Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo cogumelo mágicos

Diário de cultivo problemático.
Boa tarde terráqueos e alienígenas de todas as dimensões, compartilho minha primeira aventura no mundo dos cogumelos, não tenho nenhuma experiência com cogumelo, então será uma satisfação cultivar e espero que seja ainda mais um prazer fazer uso dessa maravilha criada pela mãe natureza.

Confesso que não estudei o necessário para iniciar esse cultivo, porém a vontade foi maior e resolvi montar tudo mesmo nessas condições, outra coisa que me atrapalho bastante ainda, é com o uso de algumas abreviações de linguagem do CM rs.

Técnica: PF-Tek
Strain: MDK
Hidratação: 30/08 Seringa 10ml

Ambiente de hidratação: glove box 20l

Atualmente: esporos na geladeira

Tenho duas strains, doadas por um camarada sangue bom, MDK e B+

Raspei uma média de área de 1x1cm, dentro de um coletor esterilizado juntamente com a passinha

Glove box esterilizada com álcool 97% e o mesmo no ambiente

Fotos do processo:


Para o terrário também irei usar uma caixa de 20l (igual a da glove) e já tenho separado os seguintes materiais:

Perlita
Arroz integral (para moer)
Vermiculita
Água destilada
Bomba de ar
Timer
lampada 7w
potes de 330ml

E para ajudar no desenvolvimento e futuramente uma aventura nas placas de petri, 1 microscópio de 50x até 500x USB e outro de mão de 30x até 100x

Fecho por aqui, muito obrigado a toda CM, pelo trabalho prestado e pela ótima informação aqui depositada, boa semana a todos!
 

Anexos

  • CAM01343.jpg
    CAM01343.jpg
    84.8 KB · Visualizações: 35
  • CAM01347.jpg
    CAM01347.jpg
    94.7 KB · Visualizações: 17
  • CAM01349.jpg
    CAM01349.jpg
    155.9 KB · Visualizações: 18
  • CAM01350.jpg
    CAM01350.jpg
    49.3 KB · Visualizações: 15
Última edição:
Coé kakaroto, bom ter ver por aqui!
Seja muito bem-vindo ao rol da micologia amadora!
Entre, deixe o chinelo na porta e bons estudos, que essa casa possa prover vosso conhecimento!

....Ah, conheço esses carimbos de algum lugar hein ô!?:whistle::whistle::whistle:

Boto fé no mdk, strain pouco exigente e muito boa para iniciante, colonizadora nata!:)

Agora com o diário aberto, acho que você triplicou suas chances de sucesso hein ô, pq aqui diga-se de passagem tem uns baita de uns cultivadores!(Mode On: José Ferrera Neto):roflmao:
Mas falando sério, tenho um bom feeling sobre a empreitada, afinal tu é um cara dedicado e sistemático nos outros cultivos que eu to ligado!:teo_ninja:

O terrario diria para vc ir de argila expandida, pois facilita a manutenção e limpeza do mesmo.

Mas já que esta sem, faz com o que tem em mãos mesmo, no caso a perlita né.

VQV no que precisar disponha!

Noix na mesma nave!

Abs,
Thug
 
Última edição:
Fala @standb ! Começou muito bem, por sinal! Quem começa já com glove tem tudo pra dar certo, rapaz! :D

Boa sorte e boas vibrações gnomáticas :troll:

Obrigado pelo entusiasmo, espero que suas palavras soprem toda essa energia pros lados de cá :)

abraço

Coé kakaroto, bom ter ver por aqui!
Seja muito bem-vindo ao rol da micologia amadora!
Entre, deixe o chinelo na porta e bons estudos, que essa casa possa prover vosso conhecimento!

