- 23/01/2005
- 904
- 83
Bom, estou abrindo esse tópico devido a uma discussão sobre o que fazer após a colonização dos frascos estarem em 100%. Como o Cygnus abriu o assunto, achei melhor não discuti-lo no diário do Psylótico777, já que o espaço lá não é pra isso.
Citando a mim:
E citando o grande Cygnus X1:
Então, citando dois casos experimentais (as condições do terrário foram iguais para ambos, exceto a umidade relativa do ar - externa - que não foi medida):
Eu acho o seguinte:
A capacidade de formação de pins dentro do copo é muito variável a meu ver. Muitas vezes se espera demais para que aconteça e nada. Creio que essa latência não seja benéfica ao bolo.
O microclima do copo oferece maior estabilidade, pois os níveis tendem a se manter, entretanto esses níveis podem estar sendo prejudiciais (a nível de frutificação) e vc não tem como melhorar. Já no terrário pelo menos os níveis de umidade, CO2 e temperatura ótimos podem ser controlados ou aproximados e o boost acontecer.
Eu atualmente prefiro adotar a idéia de que o copo é apenas um ambiente para construção de imunidade (leia-se colonização superficial que dificulta, mas não impede o aparecimento de contaminantes, como disse o Cygnus). Uma vez 100% colonizado por que não prover o micélio fresco com as condições ideais para seu desenvolvimento? Não vejo a lógica de aguardar o início de pins, que pode levar um tempo bastante variável, no qual vc mantém o micélio em condições incertas que podem acarretar consequências danosas na frutificação, ou talvez até o início de uma possível senescência (autodestruição do micélio).
Citando a mim:
O ato de virar os copos de cabeça pra baixo sob luz indireta é que recomenda-se deixar os copos por cerca de 10 dias após a superfície estar 100% colonizada pra que o interior tb colonize bem. A iluminação é para que ocorra pins ainda dentro do copo. Eu acho essas duas teorias meio questionáveis, mas isso é papo pra outro tópico.
E citando o grande Cygnus X1:
Será válido deixar os bolos sob luz indireta de ponta cabeça por alguns dias?"
1 - SIM. É bastante válido vc deixá-los na luz indireta e até direta, inclusive é ainda mais interessante vc só tirar os bolos dos copos depois de certificar-se q já estão nascendo pins e primordias.
Posso pensar em umas boas razões pra fazer isso ao invés de colocar no terrário antes dos pins estarem formados: tirá-lo do copo envolve expor o micélio ao ambiente externo (leia contaminantes), o terrário é um ambiente mais difícil de controlar em termos de calor, luminosidade e oxigenação do que um copinho cheio de micélio dentro e relativamente bem fechado e por fim é bom vc já ter a certeza de q os bolos irão frutificar antes de colocá-los no terrário pois sempre é possível q uma contaminação cresça rapidamente sobre o micélio de um bolinho aparentemente saudável, e assim vc suja seu terrário inteiro e todos os bolinhos q estarão dentro dele.
Então, citando dois casos experimentais (as condições do terrário foram iguais para ambos, exceto a umidade relativa do ar - externa - que não foi medida):
Caso 1: Um bolo 95% colonizado foi posto no terrário, pois dentro do copo, mesmo com entrada de ar (micropore), o micélio não evoluia (já estava pegando luz por 12 dias). Após ter ido para o terrário, em seis dias o micélio colonizou o substrato que faltava e iniciou os pins dando uma bela frutificação. Apesar de estar 95% colonizado, o bolo, por sorte, não contaminou.
Caso 2: Colonização demorada (~30 dias). Exposição à luz indireta por três semanas ou talvez um pouco mais. Bolo colocado no terrário. Demora no surgimento de pins. Frutificação fraca e muitos abortos.
Eu acho o seguinte:
A capacidade de formação de pins dentro do copo é muito variável a meu ver. Muitas vezes se espera demais para que aconteça e nada. Creio que essa latência não seja benéfica ao bolo.
O microclima do copo oferece maior estabilidade, pois os níveis tendem a se manter, entretanto esses níveis podem estar sendo prejudiciais (a nível de frutificação) e vc não tem como melhorar. Já no terrário pelo menos os níveis de umidade, CO2 e temperatura ótimos podem ser controlados ou aproximados e o boost acontecer.
Eu atualmente prefiro adotar a idéia de que o copo é apenas um ambiente para construção de imunidade (leia-se colonização superficial que dificulta, mas não impede o aparecimento de contaminantes, como disse o Cygnus). Uma vez 100% colonizado por que não prover o micélio fresco com as condições ideais para seu desenvolvimento? Não vejo a lógica de aguardar o início de pins, que pode levar um tempo bastante variável, no qual vc mantém o micélio em condições incertas que podem acarretar consequências danosas na frutificação, ou talvez até o início de uma possível senescência (autodestruição do micélio).