Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Coloração amarelada na fase de incubação, é Contaminação? Ajuda

c16an0

Hifa
Cadastrado
19/12/2015
10
8
74
Ok, agora conseguir ver melhor. Parece mesmo azulamento. Todos seus cogumelos estão formando muito fuzzy feet (esse micélio fofo na base), isso significa que a troca de ar está insuficiente, mas não é contaminação. Abane bastante e considere fazer uns furos (ou mais furos caso já os tenha).

Saudações. Venho compartilhar a foto de um dos 3 bolos que preparei para o meu primeiro cultivo. Acontece que esse foi o unico bolo dos outros 3 que foi selado com fita micropole, nos buracos onde injetei os esporos. Gostaria de saber se essa coloração amarelada é normal ou se é uma possivel contaminação.
 

Anexos

  • 12562825_10206186065238290_1633809034_o.jpg
    12562825_10206186065238290_1633809034_o.jpg
    54.9 KB · Visualizações: 92
Gostaria de saber se essa coloração amarelada é normal ou se é uma possivel contaminação.

Bem vindo ao CM, @c16an0. Movi sua pergunta para um tópico próprio.

Esse seu micélio está com uma aparência e um tom de branco que parece diferente. Pode não ser de cubensis.

Quantos dias tem de inoculado? De qualquer forma espere que deve se tornar claro em breve se está tudo bem ou não.
 
Upvote 0
Novas imagens feitas agora mesmo.
Nas minhas pesquisas encontrei pessoas falando sobre uma secreção do micélio, espero que seja isso...
 

Anexos

  • SAM_1131.JPG
    SAM_1131.JPG
    389.5 KB · Visualizações: 100
  • SAM_1133.JPG
    SAM_1133.JPG
    420.7 KB · Visualizações: 98
  • SAM_1132.JPG
    SAM_1132.JPG
    416.7 KB · Visualizações: 98
Upvote 0
Os 2 copos da ponta estão contaminados, o copo do meio pelo menos na foto parece ainda normal, teria que ver dos outros lados do copo para ter certeza. A olho nú, parece que o seu substrato está "muito molhado".
 
Upvote 0
Fala tupy.
Então mano. Segui a receita do PFTEK a risca, lembro da parte que dizia pra misturar agua com vermiculita e depois acrescentar arroz triturado, foi o que eu fiz. O primeiro bolo ficou bem estufado porque eu insisti em usar o resto do substrato que tinha no pote, não precisava tanto. O bolo do meio ta vindo bonito, forte e vigoroso, sem sinais de contaminação. Esse primeiro também ta se desenvolvendo, só que mais lentamente por falta de espaço. Nos próximos cultivos vou deixar o substrato mais soltinho. Esse bolo contaminado eu isolei e continuo observando o que acontece. Nos próximos dias mando outras fotos.

Abraços.
 
Upvote 0
SAM_1198.JPG
Saudações Terraqueos.
Venho atualiza-los sobre meu cultivo e buscar mais algumas dicas.
Dos 3 bolos que preparei, apenas um vingou. Ossos do oficio, e para o primeiro cultivo ja esperava isso.
Um dos bolos contaminou e o outro, por ter socado substrato no copo, não permitiu o crescimento do micélio.

Mas ainda tenho o terceiro bolo, que digasse de passagem esta me deixando muito feliz. Agora que estou
preparando um terrareo, gostaria de alguns conselhos na escolha do recipiente. Vi que podemos usar garrafas PET,
mas tenho em mãos dois frascos que talvez possam ser reaproveitados, segue imagens em anexo. Ahô!
 

Anexos

  • SAM_1195.JPG
    SAM_1195.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 58
  • SAM_1193.JPG
    SAM_1193.JPG
    94.3 KB · Visualizações: 57
  • SAM_1195.JPG
    SAM_1195.JPG
    100.7 KB · Visualizações: 57
Upvote 0
Dá pra cultivar neste tipo de vidro sim, mas é mais complicado fazer o ar circular devido a forma do recipiente e a impossibilidade de fazer furos nas paredes.
 
Upvote 0
Back
Top