....Ah, conheço esses carimbos de algum lugar hein ô!?:whistle::whistle::whistle:

Boto fé no mdk, strain pouco exigente e muito boa para iniciante, colonizadora nata!:)

Agora com o diário aberto, acho que você triplicou suas chances de sucesso hein ô, pq aqui diga-se de passagem tem uns baita de uns cultivadores!(Mode On: José Ferrera Neto):roflmao:
Mas falando sério, tenho um bom feeling sobre a empreitada, afinal tu é um cara dedicado e sistemático nos outros cultivos que eu to ligado!:teo_ninja:

O terrario diria para vc ir de argila expandida, pois facilita a manutenção e limpeza do mesmo.

Mas já que esta sem, faz com o que tem em mãos mesmo, no caso a perlita né.

VQV no que precisar disponha!

Noix na mesma nave!

Abs,
Thug

obrigado pela vibe thug

conhece esses esporos? hãn, cuma ? hahhaa

A argila seria uma boa mesmo pelo que pude perceber, talvez se aparecer a oportunidade irei comprar alguns litros para o terrário, por hora o pensamento é usar a perlita mesmo, vamos ver com calma como o processo se desenvolve

Tamo junto, abraço



Boa noite CM

Fiz a inoculação hoje, porém cometi alguns erros, vamos observar se os mesmos não iram comprometer a qualidade do cultivo

Erros:

Pensei que fosse 2ml por copo, sendo assim preparei uma seringa de 10ml visto que li no cm que erá o suficiente, hoje pesquisando no cm achei o guia do tup que recomenda 1ml por furo

após colocar o substrato nos copos, preenchi a cama do bolo com vermiculita e dei +ou- 1cm de espaço entre a cobertura e o papel alumínio, visto isso, a agulha da seringa de 10ml não teve corpo suficiente para fazer uma boa penetração

acredito que o substrato ficou levemente ressecado

Na hora da inoculação, eu meio desajeitado, acabei fazendo furos grandes, para conter isso fiz uma outra cobertura de papel alumínio e lacrei com fita isolante


Por fim, coloquei os potes dentro da glove coberta por papel alumínio, em minha região não se faz necessário o uso de aquecedores ou coisa do tipo

dicas e críticas são bem vindas, uma ótima noite a todos

Att mais um maluco blz :fumar:
 

Anexos

  • CAM01366[1].jpg
    CAM01366[1].jpg
    183.6 KB · Visualizações: 16
  • CAM01367[1].jpg
    CAM01367[1].jpg
    114.2 KB · Visualizações: 16
  • CAM01368[1].jpg
    CAM01368[1].jpg
    106.1 KB · Visualizações: 16
  • CAM01352[1].jpg
    CAM01352[1].jpg
    151.5 KB · Visualizações: 13
Última edição por um moderador:
Boa noite CM

Fiz a inoculação hoje, porém cometi alguns erros, vamos observar se os mesmos não iram comprometer a qualidade do cultivo

Erros:

Pensei que fosse 2ml por copo, sendo assim preparei uma seringa de 10ml visto que li no cm que erá o suficiente, hoje pesquisando no cm achei o guia do tupy que recomenda 1ml por furo

após colocar o substrato nos copos, preenchi a cama do bolo com vermiculita e dei +ou- 1cm de espaço entre a cobertura e o papel alumínio, visto isso, a agulha da seringa de 10ml não teve corpo suficiente para fazer uma boa penetração

acredito que o substrato ficou levemente ressecado

Na hora da inoculação, eu meio desajeitado, acabei fazendo furos grandes, para conter isso fiz uma outra cobertura de papel alumínio e lacrei com fita isolante


Por fim, coloquei os potes dentro da glove coberta por papel alumínio, em minha região não se faz necessário o uso de aquecedores ou coisa do tipo




A princípio nada disso será problema.


Boa sorte.
 
... outra coisa que me atrapalho bastante ainda, é com o uso de algumas abreviações de linguagem do CM rs.

O nosso glossário está a sua disposição :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/glossario/

dicas e críticas são bem vindas

Também acho que não haverá problemas, mas acho que você pode melhorar um pouco mais, como bem observado por você mesmo.

