Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 2º Tentativa com Mexicanos

Diário de cultivo problemático.
Essa é minha segunda tentativa de cultivo e praticamente estou sofrendo do mesmo problema, na primeira vez além de estar muito quente dentro do terrario devido ao clima quente aqui em manaus as tardes chegando a 39º desta vez eu não senti a água condensar direito mesmo estando a 3 dias fechado apenas com 3 aberturas diárias para borrifar água e colocar uma garrafinha de água gelada.

4/12 - Inoculei 3 copos com 50% substrato pronto ( vermiculite, turfa, microorganismos, lavas de erva daninha, nematoides e outros patogênicos ) e 50% arroz integral e 250ml de água que foram pra PP 60min na pressão a 15psi , 1 dos 3 apareceu o Duende eu acabei descartando no jardim.

16/12 - copos 100% colonizados foram para o terrario, não vi a necessidade de um dunk ( ao menos eu acho ).

18/12 - 2 dias no terrario e os bolos estão com a mesma aparência o clima esquentou ( queria aproveitar as chuvas mas so foram por 2 dias seguidos chegando a 28º.

18/12 - achando que está muito quente por aqui resolvi deixar o terrario dentro do quarto da minha mãe la tem ar-condicionado, separei um bolo que partiu no meio numa pet com esparadrapo.

não sei ao certo onde estou errando, tenho dúvidas se o esparadrapo filtra o ar, se a quantidade de argila esta certa 3/1 ou se cometi algum outro erro, eu sofro de ansiedade e estou quase à caminho de um infarto esperando esse mexicano crescer.
OBS: essa é minha segunda tentativa, talvez menos frustante ate agora :/
 

Anexos

  • DSC00167.JPG
    DSC00167.JPG
    58.4 KB · Visualizações: 23
  • DSC00169.JPG
    DSC00169.JPG
    52.4 KB · Visualizações: 22
  • DSC00163.JPG
    DSC00163.JPG
    60.4 KB · Visualizações: 22
  • DSC00165.JPG
    DSC00165.JPG
    61.2 KB · Visualizações: 21
  • DSC00161.JPG
    DSC00161.JPG
    95.1 KB · Visualizações: 22
Última edição:
Atualizando...
eu percebi que os bolos estavam muito secos, resolvi pegar o do pet triturar tudo é jogar num casing com substrato esterilizado e do terrário resolvi fazer um Dunk e Roll, isso me deixou um pouco preocupado, certa vez tentei fazer isso mas acabou dando contaminação mas naquela época eu era desligado d+. Então não creio que recorrerá problemas com isso ou estou enganado?

já já posto as fotos
 
Posta para a gente ver a foto do casing,mano faz um terrário, compra um higrômetro, faz o paranaue da troca gasosa e regula a temperatura com garrafa congelada ou água quente vale a pena cara
 
o micélio ta bem estabelecido e não aparenta ter dificuldades com a luta contra o parasita, vou tentar raspar e ver no que dá, preciso limpar o terrário também. Assim que resolver aqui eu atualizo
 
parecem teias de aranhas por cima do micélio rizomorfico, eu não tenho termogrometro pra testar a unidade o olhometro consegue detectar poucas goticulas por dentro do terrário
 
parecem teias de aranhas por cima do micélio rizomorfico, eu não tenho termogrometro pra testar a unidade o olhometro consegue detectar poucas goticulas por dentro do terrário
Eu estava quotando o @NorskGrower, meus comentários não se referem ao seu cultivo, Uryu. Sobre as teias de aranha, sem foto é difícil. Se for cobweb é por falta de troca gasosa, e sinceramente, higrômetros não são necessários pra um cultivo de sucesso. Existe uma técnica para cobweb (e apenas para ele) que envolve água oxigenada 10 volumes, dá uma procurada. Já li vários relatos de sucesso e também vários de insucesso.
 
o micélio parece bem estável (ao menos eu acho) e essas teias por cima, tentei tirar mas cresceram outra vez :/ um pouco desanimado acho que este cultivo chegou ao fim.
 

Anexos

  • DSC00173.JPG
    DSC00173.JPG
    92.1 KB · Visualizações: 17
  • DSC00174.JPG
    DSC00174.JPG
    87.1 KB · Visualizações: 17
  • DSC00175.JPG
    DSC00175.JPG
    98.5 KB · Visualizações: 17
o micélio parece bem estável (ao menos eu acho) e essas teias por cima, tentei tirar mas cresceram outra vez :/ um pouco desanimado acho que este cultivo chegou ao fim.

é... do jeito que está aí, já daria como perdido esses bolos.
 
é @tupy... o jeito é recomeçar outra vez quem sabe na terceira eu consiga
tenho outro bolo colonizando lentamente, espero não cometer os mesmos erros, rezando a mão natureza para que na terceira dê certo
 
Back
Top