Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo - Psilocybe Cyanescens Hawaian

Diário de cultivo problemático.
Olá Pessoal. :)
Sou novo no pedaço e confesso que de início, tudo pareceu muito complicado mas depois de estudar o guia de cultivo básico na biblioteca, tomei coragem e estou tentando o meu primeiro cultivo.
Comprei toda a parafernália sob os olhares curiosos por ex. ao verificar na loja se os copos cabiam dentro da panela de pressão, encontrei a vermiculita,a perlita, ... Enfim limpei toda a cozinha, esterilizei o ambiente, tomei banho de Protex, coloquei luvas, mascara, etc. e finalmente preparei os bolos através do método PF Tek e inoculei os mesmos com a seringa de esporos há duas semanas atrás.
Apesar de ter preparado 4 copos e 2 seringas, optei por inocular somente 2 copos para não perder tudo no caso de alguma coisa dar errado. Mas parece que está dando certo e o micélio está crescendo deixando tudo meio esbranquiçado.
Acontece que agora estava pesquisando sobre como montar o terrário quando descobri que a espécie que estou cultivando é a Psilocybe Cyanescens – Hawaiian que segundo o manual de cultivo de outras espécies utiliza estrume no substrato ou usa a técnica de papelão.
Então estou meio perdido de como prosseguir porque o micélio está se formando e não sei direito o que fazer ??? continuar com o cultivo básico PF Tek com terrário de tuperware... ou proceder conforme descrito na técnica de papelão e depois colocando o negócio na geladeira porque aqui em Sampa está meio quente agora.
Alguém poderia me dar alguma luz ???
:confused:
 
Meu irmãozinho que situação ein!

Olha se eu fosse vc eu continuaria na pf tek e no cultivo na tapaware.....pois isso é o basico do basico e sempre tende a dar certo.......quanto a temperatura eu manteria entre os 20,23,estourando 26 c, tambem sou aqui de Sampa e sei o calor que ta fazendo aqui apesar que esse fds parece que num vai fazer tanto calor......mó zica né!

Olha cara estou falando se eu fosse vc!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas segue tuas intuições ai........nada melhor que elas para te guiarem!

Fica na Paz e goooods vibes no teu cultivo
 
Como primeiro cultivo melhor se você tivesse escolhido uma raça de Psilocyb Cubensis. Daí voce poderia aproveitar tantos cultivos aqui no forum, usando tek simples.
Fazer bolos PF ou montar estojos (casing).
Mas como os copos já estão colonizando, procure estrume bovino ou de preferência equino para prosseguir o cultivo.
A tek que você utilizará será montar um estojo, mas só depois que os copos estiverem 100% colonizados, ok

Nesse intervalo, você deverá ler sobre pasteurizar o estrume, não deve esterilizar e sim pasteurizar, ok.

O estrume é excelente substrato para uma camada de casing, no entanto é necessário prepará-lo antes de usar.

Se for colher no pasto, selecione o que estiver seco, não apenas por cima, mas internamente. Use sempre luvas, máscara e óculos de proteção para colher e preparar o estrume.
Alguns estabelecimentos vendem estrume desidratado, esse também pode ser usado.

Para cada 10 kilos de estrume seco:

1 - Coloque todo material colhido numa bacia e esfarele com as mãos.
2 - Derrame todo conteúdo dentro de uma fronha, amarre com um cordão.
3 - Ponha água numa panela grande, quando estiver fervendo mergulhe a fronha dentro, apague o fogo e tampe a panela. Deixe assim por 24 horas.
4 - Acenda o fogo espere a água ferver e apague novamente, deixe mais 24 horas.
5 - Ponha água numa panela grande, adicione 1 colher de sopa de calcáreo ou pó de concha. Quando estiver fervendo mergulhe a fronha dentro, apague o fogo e tampe a panela. Deixe assim até esfriar.
6 - Retire a fronha da panela e torça até retirar toda água possível.
7 - Use o material todo, não guarde.

Pode ser usado para cultivos indoor e outdoor.
Plante a semente colonizada logo que tiver o estrume pronto.
Quanto mais tempo levar para plantar a semente mais favorece a proliferação de microorganismos indesejáveis.
Imagem 1564.jpgImagem 1565.jpgImagem 1566.jpgImagem 1567.jpgImagem 1556.jpg
 
Última edição por um moderador:
Poxa cara, valeu mesmo pela informação mas coloquei o bolo para frutificar ontem mas ao invés de utilizar somente estrume como vc instruiu eu comprei estrume de curral e cascas de pinus no mercado misturei com vermiculita e água mineral. Depois coloquei tudo em um Ziplock e esterelizei no microondas por 5 minutos. Eu cheguei a ler algo na biblioteca sobre a pasteurização mas como eu já tinha injetado água nos copos e colocado na geladeira no domingo achei que já estava passando muito tempo.
Veja abaixo as fotos de como ficou....

Espero que dê certo, pedi ajuda até pros Smurfs !!
 
Estava correndo tudo bem .... inoculei mais água nos copos com uma seringa nova e coloquei na geladeira para dar o shock térmico.

Então optei em montar um substrato em quentinha de aluminio composto de vermiculita, estrume de curral e cascas de pinus com um pouco de gesso. Desenformei os copos, quebrei os bolos em pedaços arrumando no substrato com cuidado.

Entretanto ao desenformar os copos notei uma pequena contaminação verde na camada de vermiculita que não havia atingido a parte branca. dai, eu cortei este pedaço fora e coloquei no substrato conforme acima.

De início o micélio foi avançando pelo substrato deixando-o meio esbranquiçado mas depois de uma semana, o diabo verde começou atacar e foi contaminando tudo e tive que abortar toda a operação. :(

Tentei postar as fotos mostrando o fato mas está dando erro durante o uploading.

Acho que a contaminação ocorreu quando inoculei mais água no micélio porque utilizei água purificada comprada na farmácia ao invés de água destilada mas não dá para ter certeza, né. :eek:

Depois que a decepção passar vou tentar novamente uma espécie mais resistente.
 
Back
Top