Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Spawn/Bulk Golden Teach B+ E Mexican Tapalpa

Diário de cultivo problemático.
Salve salve galera. Resolvi criar este forum de cultivo para compartilhar com vcs como esta sendo primeira experiencia com cultivo de cubensis. Depois de uma caçada com 3 amigos que resultaram em aproximadamente 30g de cubensis frescos, tive uma experiencia que me fez ir varias outras vezes caça-los.Depois de mais de 10 tentativas frustadas em pastos aqui da cidade, resolvi me aposentar da caça e partir para métodos de cultivo

A ideia neste primeiro cultivo é reaproveitar ao maximo e gastar somente o necessário. Após meses de leitura e reunindo os materiais necessários, adquri um esporo da strain Golden Teacher, outro da B+ e outro mexican tapalpa, utilizando como substrato de spawn o painço, que me pareceu o grão mais simples de lidar e que demonstrou resultados satisfatórios.

Dia 28/01/2016 - Foram confeccionadas 6 seringas de 5 ml's, 2 seringas de 5ml's para cada strains e mantidos na geladeira até o dia da inoculação. Raspei 1/3 do carimbo para a confecção de cada duas seringas

01.jpg

Dia 28/01/2016 - Dois kilos de painço (dois kilos parecia uma quantidade razoável, MAIS É MUITO PAINÇO) foram lavados e deixados de molho em uma solução de café diluído com 5 xícaras de agua, juntamente com 5 cascas de ovos sem pele que foram moídos ao nível de pó.

02.jpg 03.jpg

Dia 30/01/2016 - O painço foi esquentado na panela por uns 15 minutos e depois foram muito bem secados e colocados nos potes PP5 e de vidro, que tinha na minha casa mesmo. Foram feitos 4 furos em todos os potes, cobridos com fita micropore. Depois foram cobridos com tampas de alumínio e levados a panela de pressão por 60 minutos no ponto de fervura. Como foram muitos potes, apenas metade foram esterilizados neste dia. (nesta imagem aparece todo o painço)

04.jpg 05.jpg 06.jpg

Dia 31/01/2016 - O resto do painço foi esterilizado e foram inoculados a metade dos outros potes, com uma seringa de cada strain. Após a inoculação, os potes foram levemente chacoalhados para espalhar os esporos.

07.jpg

Dia 01/02/2016 - A última metade esterilizada foi inoculada, tudo dentro de um pequeno banheiro, previamente lavado com agua sanitária, utilizando luvas e máscaras, álcool para limpar os utensílios e as mãos.

08.jpg (imagina se minha mãe ve o banheiro nesse estado)

Depois disso, foram deixados em uma caixa de papelão com um termômetro. A temperatura ficou uns 3 dias na media de 22-23 graus e nada apareceu.

10.jpg

Foi então que resolvi fazer uma gambiarra que agora mantém a temperatura entre 28-30 graus. Após uma semana começou a aparecer o micélio nos potes da strains Mexican, até agora nada visível na golden teacher e B+, imagino que estejam se desenvolvendo bem no interior.

12.jpg13.jpg 14.jpg


Agora que a temperatura ideal foi atingida, vou ficar sem mexer neles por uma semana, para não entrar luz e modificar a temperatura.

A ideia é fazer um bulk com esterco, vermiculita, fibra/pó de coco e humus, mas caso alguns potes colonizem 100% antes dos outros, pretendo apenas jogar vermiculita em cima e coloca-los para frutificar, casing simples.

Dicas e sugestões são sempre bem vindas. Em alguns dias atualizo com fotos do micélio colonizando.
 

Anexos

  • 09.jpg
    09.jpg
    122.7 KB · Visualizações: 35
  • 11.jpg
    11.jpg
    22.9 KB · Visualizações: 36
Última edição por um moderador:
Que coisa, eu uso uma caixa adidas dessa como incubadora.

Está muito bem e organizado seu cultivo.

Acompanhando seu diário.
 
Sucesso no seu cultivo! Também escolhi cultivar porque ficar caçando é complicado..:morto:

Espero começar o meu logo, e vou acompanhar o seu pra futuras referências!:)
 
Eu nunca cacei. Minha primeira experiencia foi de fruto de cultivo próprio.

Eu gostaria muito de ir a uma caçada e encontrar uns selvagens, mas na minha região acho muito improvável ter selvagens.

Quem sabe eu espalhe os esporos :whistle:
 
Que coisa, eu uso uma caixa adidas dessa como incubadora.

Está muito bem e organizado seu cultivo.

Acompanhando seu diário.

AHAEIUHSA eu exagerei na quantidade, os pacotes estavam bem compactos!
Valeu pelo apoio

Caçar é bem complicado onde moro os pastos estão sempre banhados e com poucas sombras, só tive o prazer de encontra-los na primeira caçada. Mas se for em pasto ativo com temperaturas razoaveis, as chances são grandes.
 
Sucesso no seu cultivo! Também escolhi cultivar porque ficar caçando é complicado..:morto:

Espero começar o meu logo, e vou acompanhar o seu pra futuras referências!:)

Cuidar de um cultivo é beem mais fácil que passar horas caçando sem a certeza de achar algo, mas realmente é muito emocionante encontra-los ao ar livre depois de horas no sol olhando para varias bostas ahueiahisae
 
Salve salve, três semanas depois de inocular, alguns potes estão com os grãos bem escuros, pode ser contaminação? vejo que nos potes muitas vezes acumulam agua dentro, isso altera alguma coisa?O que pode ser feito agora?

20170222_135025.jpg
Strain mexican, estava com a aparência bem melhor semana passada(parecida com a golden agora), mas agora os grãos estão com aparência bem escura.

20170222_135019.jpg
Golden finalmente apareceu, somente neste pote por enquanto.

20170222_135010.jpg
Stain B+, dificil ver o crescimento pelo pote, mas está acontecendo.

20170222_134952.jpg
Golden e b+

20170222_134933.jpg
A turma toda reunida, nos potes pequenos de GT não apareceu nada ainda.. estou ficando preocupado.

Além disso, uma dúvida, será que o ato de mexer os potes pra espalhar o micélio pode danifica-los ao ponto de ficarem assim escuros?

Em geral, o micélio parece saudável?
 
Última edição por um moderador:
Salve salve, três semanas depois de inocular, alguns potes estão com os grãos bem escuros, pode ser contaminação? vejo que nos potes muitas vezes acumulam agua dentro, isso altera alguma coisa?O que pode ser feito agora?
View attachment 98479 strain mexican, estava com a aparencia bem melhor semana passada(parecida com a golden agora), , mas agora os grãos estão com aparencia bem escura
View attachment 98478 Golden finalmente apareceu, somente neste pote por enquanto
View attachment 98477 Stain B+, dificil ver o crescimento pelo pote, mas está acontecendo
View attachment 98476golden e b+
View attachment 98475 A turma toda reuinida, nos potes pequenos de GT não apareceu nada ainda.. estou ficando preocupado
Além disso, uma dúvida, será que o ato de mexer os potes pra espalhar o micélio pode danifica-los ao ponto de ficarem assim escuros?
Em geral, o micélio parece saudável?

O pote da primeira foto me parece contaminação... :coffee:
 
Back
Top