Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

4-5 dias depois da colheita pra fazer o dunk? - de: Primeiro Cultivo. P.cubensis Gandarela.

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64

Parece que forçar a pinagem logo em seguida à colheita não seja ideal. O dunk estimula a pinagem, então é bom dar o tempo que o bolo descansaria entre os flushes.

E é só até aí que vai meu conhecimento, o porque desse porque não sei. :coffee: Lembro que foi uma informação bem divulgada no fim do ano passado, e correu alguns diários a repetição dessa orientação.


Vocês discordam? Por quê? Se não discordam, gostariam de acrescentar o último "porque" que me falta? :bigode:
 
Vocês discordam? Por quê? Se não discordam, gostariam de acrescentar o último "porque" que me falta?


Não é bem assim Se você afirma, onde estão os dados que confirmam essa "observação"?
 
Última edição:
Vejo algumas pessoas afirmando que RR fala sobre isso, particularmente não espero a recuperação e não tenho problemas, acho que ha casos e casos, se fosse um bulk mal colonizado não se deveria submergir mesmo, ainda mais por muito tempo... :eca::chule:
 
Não é bem assim Se você afirma, onde estão os dados que confirmam essa "observação"?

@Ecuador, eu realmente sou um cultivador prático, os dados vem dos conselhos que vejo sendo dados nos diários, sem perguntar muito a razão. Não sei o porque de um monte de coisa, só sei que dá certo e creio que dicas sem fundamentos baseadas em sugestões de membros experientes são válidas, até que digam algo em contrário, como você agora tem a oportunidade de me argumentar e nas próximas dicas que eu der poderei mudar minha posição atual, sempre em dialética.

Ano passado um membro experiente lançou essa do descanso de 4-5 dias, e foi uma orientação bem adotada por outros membros e que eu repito porque fez sentido, já que a imersão incentiva pinagem e o bolo costuma ter intervalo entre ondas. É o que sei. :coffee:

Mas na prática, nunca mensurei a diferença.

Você tem algum posicionamento sobre isto? :bigode: Sei que nosso glossário não diz nada sobre este intervalo (dunk).
 
Então por que o dunk não é recomendado por alguns cultivadores mais experientes nos 4-5 dias seguintes da colheita?

De novo ... fonte?

De preferência um link.
 
Então por que o dunk não é recomendado por alguns cultivadores mais experientes nos 4-5 dias seguintes da colheita?
Pergunte isso a eles... Há tanta informação desnecessária por ai. Pra mim é só mais uma :whistle:

Na real até entendo a logica. Remover o cogumelo deixa exposto uma parte interna do micélio e isso poderia deixar essa parte mais vulnerável. Mas empiricamente falando não vejo muita fundamentação para esse alarde.

Acho que foi o @Cosmik quem falou. Já que nosso samurai ressuscitou, poderia explicar melhor se minha memoria não me pregou uma peça.
 
Acho que foi o @Cosmik quem falou. Já que nosso samurai ressuscitou, poderia explicar melhor se minha memoria não me pregou uma peça.

Sim, foi ele que postou sobre isso a primeira vez ano passado, eu tava procurando a postagem mas não tô achando. :ler:

@Cosmik , manifeste-se. :LOL:
 
O que estimula a pinagem não é molhar o bolo (dunk)... É ele secar. (a evaporação) Parece que enquanto evapora o bolo chega em alguma concentração de umidade (não seco, nem saturado) que faz a pinagem acontecer.

Eu por vezes não faço dunk nos bolos além do primeiro, pois hidrato os bolos o tempo todo, mesmo enquanto estão frutificando. Assim eles pinam continuamente, não em flushes discretos. E não parece que fiquem "cansados".

E quando faço dunk, também é direto da colheita para o afogamento, sem problemas.
 
Sim, foi ele que postou sobre isso a primeira vez ano passado, eu tava procurando a postagem mas não tô achando. :ler:

Minha memória não ajuda, mas não lembro de ter dito que dunk NÃO É recomendado. Possivelmente eu disse que alguns cultivadores apenas não fazem dunk, e optam por outros métodos de hidratação.

Edit: Lendo o tópico com mais atenção, lembro que um tempo atrás alguém postou uma citação de algum cultivador (do RR? talvez?!) falando que o dunk logo após a colheita é um fator estressante para o micélio. Então recomendavam aguardar alguns dias, deixando o bolo/casing/bulk quieto dentro do terrário para que o micélio restabelecesse a rede micelial.

Don't shoot the messenger! :espiao:
 
Última edição:
Quando o bulk frutifica antes da colonização adensar, borrifo água até restabelecer superficialmente a umidade, para que o micélio volte a colonizar. Proceder com Dunk em bulk mal colonizado é suicídio. Agora se é perda de tempo ou precaução no caso de bolos PF é outra historia.

Ja pratiquei muito essa espera em Bulk e não vi problemas, ao contrario, colonia densa, resistente e produtiva...

Edit: Vejam so um exemplo de cultivo perdido apos o Dunk

https://teonanacatl.org/threads/diario-domesticaçao-de-pans.11595/page-3
 
Última edição:
Back
Top