Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Açúcar = diminuição da potência?

Night Storm

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
361
73
Bem galera

Andei conversando com uns amigos sobre a conservação dos cogumelos, e um deles me disse o seguinte:

"Os alcalóides contidos nas substâncias psicoativas que atuam no sistema perceptivo, tem sua função de retirar toda a glicose do cérebro, por isso o aumento da percepção, se alguem tiver oportunidade de ler o livro "sugar free" vai saber do que eu estou falando.Quando estamos sobre os efeitos estamos totalmente sem açucar no cérebro.Façam um teste fiquem uma semana sem açucar nenhum e vão perceber que estão alterados, muito mais perceptiveis que o normal.Sei lá não estou sabendo explicar direito mais qu8e é vero é vero.Ja basta ter açucar no cigarro, nos salgadinhos da elma chips,bizzarro não."

Então quem costuma a consumir alimentos com açucares no dia da trip ou mesmo se conservam os cogumelos em mel ou em forma de caramelos teria sua trip com potência menor, isso seria verdade? :confused: :eek:
 
hmmm
teoricamente sim, mas quem garante que eles também não eliminam os açúcares ingeridos na mesma hora?!?!
=)
 
É óbvio que se você ficar uma semana inteira sem açucar algum vai ficar alterado. Glicose é a fonte pricipal de energia. Se fosse assim, bastava comer um monte de açucar para interromper os efeitos, e isso é falso.

Os efeitos tem a ver com a estrutura química da psilocibina e psilocina que se assemelham a neurotransmissores. Assim, se fixam nos mesmos receptores estimulando e fazendo com que falsos sinais sejam criados.
 
Acho q esta é uma versão antiga sobre os efeitos de serotonérgicos no cérebro, quem popularizou essa versão foi o Aldous Huxley, posso estar enganado mas essa versão não incorpora descobertas mais recentes.

Algo q pode ser muito bem argumentado é q a "onda" do açúcar é o contrário da onda de enteógenos. Neste âmbito poderíamos até argumentar q um efeito cancela o outro.
 
Cygnus X 1 disse:
Acho q esta é uma versão antiga sobre os efeitos de serotonérgicos no cérebro, quem popularizou essa versão foi o Aldous Huxley, posso estar enganado mas essa versão não incorpora descobertas mais recentes.

Isso foi para o que eu escrevi por último ou pra pergunta inicial?

Se sim,
Bom, Aldous Huxley era um bom escritor, pode ter popularizado as coisas mas não fez descobertas cientificas;

Artigos desde a época dele até hoje ainda admitem que a psilocina age como antagonista no receptor 5HT_2A e imita o efeito da serotonina.

Senão, desconsidere :)
 
shroower disse:
Isso foi para o que eu escrevi por último ou pra pergunta inicial?

Se sim,
Bom, Aldous Huxle era um bom escritor, pode ter popularizado as coisas mas não fez descobertas cientificas;

Artigos desde a época dele até hoje ainda admitem que a psilocina age como antagonista no receptor 5HT_2A e imita o efeito da serotonina.

Senão, desconsidere :)

Entao..! Shroover......

a psilocina age como inibidor da recaptaçao de serotonina no cerebro...
do mesmo jeito que a fluoxetina, componente do PROZAC q é um remedio anti-depressivo e o mais vendido no mundo todo!..
o acido lisergico tambem tem em uma ramificaçao na sua molecula com uma estrutura similar a fluoxetina! e tambem inibi a recaptaçao serotoninica!

..q é quando nosso cerebro (na fenda sinaptica)...entre um neuronio e outro..
um neuronio manda serotonina para o outro neuronio absorve-la ... só q o esse neuronio nao consegue absorver toda a serotonina enviada.. e o que ele nao absorve ... o neuronio q mandou a serotonina reabsorve e ela nao é "sintetizada"!...
ai é q entra a fluxetina ou a psilocina... q tampam os "poros" de reabsorsao de serotonina.. entao a serotonina ao inves de ser reabsorvida pelo neuronio que a enviou (e nao sintetizada).. "rebatem nos poros" de reabsorçao (q estao tapados) e fica solta na fenda sinaptica ate ser absorvida pelo o outro neuronio (o receptor..o 5HT_2A).! e ai entao sintetizada!

da uma olhada nas fotos... !!:


.......... SISTEMA NORMAL .......... SISTEMA DOPADO

indisp.png indisp.png

fmz?

por isso acho q o negocio do açucar ae é paia! hehehe

falouu aee!

