobe no eixo que representa o tempo.

Também creio hoje que eu estava errado sobre o pensamento da experiência. Não devemos esperar estarmos em paz conosco para tentar melhorar o que está à nossa volta. É melhorando o que está à nossa volta que trazemos paz para nós mesmos.
 
Última edição por um moderador:
Pode-se pensar que essa é uma forma de nos tornarmos escravos do micélio, mas creio que isso seja da natureza humana. Creio que o caráter humano não siga uma linha reta e lógica, mas de fases ruins e boas, uma verdadeira espiral que apenas sobe no eixo que representa o tempo.

Também creio hoje que eu estava errado sobre o pensamento da experiência. Não devemos esperar estarmos em paz conosco para tentar melhorar o que está à nossa volta. É melhorando o que está à nossa volta que trazemos paz para nós mesmos.
Olha que lindo isso.
Raramente temos um pensamento tao PURO E COMPLETO como esse.
O corpo ta dizendo - deixa isso de lado idiota, se acomoda aqui no sistema que ele ja vem pronto e nao dá trabalho seguir o script dele.
E voce negou isso.
Procurou outro caminho alternativo.
Enfrentou o SUAS proprias limitaçoes e tirou literalmente LEITE da pedra.
obrigado cuspidor.
cuspiu uma otma perola pra gente.
:):!:(: joinha double ok 2008.
 
Angústia-se por medo de levar a vida como um ser-ninguem.
Todo homem quer ser um mito, e enquanto mito aspira também ser o próprio Deus.
A vida é um projeto-deus para todos os homens, uns concluem, outros não..
 
então, seria Deus uma "ambição"?
Claro!
É a eterna inconformância humana com sua condiçao!
Deus no céu faz o homem viver no futuro, arrastando o passado atras de si - a culpa do pcado nada mais é do que GANANCIA - vontade de ser perfeito.
Só que tá ntudoerado né?
Falar DEUS em 4 palavras já é uma ofensa.
DEUS na verdade seria algo como o que liga o seu infinito particular, pessoal ao meu infinito particular pessoal.
sei lá...
Eu e voce somos deuses em nosso proprio universo.
e essa interaçao entre univwersos completos em si é DEUS.
o HUb espiritual :)
Deus = HUb.
 
então, seria Deus uma "ambição"?

Talvez! Mas poderiamos chama-lo de muitos nomes...esperança ? Ou simplismente fé ?

Veja como é o processo de apoteóse nas culturas antigas! Resultado do profundo esquecimento do verdadeiro significado da tradição e movimento de um homem mais antigo ainda...

Apolo, era um Deus para os Gregos, mas para os Jônicos era só um mito ainda, assim como Sócrates, para Atenas do século II a.c era um homem de carne e osso, contemporâneo, e hoje o temos como mito, talvez um dia será um "deus" ? O tempo dirá..

Agora eu pergunto, que grau na apoteose vós pretendem alcançar ? O que querem representar vocês para um Homem do futuro? Um ser-ninguem, que nunca existiu ? Ou ser vós mesmos, o Homem que a história construiu ? O fato é que Jesus é um desses Homens paradigmáticos que é uma soma de tudo quanto é qualidades.

E não merece vida eterna uma tendência dessa ?

Assim sucede na história da humanidade, humanidade no seu significado profundíssimo, é a "humanitas", ou seja, a divina poesia, o homem resultado de uma longa jornada de vários outros homens separados por alguns intervalos de tempo: eras.

Existe um só Homem, porque existe um só Mito e um só Deus: Todos eles são a mesma coisa, e todas as demais situações intermediária entre a mais profunda lenda e a mais viva verdade.

A Mitologia não compreende a história do "tempo", Olimpo é um lugar que trancende esse "tempo", e é onde mora esse Deus de todos os Deuses, Zeus. (vemos aqui que não ha uma hierarquia lógica na Mitologia, Zeus é Filho de Cronos, e Zeus, ao mesmo tempo, pai de todos os Deuses, Zeus é Pai e Filho de Cronos ao mesmo tempo, o que nos leva concluir que São um mesmo Ente, que os Gregos disntinguiam, por algum motivo, em dois)

Chronos, o responsável pela construção do tempo, é apenas um dos Deuses desse Olimpo, ou dito de outro modo, uma tradição, que um dia deve ter sido uma lenda, e mais além devia ser um mito, mas que um dia foi um Homem, porém, de muita fé e vontade, tanto que ainda hoje o mundo vê a sua luz, e o "tempo" como divindade.

