Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo - Golden Teacher

Diário de cultivo problemático.
Seringa de esporos: hidratada por 24hrs
Substrato: Milho de pipoca

Observação: Os esporos demoraram mais de 14 dias a germinar e a colonização do substrato foi lenta.
Acredito que o carimbo que recebi estava um pouco velho, logo, necessitava de uma hidratação mais efetiva.

Casing: 1/2 Fibra de côco, 1/2 pó de pinus, pó de casca de ovo.
O material foi esterilizado em banho maria.

O casing foi feito em um pequeno balde, de 25 cm de altura. Uma camada fina de casing colocada no fundo do balde e em cima do bolo quebrado. Fechei o balde e coloquei-o em condições de colonização.

Os primeiros sinais de micélio surgiram na superfície depois de 5 dias. Então TENTEI induzir a frutificação: Ventilação: 3 vezes ao dia; Temperatura: 23°C; Luz: natural indireta.
Oito dias se passaram e não há sinal de contaminação mas também não há nenhum sinal de primórdias. O micélio continua a crescer e colonizar a superfície (com aspecto algodoado) e, por isso, estou preocupado com a possibilidade de overlay.

Observação: O micélio apresentou pouco rizomorfismo durante o cultivo, até aqui.

Incubário.jpgmicelio.jpgPara a frutificação.jpgFoto-0087.jpgFoto-0088.jpg
 
e preciso esperar o miscelio colonizar todo esse substrato, depois e so acrescentar a camada de casingo e colocar pra frutificar, do jeito que vc fez ate que rende frutos , mas em menor quantidade...
 
Está feito. Cobri novamente com uma fina camada. Agora é esperar pelos pins...
 
Como voce fez para esterelizar a camada de casing? Estou pensando em fazer meu cultivo em balde assim como o seu, mas essa duvida me surgiu, nao tenho como pausterizar o composto, estou pensandoem usar o microondas.
 
Como voce fez para esterelizar a camada de casing? Estou pensando em fazer meu cultivo em balde assim como o seu, mas essa duvida me surgiu, nao tenho como pausterizar o composto, estou pensandoem usar o microondas.

Umedeça o substrato e coloque no microondas por uns 10min.
 
Obrigado pelo apoio! :)

Como voce fez para esterelizar a camada de casing? Estou pensando em fazer meu cultivo em balde assim como o seu, mas essa duvida me surgiu, nao tenho como pausterizar o composto, estou pensandoem usar o microondas.

Fiz a mistura em um pote de sorvete e coloquei-o em banho maria. Após a fervura, deixei por 60 min, em fogo baixo (apenas para manter a temperatura). Acredito que no microondas seja muito mais prático (só não usei por não ter um aqui em casa).

Tive problemas com esse carimbo de Golden durante todo o cultivo até aqui: Germinação e colonização extremamente lenta; micélio pouco rizomórfico; colonização do casing também muito lenta e com aspecto algodoado e nada de pins, até agora.

No entanto, tenho 5 potes colonizando com um carimbo de Cambodian's; Germinação e colonização rápida, micélio rizomórfico e muito branco, com aspecto muito bonito (bem diferente dos meus Golden's) - as duas strains tiveram as mesmas condições de substrato e temperatura.

Estou à espera de pins dos Golden's (qualquer novidade posto as fotos) e pretendo fazer um bulk com os Cambodian's, que estão quase 100%.

Valeu Galera!
 
vao pinar.
o cultivador aprende a viver no tempo dos fungos.
um dia nao é nada pra o fungo, um dia é só pra ele sentir que foi tirado do copo e colocado no case, e por ai vai.
demora, tem que ter paciencia.
CULTIVO É CULTIVAR A SI MESMO.
 
Tive problemas com esse carimbo de Golden durante todo o cultivo até aqui: Germinação e colonização extremamente lenta; micélio pouco rizomórfico; colonização do casing também muito lenta e com aspecto algodoado e nada de pins, até agora.

No entanto, tenho 5 potes colonizando com um carimbo de Cambodian's; Germinação e colonização rápida, micélio rizomórfico e muito branco, com aspecto muito bonito (bem diferente dos meus Golden's) - as duas strains tiveram as mesmas condições de substrato e temperatura.

É difícil dizer. São vários fatores. Pois até a condição do substrato pode influenciar, se um ficou mais compacto ou menos compacto, umidade dentro do pote, etc; pode vir a ter diferenças na colonização.
 
O micélio está cobrindo a superfície, como nas minhas duas últimas fotos.
Acho que estou mantendo as condições de frutificação de forma correta:

Temperatura: 21-26°C.
Oxigenação: 3 vezes ao dia.
Umidade: Não tenho como medir, mas aparenta estar alta.
Luz: Indireta, 10hrs ao dia.
 
O micélio está cobrindo a superfície, como nas minhas duas últimas fotos.
Acho que estou mantendo as condições de frutificação de forma correta:

Temperatura: 21-26°C.
Oxigenação: 3 vezes ao dia.
Umidade: Não tenho como medir, mas aparenta estar alta.
Luz: Indireta, 10hrs ao dia.

E a ae rodrigokvar, alguma novidade?
 
Back
Top