Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1º Cultivo - P. galindoi

Shivatoga

Esporo
Cadastrado
29/06/2020
11
3
29
Olá, sou iniciante no cultivo, ganhei uma CL de P. galindoi e decidi me arriscar, vi muitos tutoriais e dei uma garimpada aqui no fórum.
Iniciei fazendo réplica da CL que rolou super bem, fiz 4 réplicas das quais uma só estava contaminada. Descartei. Fiz a réplica com dextrose, e a que contaminou ficou com a água um pouco turva em relação as outras, considerei contaminação.
Inoculei 4 copos com substrato de arroz integral + vermiculita e água seguindo um vídeo tutorial que achei no youtube, no dia 01/07.
Hoje após 13 dias eles estão bem diferentes um dos outros, e acredito que estejam contaminados :(
Mas, queria tirar essa dúvida com pessoas mais experientes antes de descartá-los.

Vou deixar as fotos aqui de todos eles

1º Copo:
copo 1.jpeg
copo 11.jpg
copo 111.jpg
copo 1111.jpg

esse foi o que mais desenvolveu o micélio, porém tem esses pontinhos escuros que não sei dizer se é contaminação ou pontinhos de substrato que ficaram aparecendo.

2º Copo:
copo 2.jpg
copo 22.jpg

esse aqui tirei uma foto sem flash e a outra com flash, bem rente aos pontos brancos parece uma teia que não sei dizer se é o micélio ainda tomando conta do substrato, mas parece estar um pouco amarelado.

3º Copo
copo 33.jpg
copo 3.jpg

Mais próximo do fundo os grão parecem "encharcados", meio borrados... a coloração me deixa na dúvida se é só o substrato ou contaminação.

Por fim o 4º Copo, o mais atrasado... tem poucos pontos de colonização e também tem os grãos no fundo parecido com o 3º copo
copo 4.jpg
copo 44.jpg
copo 444.jpg

a ultima foto também com flash para diferenciar...

Estão todos contaminados? Jogo fora ou espero um pouco mais? :(
 

Anexos

  • copo 1.jpeg
    copo 1.jpeg
    101.5 KB · Visualizações: 20
  • copo 11.jpg
    copo 11.jpg
    97.9 KB · Visualizações: 19
  • copo 111.jpg
    copo 111.jpg
    98.9 KB · Visualizações: 20
  • copo 1111.jpg
    copo 1111.jpg
    104.5 KB · Visualizações: 22
  • copo 2.jpg
    copo 2.jpg
    122.3 KB · Visualizações: 21
  • copo 22.jpg
    copo 22.jpg
    153.5 KB · Visualizações: 22
  • copo 3.jpg
    copo 3.jpg
    194.2 KB · Visualizações: 20
  • copo 33.jpg
    copo 33.jpg
    220.2 KB · Visualizações: 20
  • copo 4.jpg
    copo 4.jpg
    106.5 KB · Visualizações: 18
  • copo 44.jpg
    copo 44.jpg
    107.3 KB · Visualizações: 17
  • copo 444.jpg
    copo 444.jpg
    144.9 KB · Visualizações: 19
Bem vindo @Shivatoga
Boa sorte no seu cultivo
Se possível abra um tópico, no fórum "diários de cultivo"
Será mais fácil da comunidade acompanhar e possivelmente ajudar em caso de necessidades
Bons cultivos ✌👽🍄
 
Última edição:
Bem vindo @Shivatoga !
O micélio me parece um pouco diferente do que eu tenho visto por aqui e do que eu estou esperando ver nos meus bolos também.

Talvez o desenvolvimento da CL seja inicialmente diferente, mas minha falta de prática com cultura líquida não me deixa afirmar isso, de toda forma eu sugiro aguardar um pouco mais para ver como se desenvolve
 
Ficaram todos contaminados mesmo? 🧚‍♂️
Sim! Abandonei o cultivo das esclerorotias depois que enviei uma amostra a um micologista, eu já recebi a cultura líquida contaminada. Só perdi tempo.
Após isso comecei o cultivo de cubensis e esta indo muito bem. Tô preparando um diário completo pra postar aqui. Mas já colhi mais de 600g de cubensis frescos até aqui.
 
Back
Top