PS: Leia sobre as normas da casa; evite postar várias vezes seguidas em um curto espaço de tempo! Use o botão "editar" para acrescentar mais conteúdo. :)
 
O nosso glossário está a sua disposição :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/wiki/glossario/



Também acho que não haverá problemas, mas acho que você pode melhorar um pouco mais, como bem observado por você mesmo.

PS: Leia sobre as normas da casa; evite postar várias vezes seguidas em um curto espaço de tempo! Use o botão "editar" para acrescentar mais conteúdo. :)

(Boa noite Ecuado, obrigado pela pontuação, agora estar nas mãos da natureza)

Boa noite cosmik, dei uma lida no glossário, o problema não estar na falta da informação, mas em minha cabeça mesmo :atrapalhado: rs

a meta é sempre melhorar, e isso acontece com esforço, seriedade, paciência, observação e principalmente experiência, com o tempo irei me aperfeiçoando, tempo ao tempo :alien:

Eu busquei pelo botão mult-quaot mas não o encontrei, depois percebi que o cm agrupou os 2 comentários, para responder mais de um coment, tenho que ficar copiando os "quaots" e responder todos em uma página só?

Obrigado pelas pontuações
 
Eu busquei pelo botão mult-quaot mas não o encontrei, depois percebi que o cm agrupou os 2 comentários, para responder mais de um coment, tenho que ficar copiando os "quaots" e responder todos em uma página só?

Por enquanto sim. Ainda não temos a função "multi-quote", mas na próxima versão do fórum, não só teremos essa função, como também será possível selecionar um trecho específico e enviar automaticamente para a caixa de resposta.
 
Boa tarde micologistas do meu país, após três dias da inoculação, hoje notei em um dos potes uma "nuvem" branca!

peço por gentileza que os mais experientes deem sua opinião sobre o desenvolvimento da coisa, Cubensis ou não?

grande abraço a todos
 

Anexos

  • CAM01376[1].jpg
    CAM01376[1].jpg
    138.4 KB · Visualizações: 17
  • CAM01377[1].jpg
    CAM01377[1].jpg
    128.3 KB · Visualizações: 18
  • CAM01378[1].jpg
    CAM01378[1].jpg
    110.4 KB · Visualizações: 17
  • CAM01379[1].jpg
    CAM01379[1].jpg
    126.7 KB · Visualizações: 22
Boa tarde micologistas do meu país, após três dias da inoculação, hoje notei em um dos potes uma "nuvem" branca!



Parece o início da germinação dos esporos sim.

Deixe o copo em paz durante alguns dias e torça pelo melhor.
 


Parece o início da germinação dos esporos sim.

Deixe o copo em paz durante alguns dias e torça pelo melhor.
Obrigado Ecuador, deixo eles em paz sim, já fui bastante agoniado no passado, hoje a sistemática é outra rs!

de ontem para hoje o primeiro copo teve um bom desenvolvimento, nos 3 primeiros dias a temperatura estava mais alta, agora deu uma melhorada e ta variando entre 27ºc, agora no fim da tarde percebi que os outros três copos também começaram o crescimento do micélio, todos estão branquinho sem nenhum sinal de contaminante ( de aparência escura e feia ) deixo uma foto de cada pote para análise do pessoal :geek:
 

Anexos

  • CAM01383[1].jpg
    CAM01383[1].jpg
    84 KB · Visualizações: 11
  • CAM01384[1].jpg
    CAM01384[1].jpg
    90.1 KB · Visualizações: 13
  • CAM01385[1].jpg
    CAM01385[1].jpg
    98.3 KB · Visualizações: 13
  • CAM01386[1].jpg
    CAM01386[1].jpg
    83.1 KB · Visualizações: 12
  • CAM01387[1].jpg
    CAM01387[1].jpg
    145 KB · Visualizações: 18
Salve CM

Analisando as fotos de outros cultivos em pftek, pude perceber bastante diferença entre o desenvolvimento dos outros micélios com o meu, os quatros potes estão muito aveludados, e de ontem para hoje achei que teve um crescimento muito rápido no 1º pote, e a pior parte, olhando minha anotações agora anoite percebi que não esterilizei a vermiculita que joguei por cima do bolo :facepalm:

Me parece ser cobweb nos quatros potes, IMO, posso ta errado, e espero estar, gostaria que houvesse uma maior participação dos membros do cm com comentários

Att
 
Sugiro que voce aguarde um pouco ainda! Espere mais uns dias para afirmar alguma coisa. Quando fiz uma CL também achei que fosse contaminante pela rapidez, quase joguei fora (nem tinha feito numa glove...) e deu tudo certo no final, era micélio de cubensis mesmo.