Quando pensamos "tempo", será mesmo que estamos imaginando é esse ente abstrato, que ja nada tem a ver com uma "pessoa", um Homem ? Ou será que lembrando-nos de uma seta, lançada num passado impenetrável, por um Homem, um Mito, ou um Deus ?

Tempo é uma divindade até mesmo em mitologias mais recentes, como a Maia.

Só pra efeito pedagógico: essa é uma concepção teleológica da realização do Homem em Deus na modernidade e na filosofia moderna, que é um ramo da filosofia natural, e não uma epistême por excelência.. Só pra ilustrar como as coisas crescem, e a arvore da teoria do conhecimento muda de forma e de tamanho!!!
 
Franz Kafka

Esse moço tem muito em comum com o que foi dito até agora.

Na rotina, trabalhava numa Companhia de Seguros (mesmo emprego do personagem principal de O Clube da Luta), nas horas vagas, fazia jardinagem. Talvez as plantas fossem mais simples de controlar do que seres humanos.

Li duas obras dele (pelo menos entendi duas): O Veredicto e A Metamorfose. Ambas falam da angústia do homem moderno, inimigo do tempo e facinado pelo dinheiro.

Kafka representa "a decadência tardia do mundo burguês."

"Os protocolos herméticos de Kafka contém a gênese social da esquizofrenia."

Recomendo muito a obra desse cara!
 
147.jpg
chipper.jpg

steve-cutts-3.jpg
rat-trap-web.jpg
circle_of_life3.jpg
modern-life-horrors-problems-illustrations-steve-cutts-6.jpg
s248857608197800458_p52_i9_w1220.jpe
Steve-Cutts-illustrations-5.jpg
El-mundo-moderno-segun-steve-cutts-11.jpg
the_future_6.jpg
angler.jpg
 
Não só o homem moderno anda angustiado como o homem antiquado também.

Waka waka....:roflmao:
 
Que texto magnifico ! Ótimo de se ler..Sei que o tópico ja está meio morto..mas comento mesmo assim . Esse texto logo de cara já me fez pensar nas relaçoes entre os seres humanos hoje em dia . É impressionante como é dificil encontrar uma pessoa disposta a ajudar sem pensar em outros porems. O tempo passa e a amizade verdadeira é cada vez mais rara. As pessoas pulam de amigos em amigos,namoradas em namoradas,ou seja,atualmente para a maioria da sociedade as pessoas só sao utilizadas.Depois de utilizadas sao descartada das vidas de tais pessoas.Quem tem amigos de verdade ou uma namorada de verdade ,e etc ,(pessoas de verdade que estao lado a lado ) devem agradecer muito,pois isso é uma
raridade, e isso é o que faz a vida valer a pena .
Segundo,outra triste verdade é a vida em que levamos atualmente,todo esse sistema,trabalhar igual um louco,para conseguir um dinheiro que muitas vezes nem dá para o essencial ,e enquanto isso a vida vai passando . Passa 1,5,10 anos e quando voce olha voce juntou bens materiais mas a vida passou e voce nao curtiu nem 10 % de tudo que poderia curtir.Esse é um sentimento que bate em meu peito diversas vezes,tentando escapar desse sistema maldito mas infelizmente temos que nos submeter a tais coisas para ter pelo menos como sobreviver bem no mundo atual .Esse sentimento me mata por dentro e ainda nao sei como conciliar com isso,tento pelo menos curtir a minha vida o maximo possivel e me desligar um pouco do mundo .
"Não cheiramos flores, não andamos devagar, não cozinhamos, não sentamos no chão com nossos filhos, não olhamos as estrelas, não paramos para orar, não tomamos banho de chuva ou ao menos vamos à praia. Até perdemos entes queridos e nos arrependemos por não ter aproveitado tanto a vida com aquela pessoa; pensamos que aprendemos a lição, até que outro ente querido morra e sintamos mais remorsos. Nunca aprendemos a viver. Trabalhamos para ganhar dinheiro o bastante para nos sustentar como seres humanos normais mas acabamos trabalhando para sustentar as coisas que temos." Esse treco declara o que acontece atualmente,as pessoas nao tem tempo para coisas simples e ESSENCIAIS ...OQUE FAZ A VIDA TER SENTIDO ..
 
Back
Top