..............................:) ! POSITIVE VIBRATION ! :)..............................
 
entao qr dizer q eu escrevi essa porra intera à-toa!?

hahahahah


falow aee!
 
Atoa não! :)
Seu texto esta claro e muito bem explicado, com certeza ganhou mais karma com esse post!

Valeu!
 
Então quem costuma a consumir alimentos com açucares no dia da trip ou mesmo se conservam os cogumelos em mel ou em forma de caramelos teria sua trip com potência menor, isso seria verdade?

Voltando à conversa inicial, faz parte da visão do Terence Mckenna (Alimento dos Deuses) q tal método de conservação, em específico no mel, foi o processo de transição da dieta humana de psicoativos baseada em cogumelos para uma dieta baseada em álcool, ao longo de uns bons milhares de anos, circa 10000 A.C. até 1000 A.C. deu-se tal processo (arredondando toscamente), em paralelo à isto houve a grande mudança de sociedades matriarcais, sociedades de mistérios ou sociedades "parceiras" para as sociedades patriarcais, dogmáticas e hierárquicas.

A teoria é muito longa pra ser exposta em um post desses, talvez alguma boa alma poderia escanear e OCR as páginas do Alimento dos Deuses já traduzido... basicamente a humanidade aprendeu a fazer e gostar do álcool através da conservação de cogumelos no mel, tal método eventualmente registrou a fermentação do mel em álcool, e dadas as características climáticas de certas áreas, tornava-se impossível encontrar cogumelos mas tbm tornava-se inevitável a utilização de algum psicoativo, daí q os mistérios, nestas regiões de clima inadequado, eventualmente substituiram o cogumelo no mel, pelo mel fermentado, ao mesmo tempo tentaram manter o resto dos rituais intactos, conforme os velhos meios: os ícones q representam os cogumelos (as colunas) e os ícones q representam a origem dos cogumelos (a vaca, o boi, os ruminantes). Tal mudança foi mais suave graças à relação direta q o mel tinha com cogumelos na época, no entanto foi obviamente brusca no tipo de acesso à experiência mística q começou a ser propagado, um acesso etílico, totalmente diferente do acesso lisérgico.

Então, dando sequência à tal transição, em tempos mais recentes, reforçando os preceitos hierárquicos de dominação masculina e expansão capitalista, desenvolvemos as tecnologias de cultivo do álcool (independente do mel), do açúcar refinado (em seus diversos graus tecnológicos) e por fim o chocolate (ou cacau). Tais "alimentos" tem em seu consumo, a imposição de hábitos modernos (romanos?) ou pelo menos o mercado q tais substâncias formam e fluem por é moldado nesta direção de dominação, colonialismo, concentração de riquezas e no universo micro, banalização, dessensibilização, trivialização e em último momento, pré-existência da simulacra (leia como total desconexão dos seres humanos com o mundo real e a colocação destes em um universo hiperreal, autocontinuado e independente, fundamentado no fluxo de commodities de forma "científica" pela sociedade, ou melhor, sociedade pós-moderna).

Partindo do ponto de vista cultural, portanto, e se tal noção Mckenniana for plausível, o consumo de açúcar (especialmente refinado) entra em contradição com o consumo de cogumelos, cultural e psicologicamente. Se tais alimentos reforçam algum tipo de desejo, reforçam desejos completamente diferentes, a meu ver, o açúcar reforça a expansão, acúmulo e exagero enquanto o cogumelo reforça satisfação, humildade e modéstia. Se "vc é aquilo q come", é difícil estabelecer o equilíbrio entre duas mensagens completamente diferentes indo para o mesmo mecanismo: cognição humana.
 
Back
Top