Paciência.
 
olhando minha anotações agora anoite percebi que não esterilizei a vermiculita que joguei por cima do bolo



Não esterilizou a vermiculita que colocou em cima do bolo, @standby? Pode explicar melhor isso?

Você esterilizou o copo com o substrato e depois colocou a camada superior de vermiculita?

Você leu direito um manual de PFTek antes de começar o cultivo?

 
Sugiro que voce aguarde um pouco ainda! Espere mais uns dias para afirmar alguma coisa. Quando fiz uma CL também achei que fosse contaminante pela rapidez, quase joguei fora (nem tinha feito numa glove...) e deu tudo certo no final, era micélio de cubensis mesmo.

Paciência.

Boa noite Gnomo, li isso em seu diário, vamos aguardar os próximos dias e ver oque acontece, obrigado pela atenção



Não esterilizou a vermiculita que colocou em cima do bolo, @standby? Pode explicar melhor isso?

Você esterilizou o copo com o substrato e depois colocou a camada superior de vermiculita?

Você leu direito um manual de PFTek antes de começar o cultivo?

Boa noite Ecuador, viajei na maionese, fiquei pensando que tinha feito o selo depois, más viajei, apesar de ler o guia do tupy após fazer a inoculação, as informações básicas para iniciar o cultivo eu busquei no fórum, lendo outros diários, e buscando no glossário o significado das palavras usadas aqui.

fiz o antes da PP, e só abrir ela quando tava tudo pronto, organizado e esterilizado, fiquei na dúvida sobre se era ou não cobweb, porque ta bem diferente de alguns crescimentos que já vi em alguns diários, e também estou achando o desenvolvimento um pouco quanto rápido, porém não tenho experiência para afirmar nada ainda, irei aguardar os próximos dias como recomendado!
 
Eu vou, eu vou, colher cogumelos mágicos eu vou eu vou :whistle:

salve cm, hoje dei uma olhada e olha oque eu vejo, três potes com 50% preenchidos e um em 30%, outra novidade é que estou com as placas de petri em mãos, só falta o agar agar para começar a fazer umas seleções, ou pelo menos tentar, segue as fotos

:ler:
 

Anexos

  • CAM01400[1].jpg
    CAM01400[1].jpg
    118.6 KB · Visualizações: 29
  • CAM01401[1].jpg
    CAM01401[1].jpg
    96.8 KB · Visualizações: 18
Coé kakaroto!
Habemus mycelium!;)
Agora segura a corrida micelial, colonização forte e agressiva, falei pra você que eu botava fé nos MDK! E acho que vingam os 4 potes....:rolleyes:
Logo menos pode fazer alguns furos no alumínio e tampar com micro poro.

Viu que não tem firula né? É seguir as teks e parâmetros já estabelecidos, assepsia máxima nos procedimentos e paciência!

Sigo acompanhando.

Abs,
Thug
 
Última edição:
Vlw a vibe thug, tamo junto misturado :fumar:

Boa noite cm, a colonizaçao foi um sucesso, dos quatros potes, o mais lento foi oque teve o melhor micélio, amanha já estarei aniversariando e colocando no terrário.
 

Anexos

  • CAM01447.jpg
    CAM01447.jpg
    52.9 KB · Visualizações: 14
Eles já têm uma semana de 100% colonizados?
Boa noite Ecuador
Não, tem cinco dias, prazo que foi recomendado em algum canto da cm, "após a colonização externa, esperar cinco dias para colonização interna"
Abraço
 
Back
Top